domingo, 10 de junho de 2012

9 ano - FIM DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

O fim da República oligárquica Paulista/Mineira e o poder de Getúlio
O contexto social, político e economico do final da década de 1920
No final da década de 1920, um conjunto de forças conservadoras interessava-se pelo fim do governo café com leite. Dele faziam parte a jovem oficialidade do exército (os tenentes) e algumas oligarquias estaduais( como a gaúcha, a baiana, e a paraibana). Também a burguesia industrial, que começava a ocupar espaço na vida econômica nacional, se ressentia do fato de o governo privilegiar os interesses da cafeicultura em prejuízo do desenvolvimento industrial e de se recusar a impor barreiras alfandegárias que servissem de proteção á indústria nacional.
Além dessas forças conservadoras, outros grupos lutavam para conquistar espaço político: o Partido Democrático, fundado em 1926, as lideranças anarquistas e o Bloco Operário Camponês, do qual faziam parte os principais dirigentes comunistas, como Luis Carlos Prestes e Miguel Costa, já que em 1927 governo colocou o Partido Comunista na ilegalidade.
A proposta política do BOC seguia a orientação da Internacional Socialista, que pregava a necessidade de realiazar uma revolução democrático-burguesa nos países ainda contaminados por elites agrárias.
A formaçao dessa oposição democrática e popular assustou a oligarquia nacional e foi, em larga medida, responsável pelos acontecimentos de 1930.
OS ACONTECIMENTOS DE 1930
Em 1929, houve uma ruptura na estrutura café com leite. O paulista Wasgington Luis, entao presidente da República, deveria indicar um mineiro como seu sucessor, em vez disso, indicou Júlio Prestes, um outro Paulista.
Para concorrer ás eleições presidenciais contra o Partido Republicano Paulista PRP, foi criada a Aliança Liberal, frente política da qual particpavam as elites do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e da Paraíba, e que recebeu o apoio do Partido Democrático. Os aliancistas lançaram a candidatura do estancieiro gaúcho Getúlio Vargas para a Presidencia da República e de João Pessoa, governador da Paraíba, para a Vice Presidência. A plataforma política da Aliança defendia o voto secreto, o voto feminino, a regulamentação das leis trabalhistas, o incentivo á indústria brasileira e a valorização da produção nacional. Essas propostas atendiam á s principais reinvindicações dos tenentes e da burguesia industrial, além de algumas das reinvindicações da classe trabalhadora. Se elas efetivamente seriam implementadas, em caso de vitória da Aliança Liberal nas eleições, já era outra questão...
A suspeita de fraude nas eleições de 1 de março de 1930, vencidas pelo paulista Júlio Prestes, foi o pretexto para iniciar o movimento que poria fim ao império do café. O assassinato de João Pessoa, ocorrido em Recife no dia 26 de julho de 1930 e motivado por questões diversas da política, foram utilizadas como motivo para precipitar a ação. Os liberais acusaram Washington Luis de ser o mandante do crime, criando um ambiente favorável ádeposição do presidente. O movimento militar começou no Rio Grande do Sul em 3 de outubro de 1930, sob o comando de Getúlio Vargas. O comando militar do estado de São Paulo ameaçou resistir, mas,antes de se iniciarem os combates, chegou a notícia de que uma junta militar havia assumido o poder.
O golpede 1930 derrubou um poder – o da Oligarquia paulista – que estava corroído em suas bases. Esse não foi, porém, o seu único efeito, o mais grave é que a oligarquia que tomou o poder anulou as forças progressistas que queriam fundar um Estado democrático, modernizar a economia do país e estimular a justiça social. Os cafeicultores, por sua vez, perderam a hegemonia, mas não deixaram de participar do poder. Dessa forma, podemos dizer que em 1930 ocorreu um reorganização de forças dentro do conjunto da oligarquia nacional, que continuou a controlar o poder político

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial