segunda-feira, 19 de março de 2012

8 ano - atividade desenvolvida em sala - 19/03

DIÁLOGOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE AULA – ILUMINISMO – 19/03
Somos homens que vivemos no século XVII – alguns de nós na Inglaterra, Suiça e a maioria de nós vivemos na França
 
O que fazemos?
A maioria de nós escrevemos – Escrevemos o que pensamos sobre as coisas do mundo no qual vivemos – somos intectuais, filósofos, economistas, músicos, teatrólogos, escritores
AS coisas ou pensamentos que escrevemos ou propomos são bastante diferentes do modo de pensar deste tempo no qual vivemos.
Acreditamos no homem, principalmente no uso que ele pode fazer da razão , pois acreditamos que o homem nasce para se tornar livre e progredir e viver feliz.
 
Aceitamos as coisas como elas são? Não.
 
Achamos que a sociedade como está organizada deve mudar. Nesta sociedade para se Ter privilegio é necessario que a pessoa seja descendente de familia nobre ou faça parte da Instituicao da Igreja
 
Acreditamos que isto deve mudar.
Não só isso – o poder ilimitado do rei deve ser limitado. O rei deve Ter poder para representar o povo e não submeter o povo a sua vontade
 
Combatemos o modelo economico que os governantes adotam e que dao o nome de Mercantilismo. Neste modelo, poucos tem liberdade de comercializar e produzir, pois os governantes interveem em tudo, dizendo como as coisas tem que funcionar. Desta forma somente um grupo pequeno recebe vantagens.
 
E sabe quem faz parte deste grupo?
Nobres, amigos dos nobres, parentes dos nobres ou até membros da Igreja.
 
 
Acreditamos que a Igreja não deve intervir na forma de governar, pois ela tem outras atividades para fazer ou inves disso
 
Acreditamos no uso da razao sobre todas as coisas para buscar solucoes para os problemas da sociedade. O homem utilizando a razao é capaz de achar solucao para um vida melhor
As vezes nos reunimos em locais publicos para discutirmos nossas ideias.
As vezes produzimos nossas ideias distantes uns dos outros, como também as vezes nem concordamos com alguns de nós. Porem temos alguns traços em comum, o que levou a alguns de nós organizar um movimento.
 
Achamos que esta sociedade deve mudar pois da forma que ela foi e que está sendo durante tanto tempo não dá mais. Vivemos num mundo de trevas, precisamos de luz.
 
Somos os iluministas!!!!
 
Sou Jonhn Locke – sou inglês, não venho de familia nobre, e não aceito o poder ilimitado do rei. Por isso escrevi muitas coisas, dentre elas um livro chamado TRATADO DO GOVERNO CIVIL. Ali neste livro, defendo que o rei deve ocupar o poder para poder representar os governados. Sua funcao é assegurar os direitos naturais dos governados, como liberdade, propriedade particular. E também sou favorável ao direito de rebelioes contra seu governante quando o governannte não cumpre seu papel.
Tá bom. Não acho que TODOS, tenham o direito da escolha do governante. Somente aqueles que tenham renda.
Acho também que as criancas das familias pobres devem comecar a trabalhar desde seus 3 anos, os mendigos devem Ter alguma identificacao de sua condicao. Sou afinal um homem do meu tempo e não posso ser julgado pelo olhar de um tempo mais adiantado.
 
 
Voce já deve Ter ouvido falar sobre mim. Sou o Rousseau, Jean Jaques Rousseau.
Também gosto de escreve sobre o que vejo na sociedade e de propor solucoes no campo da politica a fim de modernizar a forma de governo ultrapassada.
Por isso escrevi – O livro contrato social – defendo que a sociedade civil, esta sociedade na qual vivemos sobe regras de conduta, leis, deveres e direitos, nasce atraves de um contrato social .Este contrato social deve assegura o direito a liberdade e a igualdade. Portanto, esta sociedade como está organizada agora não garante isso a todos.
Acho que o poder de qualquer soberano se sustenta na vontade geral, que deve ser expressa atraves de assembleia geral, como a democracia grega foi no passado.
Voce acha que agora é assim? Claro que não. O governante governa para poucos, ou nobres e o clero e o restante do povo não tem suas necessidades e vontades atendidas. Por isso me chamam de iluminista.Acho que devemos modificar este tipo de politica e de poder dos monarcas
 
 
Sou o Barao de Montesquieu – pelo meu nome já observou que tenho linhagem nobre não é mesmo? Mas mesmo assim, estou preocupado e desejoso de mudar minha sociedade. Escrevi o livro – Espirito das Leis. Neste livro defendo a existencia de vários modelos de governo conforme o tamanho da sociedade. Governo despóticos, monarquias constitucionais, republicas. Também defendo a divisao dos poderes como forma de limitar o poder do governante. Ideias bem originais para este meu tempo não é mesmo ?
 
 
Sou conhecido como Voltaire, mas este é meu apelido – Sou francês. Num tempo mais a frente é até capaz que me chamarem de playboy. Adoro mulheres, boas bebidas e comidas. Mas sou também um intectual pois escrevo muito. Pecas de teatro, contos, livros. Minhas pecas são sempre muito críticas. Adoro brincar com a realeza e seu modo de vida que para as pesssoas comuns é tao incompreensível. Por isso sou sempre perseguido e já fui preso e deportado para Inglaterra diversas vezes.
 
Mas tudo bem. Lá conheci muita gente que pensa como eu, como por exemplo o Locke que me trouxe varias novas visões.
Ah, também já estive em várias cortes ajudando alguns imperadores e reis a conhecerem as ideias ilustradas. Catarina da Rússia e o imperador da Prússia foram alguns. Tomaram aulas de frances e adotaram algumas de nossas ideias em seus governos. Não deixaram de serem reis centralizadores por isso receberam o nome de despótas esclarecidos
Também faço muitas criticas a Instituicao da Igreja. Acho seus ensinamentos tem a funcao de deixar as pessoas ignorantes e utilizam o tribunal do santo oficio para amedrontar os homens não possibilitando a este utlizar o que o ser humano tem mais importante – a razao
 
QUEREMOS LIBERDADE ECONÔMICA
Como teremos liberdade economica?
Combatendo o modelo mercantilista
 
Para isso propomos novas teorias economicas
Alguns de nós, economistas desenvolveram um conjunto de ideias economicas que receberam o nome de fisiocracia
 
Os que defendem a fisiocracia acreditam que o que traz riqueza para um pais é agricultura, pois isso o governo deve investir nesta área e não na politica de acumulacao de metais
 
Eu acredito no poder do trabalho. Trabalho e liberdade economica. Desta forma os paises irao se modernaizar e alcancar o progresso para um maior número de pessoas.
Mas, mais importante que isso, é o governante se ocupar com outros problemas da nacao. Ele não é um representante do povo?
Pois entao deve cuidar para que este povo seja mais saudável, educado, cuidar que as estradas melhorem para que o comercio possa se desenvolver mais rapidamente.
Por isso o governo não deve intervir na economia. Liberalismo economico é a ideia que eu defendo, por isso escrevi um livro chamado A riqueza das nacoes. Meu nome é Adam Smith e sou ingles . A Inglaterra foi o primeiro pais a entender minhas ideias e não é á toa que está sainda a frente dos demais paises.
 
Não sendo nobres a maioria dos homens que faziam parte deste movimento que propunha mudanças na sociedade, mudanças estas baseadas no poder da razao do homem, de que classe social que estes homens se originavam?
ERAM OS NOSSOS FAMOSOS BURGUESES – Eles queriam agora fazer parte dos sistemas de governos, intervir na organização de uma nova sociedade.
 
 
 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial