terça-feira, 1 de maio de 2012

8 ano - RESUMO CAP. V

Capitulo V – AS REVOLUÇOES DOS SECULOS XVII E XVIII NA INGLATERRA, NOS ESTADOS UNIDOS E NA FRANÇA
 
O capítulo como informa o seu titulo irá trabalhar os acontecimentos em um país da América e dois países da Europa. Acontecimentos estes que serao importantes pois estarão definindo o futuro economico e político destes países.
SOBRE A INGLATERRA – A REVOLUÇAO GLORIOSA
Como já discutimos a algum tempo, a maioria dos governos na Eurorpa no século XVII e XVIII são de modelo absolutista. Isto está diretamente relacionado a afirmamos que a política economica de seus países é de modelo Mercantilista ( interventor e regulador). Porém vimos que as idéias iluministas e as correntes liberais economicas estão ‘’alimentando’’ a idéia de muita gente. Principalmente aquela classe que surgiu lá no final da idade média e que acumulou muito capital com o comércio. Vamos ver neste momento estas ideias pressionando estes tipos de governos, para que esta nova classe possa ocupar lugares políticos e também as práticas economicas possam se fazer mais liberais para que os lucros possam aumentar e se consolidar o capitalismo.
O que chamamos de Revoluçao Gloriosa, foi a destituicao (retirada do poder) de Jaime II em 1688 pelo Parlamento Ingles – E por que isso ocorreu? Jaime II era do tipo que chamávamos de Rei Absoluto, governava assim Porém este tipo de rei já não interessava mais ao modelo liberal economico ingles, que necessitava de mais liberdade e comércio e uma menor intervenção do rei na economia. O Parlamento ingles demitiu o rei pois desta forma tomaria o poder um rei que governaria de forma mais branda, que no caso foi Guilherme III – Assim o poder do rei foi limitado e foi ampliado o poder do parlamento. Este epsodio marca o inicio da chamada MONARQUIA LIBERAL- Ou seja, o rei governa porém está submentido as decisões do parlamento e não mais intervem como antes na economia. O que prevalece são as práticas liberais economicas
  • *Parlamento – Assembleia dos representantes eleitos eleitos pelos cidadaos num regime democrático e exerce normalmente o poder legislativo.
    Em muitos países, o parlamento é denominado Congresso (por exemplo, no Brasil) e noutros "Assembleia Nacional" (ou "Assembleia do Povo", como na China Comunista ).
  • A Câmara Alta, Câmara Superior, Casa Superior ou Senado. No Reino Unido, é oficialmente chamada de Câmara dos Lordes ou Casa dos Lordes.
  • a Câmara Baixa, Câmara Inferior, Casa Inferior, Câmara dos Comuns, Casa dos Comuns ou Câmara Federal.
  •  
    A Revolução Industrial Inglesa
    Nesta época da qual estamos tratando, como eram feitos os produtos que as pessoas precisavam, como por exemplo o tecido para o vestido das mulheres, os sapatos ?
    Feitos a mao por um artesao. O tecido era feito de algodao ou la tecendo fio a fio até que se juntasse todos os fios para se fazer o tecido. Era um processo trabalhoso e demorado. Personalizado sem dúvida. Porém este processo encarecia a produção. Com o passar dos tempos os artesões já não trabalhavam sozinhos. Passaram a trabalhar para um empregador, um burgues que já conseguira acumular dinheiro para colocar a sua disposicao alguns empregados.
    Mas no século XVIII, ocorreu uma grande mudança na economia e na sociedade. Sabe como? O invento da máquina a vapor – Era uma máquina que foi inventada por um Ingles e foi aperfeicoada por James Watt. Esta máquina funcionava a base de carvão e possibilitava a produção de um maior número de pecas, num menor tempo e utilizando poucas pessoas para este trabalho. Consequencias – Uma mudança muito grande na forma de producao que até aquele momento estava acontecendo.
    A Inglaterra foi o primeiro pais a utilizar estas máquinas, começando a substituir suas relaçoes de trabalho.
    Isto irá determinar um grande crescmento a Inglaterra em relaçao ao restante de todo o mundo.
    Mas também trará muitos problemas as pessoas que começarao a trabalhar nestas fábricas, como serao chamadas.
    Mas por que foi a Inglaterra o primeiro país a utilizar estas máquinas?
    Pois lá tinha um conjunto de facilidades que outras nacoes não possuiam, por exemplo:
    O alimento para o funcionamento das maquinas era o carvao e a Inglaterra possuia grandes jazidas de carvao, a Inglaterra havia acumulado muito capital por Ter tido a supremacia dos transportes nos mares ( CROMWELL)
    Por enquanto iremos tratar somente destes pontos da revolucao industrial, porém iremos pensar muito mais sobre estas questoes
    Sobre os EUA
    Lembremos que no ano passado, estudamos os assuntos referente a descoberta do continente Americano e vimos que apesar da Espanha Ter descoberto aquela parte do continente, foi a Inglaterra que se apossou daquele lugar. Vimos que lá foi implantada colonias direferentemente da America Espanhola e Portuguesa, que eram colonias de exploraçao. Na América do Norte, foi fundadas colonias de povoamento. Por que povoamento? Pois para lá mudaram-se pessoas que tinham o interesse de morar lá. Por isso plantavam, construiam escolas e toda a estrutura do que precisavam para viver bem naquele local. Desenvolveram também o comércio com outras nacoes pois eles , diferentemente do restante da América não estavam submetidos ao pacto colonial.
    Bem, mas não era tudo assim as mil maravilhas. Pois se fosse não entenderíamos o por que houve o movimento de Independencia das Chamadas Treze Colonias brigando por sua independencia de sua Metropole, a Inglaterra.
    Em funçao do distanciamento de sua Metropole, as colonias inglesas, que receberam o nome de treze Colonias, puderam entao desenvolver sua agricultura de subsistencia baseada no trabalho livre. A producao era diversificada. Devido a diferenca de clima entre as colonias da parte norte do territorio e da parte sul, o tipo de produtos plantados eram diferentes.
    No Norte, surgiu o prosperou a burguesia manufatureira ecomercial – ou seja começaram a produzir fabricar produtos artesanais para o consumo e para a venda para outras áreas do continente, desta forma, alguns comerciantes enriqueceram formando a elite colonial.
    Na parte Sul, a metrópole manteve a presença forte. Por que? Devido ao clima daquela regiao, e as grandes extensoes de terra, era possivel produzir produtos que interessavam não so ao mercado externo ( Europa) como também a propria Inglaterra. Assim, ali plantavam cana de acucar, algodao e fumo. E para isso, ao inves de utizarem a mao de obra livre, a mao de obra era a escrava, trazida da África. Parece até mesmo as colonias da América portugues e espanhola, não é mesmo? Ali também diferentemente das colonias do Norte, tinham grandes fazendeiros donos de grandes terras e donos de escravos. Pareciam até que eram dois países diferentes por tamanha diferença de producao e de interesses. Enquanto as colonias do Norte pretendiam se industrializar como vinha acontecendo com usa métropole, as colonias do Sul pretendiam continuar a comprar produtos industrializados de sua metropole e continuar fornecendo matéria prima pra esta.
    Bem, mas até ai a Metropole não intervinha muito em nenhum destes assuntos. Porém, a Inglaterra envolveu-se em muitas disputas e conflitos com outras naçoes européias, como a Espanha por exemplo e em funcao disso comecou a precisar de recursos. E onde consegui-los? Na sua colonia. Para isso, necessitava como Portugal fez como o Brasil, aumentar o controle da producao colonial americana. Claro que a colonia não reagiu bem a isso , principalmente a elite colonial.
    Para resolver seus problemas financeiros a Inglaterra entao cirou novos e pesados impostos para sua colonia. Foram eles:
    A lei do açúcar – que elevava o valor dos impostos sobre o acucar e os derivados dos produtos que fosse das Antilhas
    A lei do selo – que determinav que todos os documentos, jornais, livros so podiam circular se fossem selados com o timbre do governo ingles
    Claro que os colonos não reagiram bem a estas ordens. Assim invadiram casas dos fiscais de selos e queimaram documentos selados, em praca publica. Declararam que a Inglaterra não tinham direito de impor sancoes as colonias, pois elas não tinham representacao no parlamento Ingles.
    O governo ingles voltou atras e desistiu da lei do selo, mais dois anos depois criou outro imposto sobre o cha, do papel, do vidro, e das tintas.Claro também que mais uma vez os colonos não reagiram bem. Disfarcados de indios, assaltaram tres navios da companhia das Indias Orientais, companhia esta que o governo havia dado o monopolio do comercio do chá e lançaram ao mar todo o carregamento de chá.
    Em contrapartida o governo ingles decreta as Leis Intoleráveis que determina o fechamento do Porto de Boston e o pagamento de uma indenizacao a companhia para diminuir seu prejuizo.
    Os colonos sentem que precisam de uma atitude mais séria em resposta. Reunissem em uma congresso na Cidade da Filadélfia, para discutir a ciracao de direitos iguais entre os cidadaos da metropole e da colonia.e a retirada das leis intoleráveis. Até este momento ainda não existia a intençao da independencia em relacao a metropole. Mas como o rei Jorge III não atende as solicitaçoes dos colonos, e ordena ainda a repressao, começam a acontecer uma série de ataques entre ingleses e americanos.
    Resolvem entao os colonos se reunirem para o segundo congresso que também foi realizado na cidade de Filadélfia entre 1775 e 1776 que decidem regovar a lei do selo, do acucar e do cha e declaram a independencia das Treze Colonias em 4 de julho de 1776
    Esta declaracao foi redigida por Thomas Jefferson, seguidor das ideias liberais de John Locke, o iluminista que defendiao Estado como defensor da liberdade individual, da igualdade e da prosperidade privada
    Claro que a Inglaterra não recebe isso bem e não aceita a independencia declarando guerra a esta colonia, enviando tropas quando é travado intensos combates entre 1775 até 1783. Os Estados Unidos são ajudados pelo exército frances antigo inimigo da Inglaterra, o que o ajuda a vencer o conflito. A Inglaterra assina entao o Tratado de Paris em 1783 quando reconhece a independencia de sua antiga colonia.. Foi criado a federacao dos Estados Unidos da America.
    Para que esta indenpendia pudesse Ter força para este novo país que estava nascendo, era necessário criar um conjunto de leis e regras nos quais as pessoas pudessem se recorrer caso alguma situação nova surgisse, por isso, foi criada a Constituicao americana. Escolheram como forma de governo a Republica federalista, com regime poltico presidencialista. Até aquele momento não exista no mundo país que tivesse adotado este regime de governo. Portanto uma inovacao que servirá de exemplo a muitas nacoes, inclusive o Brasil anos depois.
    Revoluçao Francesa
    Seguindo nosso século de mudanças na Europa , teremos que tratar da Revoluçao Francesa que aconteceu claro, na França e que durou 10 longos anos de 1789 a 1799. Durante estes 10 anos, algumas experiencias de governo foram tentadas como a Assembleia Constituinte, A assembleia Legislativa, A convençao e o Diretório.
    Foi um movimento burgues apoiado pelo povo frances que derrubou o absolutismo na França estabeleceu o Estado Burgues, criando leis que procuraram consolidar os direitos indiduais do cidadao.
    Para entendermos este movimento temos que voltar um pouco ao tempo e tentarmos entender como a populacao da França vivia.
    Na sociedade francesa, as classes socias, eram divididas da seguinte forma:
    A classe mais alta era chamada de 1 Estado e nela encontravam-se o clero que era proprietaria de 10% de toda a terra do território frances e não pagava impostos para o governo
    Também como classe alta, que não pagava impostos, o 2 Estado – encontravam-se os nobres e grandes fruncionários públicos que recebiam o titulo de nobreza de toga, eles possuiam 20% de toda a terra da França, trabalhavam para eles pessoas como as que estudamos na epoca do feudalismo, um tipo de servo. Portanto em pelo século XVIII a França ainda mantinha relaçoes servis
    E no 3 Estado encontravam-se todas as pessoas que não eram nem nobres nem clero. O povo. Aí estavam os altos burgueses, grandes comerciantes, banqueiros, profissionais liberais como médicos advogados, professores, arquitetos, também funcionários públicos médios e o pobre pobre. Eles é quem pagavam impostos na França, somente o terceiro Estado.
    É claro que o rei estava no segundo Estado. Todo o 1 e 2 Estados eram mantidos pelos impostos do 3 Estado que não tinham direito a nada.
    Como os 2 Estado principalmente vivia num luxo só as despesas aumentavam. Quando a França também resolveu entrar na Guerra dos EUA contra a Inglaterra a coisa ficou ainda pior. Por isso, o rei teve necessidade de aumentar os impostos e começou a propor que o 1 e2 Estados começassem a pagar impostos. Claro que eles não concordaram e resolveram convocar uma espécie de assembléia para discutir o assunto.
    Como entre 1786 e 1788 a França estava passando por uma crise financeira que todo a alimento teve seu preco aumentado, principalmente o pao que era o principal alimento da populaçao pobre, o povo já estava revoltado. A burguesa tanto a alto como baixa, estavam também insatisfeitos pois não possuiam nenhum direito político ou civil e pagavam muitos impostos.
    O rei diciciu entao convocar os Estados para a reuniao. Os Estados Gerais – o nome dado a assembleia, com representantes dos 3 Estamentos sociais.
    Os estamentos deveriam votar, mas como a votaçao não era por cabeça e sim por representante do estamento, o 1 e 2 Estado, venceriam o 3 por trataria-se e dois votos contra 1. Porém nesta assembleia foi solicitado pelo 3 Estado o voto por cabeça. O rei não aceitou, o que fez com que houvesse um rompimento e que o 3 Estado resolvesse se proclamar em assembleia Constituinte. Esta Assembleia tinha o objetivo de fazer uma Carta Magna , que acabaria com o poder absoluto do rei. Estava assim iniciada a revolucao. A populacao reuniu-se em milicias populares pelas ruas de Paris e tomou as ruas da capital. No dia 14 de junho invadiram a Bastilha, que era a pisao do Estado Frances, portanto era o simbolo do poder absoutista. Este episódio passou a ser considerado o marco do processo da revolucionario frances, simbolizando a própria revolucao.
    No interior da França a violencia se espalhou, os trabalhadores rurais saquearam as propriedades destruindo bens da nobreza e do clero, simbolo da exploracao feudal levando muitos nobres a abandonar a Franca e a solicitar asilo em outros paises da Europa
    Mediante esses fatos a Assembleia apressou os seus trabalhos e em agosto retirou os privilegios feudais e aprovou a DECLARCAO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADAO, que baseada nas ideias iluministas, estabeleceu a igualdade de todos perante a lei, o direito á propriedade e aliberdade. Com estas medidas procuravam aliviar a pressao das massas populares, insatisfeitas com o monarca. Porém este, Luix XVI recusou-se a ratificar as leis aprovadas pela Assembleia Constituinte, o que revoltou ainda mais as massas que invadiram o palácio de Versalhes, residencia do rei e o obrigou a mudar-se para local mais afastado. No ano seguinte, nova lei foi aprovada confiscando os bens do clero e transformando-os em funcinários do Estado, portanto perdendo seus privilégios.
    Em 1791 foi aprovada a Constituicao na qual mudava o sistema de governo para monarquia Constituicional, ous seja, o rei só poderia governar agora submentido ao conjunto de leis e não mais a partir de seus desejos próprios.
    Ë claro que o rei não aceitou estas mudanças assim sem contestar. Tentou com a ajuda de Austria dar um golpe o que foi descoberto. Tentou fulgir mas foi reconhecido em seu disfarce e foi preso
    Com toda esta confusao, subiu ao poder alguns homens que possuiam ideias mais radicais quanto ao movimento. Seu mairor representante era Robespiere, que tinha como companheiros, Danton e Marat.
    A Austria-Prussiana, país vizinho e amigo do rei resolvem invadir a França em 1791 para ajudar o rei. A populacao decide se organizar para combaté-los o que conseguem.
    Apos este conflito a França passa por uma de suas fases mais agitadas – a chamada FASE DO TERROR
    Esta fase durou de junho de 1793 a 1794
    Para entendermos vamos passo a passo:
    Depois da prisao de Luiz XVI e da guerra contra a Austria-prussia, convoca-se uma assembleia que foi eleita por sufrágio universal, ou seja todos os homens da França votaram independentemente de renda na escolha das pessoas que fariam parte desta assembleia. O primeiro ato desta assembleia foi proclamar a republica, marcando o inicio de uma nova era e comecar o preparo para uma nova Constituicao
    Faziam parte desta grande convencao alguns grupos politico com ideias diferentes, que eram:
    Girondinos – A maioria e representantes da alta burguesia , defensores de posicoes moderadas, que queriam conter os excessos e avanços revolucionários
    Jacobinos ou montanheses, radicais liberados por Robespiere, Danton e Marat, representantes da classe média e da pequena burguesia, inspirados na filosofia democrática de Rousseau, que procuravam o apoio dos sans-culottes
    Em 1793 o rei foi considerado inimigo da revolucao e condenado aguilhotina em 21de janeiro. A divisao entre os grupos ficou mais acentuada. Os jacobinos acusavam o rei, de outro os girondinos o defendiam. A execucao do monarca abalou a Europa. A Inglaterra, Holandda, Prussia, Espanha, Sardenha, Russia formaram uma coligacao de forças contra os revolucionarios franceses. A ameça externa fez com que a convencao adquirisse poderes ditariais. Criou-se o comite de seguranca publica, cujo objetivo era buscar os suspeitos de traicao , seriam julgados pelo tribunal revolucionário. Os jacobinos apoiados pelos sans-culotes , artesoes, trabalhadores urbanos e pequenos proprietarios que viviam nos arredores de Paris, comecaram a ganhar força e Robespiere assumiu como lider.
    Em 1793 foi proclamada a Republica a Constituicao do ano I, legalizando republica e o voto universal masculino. Porém houve um divisao interna no grupo entre Robespiere, Danton e Marat, condenando-os uns aos outros a guilhotina o levou a ultima fase da revolucao:
    A reacao termidoriana
    Foi a reacao da Alta burguesia contra os interesses e aspiracoes populares e que estendeu-se até 1799.A burguesia assumiu o poder, manteve a republica , aboliu as instituicoes criadas no periodo precedente e trouxeram os girondinos novamente para o poder. Elaboraram a 3 Constituicao Francesa
    Poder Executivo – Composto de 5 integrantes do Diretorio
    Legislativo – com duas camaras .O que é importante ressaltar é que ao assumir o poder a alta burguesia consolidava seu projeto. Obtinha poder politico. Foi ajudada pelo povo, mas o afastava das decisoes politicas.
    A revolucao francesa foi importante por uma série de fatos. Foi a primeira vez que a populacao consegue afastar um governo absolutista se fazendo representar, muito embora por pouco tempo depois tenha sido excluida da organizacao dos novos governo. Pelo menos diretamente, porém inderetamente já havia iniciado com uma boa margem sua participacao no processo democrático, daí em diante teria que organizar novas lutas porém alguma coisa com certeza já havia ganho em seus direitos sociais e políticos.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Página inicial