segunda-feira, 19 de março de 2012

9 ano - REVOLUÇÃO RUSSA

Rússia pré revolução - Sistema de governo absolutista - Imperador Czar Nicolau - governo hereditário
Economia – base agrária com 90% de sua população de camponeses vivendo ainda no sistema servil
Poucos indústrias – dependentes do capital estrangeiro
População pobre e faminta exigindo mudanças nas conduções das politicas sociais
1905 - Movimento pacifista realizado pela população solicitando melhores condições de vida. As tropas do Czar recebem ordens para atacar a população causando centenas de mortes de crianças, mulheres, homens indefesos.
 
 
A população começa a se organizar nos SOVIETS (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lenin para lutar por seus direitos.
Lenin - militante que segue as ideias desenvolvidas por Marx que propões a tomada do governo pelos operários numa forma de combater o capitalismo. Suas ideias são a de criar um governo comunista na Rússia. Passar os meios de produção para as mãos do Estado, desta forma impedir a exploração de poucos sobre muitos – Modelo capitalista
Em 1914, a Rússia entra na Primeira Guerra Mundial, ao lado da Sérvia, devido a alianças formadas anteriormente a este incidente. Irá fazer parte da Tríplice Entente. Sua população fica extremamente insatisfeita. Foi dos campos de onde vinha o alimento da população que foram tirados os soldados para combater, numa guerra que na verdade não dizia respeito ao povo. Jovens sem treinamento são convocados, perdendo suas vidas, revoltando seus familiares.
Espalha-se por todo o País uma onde de Greves e manifestações contra o estado de coisas
O Czar Nicolau II, com a ajuda da burguesia tenta algumas mudanças para acalmar as manifestações, porém o Partido POSD, o qual era composto pelos comunistas já havia ganhado força junto a população.
Acontece um racha dentro do próprio partido, passando a existir 2 grupos – Os Bolcheviques e os mencheviques.
Os bolchevisques mais radicais também conhecidos como partido Vermelho. Mencheviques que acreditavam numa tomado do poder através da aliança com a burguesia, também conhecido como partido Branco
Explode a guerra civil, juntando-se ao lado dos mencheviques alguns países europeus contrários a revolução.
Os Bolcheviques saem vitoriosos deste conflito civil, passando a ocupar o poder e implantando uma série de mudanças no país, principalmente econômicas.
1917 – Rússia vê-se obrigada a sair da 1a guerra. Com Lenin já no poder, é assinado o Tratado BREST-LITOVSK, no qual a Rússia pagaria uma indenização à Alemanha, bem como sederia parte de seu território aquele país.
Lenin foi durantemente criticado por esta posição.
A formação da URSS
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS
Este estado de coisas, veio a piorar com o tempo, principalmente após a morte de Lenim em 1924, assumindo o poder um membro do partido com ideias bastante radicais e autoritárias, conhecido como Stalin.
Segue-se um tempo de perseguições, assassinatos em toda a URSS, inclusive dentro do próprio partido.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial