domingo, 24 de fevereiro de 2013

9 ano - EXERCICIO FIXAÇÃO VALENDO PONTO UN 1 CAP 1

A República Velha
O capítulo trata da transição do governo monárquico para o regime republicano que a historiografia normalmente associa a uma transição harmônica, o que podemos constatar inverídico, uma vez que foi grande a tensão entre os grupos republicanos e monarquistas, republicanos centralistas e federalista – expresso nas Revoltas da Armada e Federalista, bem como aos jacobinos e cariocas e os florianistas -
em evidência a ausência de consenso, mostrando que a posição do Partido Republicano Paulista –PRP – conseguiu impor-se aos grupos de oposição.
A construção dessa hegemonia paulista fica ainda mais clara ao explicarmos a ‘’Política do Café com leite’’ e a Política da Valorização do café’’.
Momento também de grandes revoltas populares que será identicada pela elite brasileira com o atraso e a bárbarie, portanto um obstáculo para o desenvolvimento, capaz de gerar a civilização. Para a elite o povo revela um natureza indolente e incapaz para o exercício da cidadania.

Exercicio de fixação


1 – Utilize o quadro abaixo para descrever as principais características e diferenças entre o modelo Monárquico brasileiro e o Republicano
 

  
2 – Em que ano foi implantado o regime republicano no país e o que justificavam os defensores de tal regime em oposiçào ao modelo monárquico?
R. O regime republicano foi implantado no Brasil no ano de 1889 e seus defensores acreditavam na modernização do país bem como também num regime de governo no qual o povo pudesse através de voto direto escolher seus representantes.
3 – Nossa primeira Constituição republicana foi promulgada em 1891. O que quer dizer promulgada e qual a importância de uma Constituição para os países?
R. A Constituição promulgada significa que foi eleita uma assembléia com representantes de diversas categorias do as quais foram responsáveis pela produção de diversas leis que em conjunto formaram a Constituição A Constituição é o documento que representa os direitos e deveres de uma nação e por ela o país é organizado.
4 – Quem foi o nosso primeiro presidente republicano e como ele foi eleito?
R. Nosso primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca e foi escolhido por voto indireto logo após a proclamação da República do Brasil
5 – Sabemos que havia diversos interesses sendo disputados no momento da produção de nossa primeira Constituição Republicana. Qual foi o grupo que teve suas ideias vitoriosas?
R. O grupo federealista.
6 – Por que costumamos afirmar que em relação democracia, o que foi estabelecido na Constituição de 1891 é contraditório?
R. Pois o modelo democrático político defende a participação de todos a fim de escolherem os governantes que serão seus representantes, porém pela Constituição de 1891, estavam impedidos de votarem mulheres, analfabetos, cléricos e militares de baixa patente, portanto um percentual bastante representantivo de nossa população não participava do processo democrático de nosso País contradizendo o conceito democrático.

7 – Que benefício os Estados conseguiram com o princípio Federativo?
R. Passaram a ter uma maior autonomia, podendo criar seus próprios impostos sobre exportação de mercadoria de sua própria produção, sobre imóveis rurais e urbanos, transmissão de propriedade. O federalismo se expressa na independência do estados em relação ao governo federal a fim de prover seus próprios recursos .

8 – O que foi a Política do Café com Leite e por que foi criada?
R. A política do Café com Leite foi o nome dado ao jogo político estabelecido entre os Estados de Sao Paulo e Minas Gerais a fim de garantir seus interesses econômicos, os candidatos ao cargo de presidente da República sempre eram oriundos de São Paulo ou Minas, ou seja o governo central era sempre ocupado por representante de um estado ou de outro. São Paulo o maior produtor de café e Minas de carne e leite.

9 – Explique quem eram os coronéis e que importância eles tiveram durante a primeira república no Brasil
R. Os coronéis eram fazendeiros do interior do país donos de grandes extensões de terra e muitos poderosos localmente. Conseguiam através de seu poder manipular um número grande de eleitores muitas vezes necessitados de seus favores ou até mesmo temeroses de alguma vingança, sentiam-se ''forçados"' a votarem nos candidatos indicados por eles.. Sua importância durante o período conhecido como República Velha foi a garantia de manter a oligarquia cafeira na poder central através das fraudes eleitorais , assim garantiam também seus mandos locais.

10 – Explique o que significa a oligarquia e como este conceito está relacionada a República Velha.
R.O conceito de Oligarquia significa o domínio ou governo de poucas pessoas, pertencentes a um mesmo partido, classe ou família. No Brasil durante a República Velha, significou o domínio do poder Central pelo interesse dos grandes proprietários de terras produtores principalmente de café e que para garantir que seus interesses prevaleceriam sobre os demais, organizou uma série de acordos como a política dos governadores, o Convênio de Taubaté, a Política do Café com leite entre outras. Assim os estados produtores de café garantiram taxas de juros mais baixa, investimento na produção do café, em detrimento da indústria ou de qualquer outra produção ou de necessidades e outros estados como normalmente deveria acontecer num modelo federativo

11 – Explique o que foi a política dos Governadores durante a primeira República.
R. A Política dos Governadores foi criada pelo presidente Campos Salles que criou uma comissão para verificar a legalidade das eleições municipais estaduais tanto para prefeitos e vereadores. Esta comissão na verdade só reconhecia como vencedor o candidato que estivesse de acordo com o governo central. Assim impedia que candidatos contrários aos interesses oligárquicos assumisse mandatos. Na prática era uma acordo no qual os governos estaduais apoiavam o governo central em troca de total autonomia para os estados.

12 – O que significava ‘’voto de cabresto’’ durante a Primeira República?
R. O voto de cabresto foi o nome dado a manipulação exercida pelos coroneís em suas localidades às famílias necessitadas através de favores que deveriam ser direitos dos cidadãos como acesso a hospitais, remédios, concessões públicas. Em troca desses favores os coronéis esperava apoio político aos seus candidatos.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial