sábado, 19 de maio de 2012

REVISÃO 9 ANO PARA A PROVA 1 TRIMESTRE

REVISÃO 9 ANO PARA A PROVA 1 TRIMESTRE
1 – Cite os modelos de governo que nosso país experimentou desde sua Independência em 1822
R - A monarquia e República. Tivemos o modelo parlamentar durante o 2 reinado porém o mesmo não foi exercido de fato pois o poder moderador neutralizou a possibilidade do parlamento intervir nas decisões de D. Pedro II.
2 – Escreva os principais pontos contidos na Constituição de 1891.
a - Forma de governo - República Presidencialista

b - Quem poderia votar - homens maiores de 21 anos alfabetizados - Não votava: mulheres, analfabetos,soldados do exército, religiosos de ordem monástica
c - Tipo de voto - Direto e aberto
d - A religiao oficial - Passamos a não ter religião oficial
e - Os poderes pelo qual o Brasil passou a ser governado - O poder legislativo, executivo e judiciário

3- Quais as verdadeiras razões que justificam o inicio da primeira Guerra Mundial?
R As verdadeiras razões que justificaram o início da 1a guerra mundial, foram a grande disputa por mercados consumidores e fornecedores de matéria prima entre as principais nações envolvidas no conflito. Destacmos também o grande desenvolvimento por que estava passando a Alemanha que investia em armamentos como também as demais nações, e o revanchismo francês por ter perdido territórios para a Alemanha no conflito de 1871.
2- Quais os paises que participaram do conflito e qual foi o estopim da guerra?
R. os países participantes foram: França,Inglaterra, Rússsia depois EUA( Tríplice Entente) e Alemanha, Itália, Austria-Hungria(Tríplice Aliança). O estopim da guerra foi o assissanato do Arqueduque de Sarajevo.
5- O que foi os 14 pontos e o tratado de Versalhes Qual deles foi escolhido pelos paises vencedores e por que?
R.: Os 14 pontos foi um acordo proposto pelo presidente dos EUA com bases bastantes cordiais e visando uma prevenção para futuros conflitoso que não foi escolhido por ter sido visto como muito brando.O tratado de Versalhes foi o acordo proposto pelas naçoes vitoriosas e este continha cláusulas de teor bastante punitivos para os países perdedores no conflito. O país que  foi resposabilizado e que teve que arcar com praticamente todo o prejuízo foi a Alemanha. Este país foi responsabilizado pelo início da guerra.
6 – Qual o pais mais penalizado após o fim do conflito? Cite algumas das penalidades impostas a este país?
R.: O país mais penalizado como responsável pelo conflito foi a Alemanha. Teve que devolver os territórios conquistados antes e durante o conflito, pagar pesadas indenizações, diminuir seu contingente de homens no exército, foi proibido a investir na sua marinha e exército bem como nao poder fabricar armas.
7 – Por que a Rússia retirou-se antes do final da Guerra? Quais foram as consequencias para Rússia desta retirada? Qual o país que a impôs?
R: Por que durante a Guerra, a Rússia já vinha passando por  sérias dificuldades financeiras. Havia enviado milhares de jovens para os campos de batalha e muitos dos combates acontecera dentro do território Russo, havia uma grande pressão por parte do povo para a retirada do país do conflito que a população não reconhecia como lhes  dizendo respeito.
Somando-se a isso,  estourou a revolução de bases comunista no país. .Foi assinado um acordo entre Alemanha e Rússia que recebeu o nome de Brest-Litovsk, no qual a Rússia teria que ceder alguns terrítórios á Alemanha como  Estônia, Lutuânia, Ucrânia e Finlândia. O país que impôs o acordo foi a Alemanha.
8 – O que foi a Revolução Russa?
R. A Revolução Russa foi uma série de eventos políticos, revoltas e conflitos iniciados na Rússia em 1917, que depôs o imperador e a burguesia do poder e  que culminou com ascensão do partido político bolchevique ao poder, a adoção do regime comunista e a criação da Uniao Soviética.

9 – Por que durante a chamada República Oligárquica foram criadas algumas políticas como Café com Leite, Os coronéis, Politica dos governadores?
R.: Estes foram os mecanismos criados para que os interesses de uma pequena oligarquia ou classe pudessem continuar sempre defendidos.
10 – Qual o elemento que ‘’alimentou’’ todas as rebelioes ocorridas durante a República oligárquica?
R>: A insatisfação social, a desigualdade de oportunidades, a falta de opção e investimento do governo federal nas questões de interesse da população pobre, a arbitrariedade do governo com as populações de baixa renda, o desejo de participação política pela população
11- Cite o nome das rebelioes ocorridas na área rural e na área urbana
R.: Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Revolta do Contestado e Guerra de Canudos
12 – Durante o período da chamda República Oligárquica o Brasil era um país agrícola ou Industrial?
Agrícola, porém começando a investir em sua indústria, principalmente os Estados de São Paulo, e em segundo lugar o Rio de Janeiro
13 – Quais as classes sociais que compunham nosso sociedade nesse período?
 A classe alta, os grandes fazendeiros, os industriais, os banqueiros. A classe média, os profissionais liberais, o militar medio e os funcionários públicos. A camada dos trabalhadores rurais e urbanos
!4- O que chamamos de classe média e que papel esta classe teve nas mudanças que ocorreram no Brasil nesse período?
R.: Chamamos de classe média os profissionais liberais, os militares de média patente, os funcinonários públicos. Eles lutavam pois desejam mudanças em nossas eleições com maior participaç!ao da população e sem fraudes, desejam o fim da oligarquia por ser  um governo  que defendia somente seus próprios interesses, e do fim da alternância de governos sempre escolhidos pelo eixo sudeste, com pouca participação de outras áreas do Brasil
15 – O que fez o governo dos EUA para resolver a situação de caos que a crise de 1929 deflagrou?
R. Adotou uma ampla reforma, intervindo na economia, gerando mais empregos, criando políticas de amparo aos desempregados, esta reforma na verdade partiu de um plano chamado New Deal
16 – Quais as ideologias autoritários que surgiram na Europa no entre guerras? Em quais países e quais seus representantes?
O Nazismo e fascismo - Alemanha e Itália
17- Quais os principios que sustentavam essas ideologias?
Autoritarismo - nada deve estar acima do Estado,
nacionalismo - exaltação aos valores nacionais
 e militarismo - As nações devem fortalecer seus exércitos
18 – O que explica o surgimento das mesma e o fato de Ter conseguido tantos adeptos para sua causa?
R.: O surgimento, o crescimento e fortalecimento dessas ideologias foram possíveis devido a grande descrenças que a população destes países passaram a experimentar no final da 1a guerra quando acometidos de uma grande crise econômica que trouxe inflação e desemprego abalaram o poder do liberalismo econômico que tinha sido até aquele momento o modo de organização dos países capitalistas. Para aquela população era necessário eliminar o mal que  causou aquela situação e os grandes vilões foram vistos como o estrangeiro, o judeu, o liberalismo, o comunismo.
19 – Quais os movimentos sociais, partidos políticos e revoltas ocorridas no Brasil no perído de 1920 a 1930 e o que os revoltosos solicitavam?
R>: O Modernismo, o movimento Tenentista, a Revolta do Forte de Copacabana, A coluna Prestes, a Revolta de 1930. Todos estes movimentos ou Revoltas tinham como base mudanças nas estruturas sociais e políticas da nação, principalmente o fim o da República Oligárquica 


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial