domingo, 24 de fevereiro de 2013

8 ANO - EXERCICO REVISÃO VALENDO PONTO CAP I - UNID.I

Unidade 1 – Capítulo 1
Neste capítulo iremos estudar a CRISE DO ANTIGO REGIME, que foi aquele modelo de sociedade surgida a partir do fim da Idade Média e que caracterizou a chamada Idade Moderna. Nela verificamos como modelo de sociedade as seguintes características:
  • O absolutismo monárquico
  • A política econômica Mercantilista
  • A sociedade dividida em estamentos
  • A desigualdade jurídica e tributária entre seus membros
  • A expansão ultramarina e a colonização da América
  • O poder da ideias religiosas dando a base da concepção de mundo
  • A fé ''calando'' a razão
No século XVII começará a surgir o pensamento científico que irá revolucionar toda a esfera do saber no Ocidente. O conhecimento objetivo da realidade, baseado na observação, na experiência e na razão, começa a derrubar as concepções a respeito do homem e da natureza defendidas pela Igreja como verdades imutáveis, aceitas sem restrição por todos os fiéis.
 
 
8 Ano – Questionário capítulo 1

1 – Por quê o capítulo refere-se ao século XVII e XVIII , como sendo o século das ‘’Ideias Revolucinárias?
R. Por que foi nesses séculos que filósofos/intectuais/ estudiosos começaram a divulgar uma série de ideias as quais questionavam o modo de viver, governar, lidar com a fé, trazendo uma nova visão de mundo e homem

1A -
Por que também chamamos este século como o da crise do ''antigo regime?
R. Pois a partir dessas ideias a organização do Estado absolutista começava a ser destruturada entrando em crise na qual irá despontar um novo modo de organização social, política, religiosa. A separação entre a fé e a razão levou a colocar em questão a teoria do direito divino dos reis, modificando radicalmente a visão que a sociedade passou a ter sobre o que deveria ser um governante.


2 – Quais foram as ‘’visões de mundo’’que se opuseram a partir do século XVII?
R. A visão geocêntrica em oposição a visão heliocêntrica. A visão racional em oposição a visão mística. A visão antrocentrica em oposição a teocêntrica

3- Defina geocentrismo e heliocentrismo
R. O geocentrismo é uma teoria astronômica pela qual afirmava que a terra encontrava-se no centro do universo e os demais corpos celestes moviam-se ao seu redor, inclusive o sol. A teoria heliocêntrica, defendida por Corpênico, propõe o Sol como centro dos astros e os demais girando ao seu redor inclusive a terra. Essa teoria irá causar uma série de problemas ao astronomo pois irá colocar em questão do saber os sábios da antiguidade clássica sobre o qual a Igreja construiu o conjunto de seus ensinamentos

4- A teoria geocêntrica foi defendida por que Instituição, e qual foi a reação em fase da outra teoria defendida?
R.  A Instituição que defendia a teoria geocêntria foi a Igreja que reagiu em 1616 a teoria heliocentrica e proibiu os textos de Copernico, bem como todas as obras que defendiam aquela teoria

5 – Quem foi Descartes e o que ele propunha para atingir o conhecimento?
R. Descartes foi um cientista, filósofo e matemático nascido na França e  que viveu no século XVII, que desenvolveu o discurso sobre o método para bem conduzir a razao a buscar a verdade através da ciencia. Para isso ele propunha a dúvida sistemática. Sua importância foi a de duvidar de tudo, portanto abrir lugar para a construção do conhecimento deixando de aceitar tudo sem questionamento.

6 – Segundo Descartes, o que a maioria das pessoas utilizam (o sendo comum) para conhecer as coisas? E o que é importante para que possamos mudar isso?
R A maioria das pessoas aceitam as coisas sem questionamento, sem permitir-se duvidar. O que  ele propõe que façamos sempre para atingir o conhecimento

7 – Quem foi John Locke e por quê ele foi importante ?
R. John Locke foi um filósofo ingles que viveu no século XVI e que ajudou a promover a separação entre a fé e a razão, entre a religiao e o conhecimento científico.Colocou-se  contra o absolutismo de direito divino. Para ele todo o homem tem direitos naturais dos quais nao pode ser privado ou separado. Sao eles: direito a vida, à liberdade, à propriedade privada que deveriam ser garantidos por uma Constituição e respeitada pelos governantes. Este filósofo propões algo imédito até então para aquele sociedade que vivia para satisfazer os desejos de seus reis.
  1. Qual foi a consequência das Revoluções inglesas consolidada na Revolução Gloriosa? R. O poder do rei Inglês passou a ser limitado pelo Parlamento - Declaração de Direitos
  2. Por quê a Revolução Gloriosa recebeu este nome e que grupo foi seu maior beneficiário? R. Pois conseguiu alcançar seus plenos objetivos e a classe beneficiada com este movimento foi a burguesia
  3. O que foi o Iluminismo? R. um movimento ocorrido entre os séculos XVII e XVIII iniciado na França mas que se espalhou por toda a Europa influênciando o continente americano, que defendia o poder da razão em oposíção a fé cega. Propoe mudanças na forma da sociedade de organizar e principalmente do homem lidar com o conhecimento.
  4. O que os iluministas criticavam em sua sociedade? R. A fé mística para explicar os acontecimentos e fenômenos, o poder ilimitado do rei, o modelo econômico mercantilista...
  5. O que eles defendiam? R O uso da razão, a limitação do poder do rei, a nao intervenção na economia, a divisão dos poderes no Estado.
  6. Identifique os defensores das seguintes mudanças na sociedade proposta pelos chamados teóricos iluministas:
  • Separação das funções dde governo em tres poderes indepentes – Legislativo,executivo e judiciário - Barão de Montesquieu
  • Construção de uma sociedade baseada na justiça, na igualdade entre os homens - Voltaire
  • O liberalismo econômico - Adam Smith
  • Defensor das ideias individuais, criticou o absolutismo de direito divino e pregava a participação da burguesia esclarecida no governo - Jean Jacques Rousseau
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