segunda-feira, 17 de junho de 2013

9 ANO - GABARITO CAP 3 e 4 UNIDADADE 2

Capítulo 3

1D
2- V- V- F - F

3 - Getúlio Vargas dissolveu o Congresso Nacional, as Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais, passando a preencher os postos de comando nos níveis federal, estadual e municipal, por meio de interventores diretamente nomeados por ele.

4 - Um confunto de órgãos estatais e ministérios foi criado, como Ministério do Trabalho, Indústria e  Comércio, que se tornou o centro institucional da reglamentação das relações de trabaho, das políticas industriais e comerciais; vários Conselhos de especialistas que estudavam elaboravam projetos de desenvolvimento ligados ao café, petróleo, açúcar etc; além de o Estado conduzir aceleradamente pesados investimentos em indústria de base (hidrelétricas, siderúrgicas, ferrovias etc) O principal objetivo da forte intervenção estatal era evitar e repelir qualquer tipo de manisfestação que pudesse alterar a intenção de Vargas de traçar um novo rumo para o país, utilizando-se de seu poder.

5 - D

6 - V - F - V

7 I E, II B, III F, IV A, V C, VI D, VII G

8 - A substitução de importações é uma estratégia de industrialização utilizada em conjunturas econômicas favoráveis, como, por exemplo, durante os períodos de guerras ou crises, em que os preços de muitos produtos importados se elevam, tornando viável substituí-los por uma produção nacional, que ainda pode ser estimulada por políticas governamentais protencionistas(por exemplo, elevação do valor relativo entre a moeda nacional e a moeda estrangeira forte - TAXA DE CÂMBIO) O conceito de indústria de ase é relativo aos setores de infraestrutura de uma economia nacional ( siderúrgicas, hidrelétricas, ferrovias, petróleo etc), que impulsionaram todos os setores da economia

Capítulo 4

1- As pontências geradoras do conflito na Europa, Alemanha e Itália orientaram suas ações políticas e militates para as ocupações de outros países, na fomra típica do imperialismo.

2 - C

3 - No período entre guerras o cenário político- ideológico europeu foi marcado por dois polos emergentes - o comunismo, inspirado no URSS, e os movimentos nazifacistas, que formaram governos totalitários e altamente agressivos na Alemanha e Itália. Na Espanha, a vitória do general Franco também foi a vitória da ideologia nazifacista sobre a ideologia socialista

4 - c

5 - V- V - V - F

6 - I F, II D, III E, IV A, V C , VI B, VII G

7 - Na Conferência de Yalta, realizada na URSS, na cidade de mesmo nome, em fevereiro de 1945, Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Stalin (URSS) definiram a estratégia para o ataque final à Alemanha e sua ocupação pelas tropas aliadas. Decidiu-se que, após sua ocupação, o territóriio seria dividido em duas partes, uma controlada pela URSS, que deu origem `a Alemanha Oriental, e outra, controlada pelos aliados, que deu origem à Alemanha Ocidental.

8 - Na Conferência de Potsdam, ocorrida na Alemanha, em julho de 1945, o nazismo á havia sido derrotado, e o país encontrava-se ocupado pelos aliados. Nela, além da divisão da Alemanha, tratou-se principalmente do ataque ao Japão, útlimo foco do conflito mundial. Os EUA anunciaram o desenvolvimento da bomba atômica e a intenção de usá-la para finalizar o confito no Japão. As explosões em Hiroshima e Nagaski não marcaram apenas a presença de uma nova tecnologia militar de destruiçào em massa, mas também o início de um novo tipo de conflito internacional, a Guerra Fria, opondo EUA e URSS.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial