segunda-feira, 21 de maio de 2012

SINOPSE DO FILME O PATRIOTA - 21/05

O Patriota passa-se durante a guerra da independência dos EUA. Com roteiro de Robert Rodat, O Patriota, narra o nascimento de uma nação com som, fúria, tiros e pancadaria como o público de Mel Gibson gosta. Quando começa, Gibson, em nome da unidade de sua família, coloca-se contra o alistamento de voluntários para combater os colonizadores ingleses. Ele perde um filho, a casa. Pega em armas e vai combater o inimigo. Torna-se um dos líderes da guerra de guerrilhas que os americanos movem contra os colonizadores. A guerra, é claro, é encenada segundo a lógica de Hollywood - muita gente nas cenas de combates e puro maniqueísmo na concepção dos personagens.

Há um comandante inglês que tenta levar a guerra dentro de certos limites de cavalheirismo - até porque reconhece que, cessadas as hostilidades, a Inglaterra terá interesse em reatar as relações comerciais com os colonos - e um subcomandante "do mal". É o vilão da história, o inimigo do mocinho interpretado por Gibson. É desleal, autoritário, sádico e cruel. O espectador mal pode esperar pelo momento em que o herói vai aplicar-lhe seu corretivo, o que, nesses casos, é mesmo matar o cabra da peste.
À medida que evolui o combate aos colonizadores - e ao vilão -, Heath é visto costurando o pavilhão da pátria (é assim que se diz, não?). No fim, depois que a tragédia se abateu sobre sua família, a bandeira é desfraldada por Gibson, que parte para a batalha decisiva.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial