sábado, 15 de setembro de 2012

8 ANO - CAP 10 - RESUMO/QUESTIONARIO

Capítulo 10 – A Segunda metade do século XIX – as instabilidades do capitalismo liberal
Fins da década de 1840 , liberais, nacionalistas e socialistas – disputavam a organização do mundo a partir de seus interesses e crenças.
Dentre esses exemplos podemos destacar: A Comuna de Paris – quando foi estabelecido pelo operariado francês durante 86 dias uma forma de governo socialista realizando diversas mudanças nas leis e ficando como um marco na História por Ter sido esta a primeira experiência da implantação de um governo socialista por operários. Mesmo não conseguindo manter-se por muito tempo no governo do país, sendo abatidos pelas forças burguesas liberais que acabaram tendo seu projeto econômico/político vitorioso, é inegável a grande força de organização por parte do operariado lutando não somente por seus direitos mas se reconhecendo enquanto classe no mundo inteiro.
A Guerra de Secessão ocorrida entre os Estados do Sul e Norte dos EUA, disputando um modelo de economia liberal industrial x agrícola escravista. O exemplo da Inglaterra como a maior potência  liberal sob o governa da Rainha Vitoria que inaugurou uma era, conseguindo conciliar-se com a força operária concedendo conquistadas sempre reivindicadas como o horário de trabalho e o direito de greve.
Os passos para a eclosão do movimento da Comuna de ParisEm 1848 ocorreu uma Revolução na França onde liberais e socialistas se enfrentaram.
Razões: Reinado de Luís Felipe que ocorreu entre 1830 e 1848 trouxe um grande desenvolvimento para o sistema capitalista trazendo um grande lucro á alta burguesia industrial e financeira da França. As demais camadas sociais do país estavam fora dos ganhos econômicos . A crise de 1845 se agravou em razão das más colheitas e o aumento geral dos preços. A média burguesia liberal uniu-se à classe operária para retirar do poder o rei Luís Felipe que fugiu para a Inglaterra. Em razão disso, instalou-se na França um governo provisório republicano e socializante. Os socialistas no poder , aboliram a pena de morte, instituiu-se o voto universal masculino ( todo homem poderia votar independentemente da renda). Eles desejavam mudanças que beneficiasse a classe operária. Em reação a alta burguesia atacou violentamente o governo provisório, conseguiu derrubá-lo e instalar no lugar Luís Bonaparte, sobrinho do Bonaparte inaugurando o segundo Império Francês que durou até 1870, quando envolve-se em uma guerra contra a Prússia. Não conseguindo definir o conflito o governo se viu obrigado a render-se. Isto gerou um sentimento de reação a população de ordem nacionalista que acabou unindo o povo francês contra o governante. Os operários franceses já insatisfeitos com todo o descaso do Estado a suas condições de vida, revoltam-se e proclamam um Estado socialista. Este movimento ficou conhecido como a Comuna de Paris quando os trabalhadores assumiram o governo exigindo reformas sociais e políticas que beneficiasse os proletários . Este governo durou somente alguns meses, porém marcou o primeiro grande levante comandado por trabalhadores implantando um governo socialista na Europa.
Outro grande movimento deste período foi a Guerra de Secessão ( separação) nos Estados Unidos – O conflito demonstra a disputa de um modelo de sociedade industrial de economia liberal capitalista x um modelo agroexportador de mão de obra escravistaEsta guerra travada dentro dos EUA entre os seus estados do Norte e Sul , durou 4 anos entre os anos de 1861 a 1865. O motivo foram as diferenças políticas e econômicas que ainda persistiam entre os estados do norte e sul. No plano político os estados do Norte desejavam um governo central forte, enquanto o sul desejava a autonomia nos estados sem a influencia do governo central.
No plano econômico, os estados do norte eram mais industrializados, porém não conseguiam competir com os produtos ingleses, dessa forma defendiam altas taxas para aqueles produtos a fim de proteger seus preços contra aqueles. Os estados do sul, eram agroexportadores e escravistas, defendiam o livre comércio pois preferiam os produtos ingleses de melhor qualidade e mais baratos e também tinham receio da represália da Inglaterra que era seu maior comprador de algodão.
Os Estados do Sul eram então escravistas enquanto dos do norte eram abolicionistas. Em 1860 , venceu as eleições para presidente o Republicano Abraham Lincoln que era favorável a abolição da escravatura e portanto contrário aos interesses dos ricos fazendeiros sulistas que resolveram desliarem-se da União, formando os Estados Confederados da América com um outro presidente, nova bandeira e uma Constituição, o que determinou o começo da guerra. Os Estados do Norte foram vitoriosos impondo aos Estados do Sul seu modelo industrial. OS Estados do Sul perderam a guerra, sendo abolido a escravidão em 1862 em plena guerra decretada por Lincoln para desarticular a economia sulista e incentivar os escravos a lutarem contra seus senhores para que cumprissem a lei abolicionista.
Assim venceu mais uma vez o projeto liberal capitalista, tornando-se hegemônico o modelo nortista industrial.
Após este período, houve uma enorme expansão territorial dos Estados Unidos rumo a oeste, conquistando terras indígenas como também mexicanas. Esta expansão esteve ligada á intensa expansão agrícola depois da guerra que contou com a mecanização e a modernização das técnicas agrícolas com o uso de semeadoras, debulhadoras, como também a construção de estradas de ferro ligando uma ponta a outra do país, possibilitando escoar com maior rapidez alimentos e realizar negócios.
A intensa expansão territorial estaduniense foi conseguida através de guerras tanto dentro do território como também com o México

Filmes: COLD MOUTAIN / A JOVEM RAINHA VITÓRIA

QUESTIONÁRIO :
1 – Quais as ideologias que disputavam o modelo de mundo no final do século XIX?
2 – Defina liberal / nacionalista/ socialista
3 – O que foi a Comuna de Paris?
4 – Por que a Comuna de Paris é considerado um movimento tão importante?
5- O que foi a guerra de Secessão?
6- Qual a principal diferença política e econômica entre os Estados do Norte e Sul dos EUA?
7 – Se compararmos os EUA da metade do século XIX com o Brasil, o que têm em comum?
8 – Como os EUA conseguiram ampliar seu território?
9- Qual o modelo econômico vencedor na organização do mundo a partir do século XIX?
10 – Quem foi a Rainha Vitória?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial