sábado, 15 de setembro de 2012

8 ano - GABARITO CAPÍTULO 9

Questionário
1 – O que chamamos de :
  1. Primeiro reinado – O governo de D. Pedro I que durou entre 1822 a 1831 quando da sua abdicação
  2. Governo das regencias – O período no qual o Brasil foi governado entre  1831 a 1840  por políticos que tinham a função de governar (reger) o país até que o príncipe herdeiro completasse sua maior idade. 
  3. 2o reinado? –  O governo de D. Pedro II de 1840 com sua coroação a 1889 quando ocorreu a  proclamaçào da República
  4. 2 – O que foi considerado a maior preocupação do governo regendial?
    R. Manter a unidade do Território nacional sob um governo central
    3 – Por que aconteceram tantas rebeliões durante o período regencial?
    R. Pois as províncias contestavam o governo da regência, criticando sua excessiva centralização e autoritarismo. Desejam mais autonomia para decidirem seus destinos.
    4 – Com que intenção foi criada a Guarda Nacional?
    R. A guarda Nacional foi criada com a intenção de conter as rebeliões e preservar a Constituição do País
    5- Quem podia participar dela?
    R. somente os homens da elite do país pois era determinado valor de renda mínima para indíviduos participantes e esta renda era muito alta para os padrões da população da época. Assim excluída as pessoas pobres de particpar de sua organização
    6 – Por que a forma de governo parlamentar utilizada no 2o reinado foi chamada de ‘’Parlamentarismo às avessas’’?
    R. Pois no modelo original de parlamentarismo, o poder de mando está nas mãos do parlamento e do primeiro ministro, ficando o rei/presidente com a função chefe de Estado representativo. No nosso parlamentarismo o imperador era quem mandava de fato pois era o responsável pela nomeação do primeiro ministro, como também qualquer decisão do parlamento que o desagradasse ele tinha o poder de acumular pois continuava fazendo uso do 4 poder, o poder moderador.
    7 – Qual a diferença ideológica entre os partidos politicos existentes no 2o reinado?
    R. Nenhuma, pois apesar da diferença que os nomes dos partidos poderiam induzir a supor, liberal e conservador, os políticos que os compunham eram membros da elite agrária/aristocrática e que desejavam manter o país exatamente desta forma, não havendo diferenças ideológicas entre eles.
    8 – Como o Imperador fez para conseguir o apoio de ambos os partidos políticos sem causar grandes transtornos?
    R. O imperador os alternava na nomeação dos ministérios. Ora participava o partido liberal, ora o conservador não causando muita rivalidade entre eles.
    9 – Do que tratava a Lei Bill Aberdeen e a Lei Eusébio de Queiroz?
    R. A lei Bil Aberdeen foi criada pela Inglaterra em 1845 e definia que os navios que transportassem cargas de negros vindos da África poderiam ser abatidos por suas esquadras e sua ‘’carga’’ seria libertada e os navios tomados para a esquadra inglesa, portanto uma grande forma de pressao em relação ao tráfico negreiro. A Lei Eusébio de Queiroz, foi criado no Brasil e determinava que a partir de 1850 o tráfico de escravos estava proíbido.
    10 – Quais as saídas encontradas pelos grandes fazendeiros em relação ao problema da mao de obra decorrente das leis mencionadas acima ?
    R. Uma das primeiras saídas para este problemas foi começar a se fazer o tráfico entre as provínciaspra tentar suprir a demanda de mao de obra escrava
    11 – Por que a Lei de Terras criada em 1850 resolvia em parte o problema da mao de obra para o grande senhor de terras?
    R. Pois impedindo que os escravos ocupassem terras que não lhes pertenciam eles eram obrigados a se sujeitarem ao trabalho para um senhor
    12 – Quem foi o Visconde de Mauá e como ele está relacionado a modernização de nosso país?
 R. Um empresário que investiu muito em nosso país com a construção de estada de ferro, fundaçào de bancos, abertura de estradas. Ela tinha ideias bastante modernas para á epoca e diferentes da elite que ainda tentava manter o país de maneira agrícola e escravocrata. Isso fez com que ele acumulasse uma série de inimigos na Corte o que dificultou a implantação de seus projetos. Acabou falindo e não dando prosseguimento a uma série de ideias modernizantes.
 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial