sábado, 6 de abril de 2013

9 ANO – REVISAO TESTE DE ABRIL - GABARITO

9 ANO – REVISAO TESTE DE ABRIL
1 – Cite as principais modificaçòes sociais, políticas e econômicas adotadas com a Constituiçào de 1891
R.
o voto universal masculino, excluindo analfabetos e mulheres, e um governo republicano dividido em 3 poderes independentes (executivo, legislativo e judiciário), um sistema federativo com maior autonomia para os Estados. Separação entre Igreja e Estado. Presidente com o mandato de 4 anos.
2 – O que foi o cangaço?
R. O canganço foi um movimento de carater rural ocorrido no Brasil durante a chamada república Velha como consequencia da decadencia economica e a concentração de terras que gerou uma massa de miseráveis. Sem acesso aos meios de sobrevivencia e interferencia política para defender seus direitos, alguns homens reagiam organizando bandos de Que. roubavam e vendiam proteção a fazendas e vilas. Estes bandos despertavam grande temor como também uma certa admiração da população que muitas vezes os reconheciam como justiceiros. Algumas figuras como Lampeão foram retratados pela literatura despertando um sentimento antagônico na população.

3 – O que foi a Revolta da Vacina? Por que afirma-se que nesta revolta o povo expressava muito mais que uma simples insatisfaçào ao modelo adotado por Oswaldo Cruz para efetivar sua ação?
R. A Revolta da Vacina foi um motim ocorrido no Rio de Janeiro em 1904 em contestação a uma campanha de vacinação organizada pelo governo contra a febre amarela. Os revoltosos depredaram bens públicos e enfrentaram a polícia, demonstrando o descontentamento dos setores mais atingidos pela reurbanização do Rio de Janeiro, que expulsou do Centro do Rio milhares de pessoas pobres obrigando-as a residirem em lugares mais distantes . Os revoltosos expressaram a grande insatisfação do destrato do governo Central a esta camada da população. Entenderam que a vacinação obrigatório era mais um ato de intransigência do governo e resolveram expressar seu descontentamento no quebra quebra de aparelhos públicos.

4 – O que foi a 2a revoluçào industrial e como podemos afirmar que a colonizaçào da Africa e Ásia está relacionada a este processo?
R. Chamamos de 2a revolução industrial, ao aumento da produção industrial, a descoberta de novas fontes de energia e a incorporação novos países europeus ao modelo industrial ocorrido no início do sec. XIX e XX.

5 – Qual foi a característica dos combates na 1a guerra mundial?
R. A característica dos combates da 1a guerra mundial foi a guerra de trincheira, a utilização de armas químicas pelos países participantes do conflito.

6 – Quais os dois blocos de países envolvidos no conflito da 1a guerra mundial?
R. Os blocos foram: Triplice Aliança – Alemanha, Austría-Hungria e Itália.
Triplice Entente – Inglaterra, França e Rússia

7 – Qual o acontecimento que foi considerado como estopim do conflito?
R. O assinato do Arqueduque austríaco por um sérvio

8 – Quais os verdadeiros motivos que explicam este conflito?
R. O grande interesses das potências européias por expandir seus mercados consumidores, interesses em território produtores de matérias primas necessárias a industrialização, fortalecimento do nacionalismo, disputas coloniais.

9 – Qual o país que foi obrigado a sair da guerra antes de seu final?
R. A Rússia, pois devido sua participação no conflito com gastos crescentes, fez com que agravasse ainda mais a situação econômica de seu país levando a milhares de russos a total miséria, o que justificou o início de uma grande revolução social, política – Revolução russa.

10 – Que país entrou somente nos anos finais do conflito mais foi determinante para seu final ?
R. Os EUA, que entrou em 1917 aliando-se a Tríplice Entente, declarando guerra à Alemanha .

11- Qual o motivo que justificou este país decidir participar do conflito?
R. Por dificultar o livre transito das exportações americanas para a Europa, como também a ameça que sentia da tentativa da Alemanha de atrair o México como aliado, mediante a reconquistar as terras anteriormente perdidas para os Eua.
 
12 – O que foi o Tratado de Versalhes ?
R. O Tratado de Versalhes foi um tratado assinado em 1918 somente pelos países vencedores no qual estipulava as punições aos países perdedores. Este Tratado punia a Alemanha diremente como responsável e causadora do conflito, estipulando altas quantias de multa como compensação aos prejuizos dos países da Triplice Entente como também perda de terrritório entre outras coisas.
  1. – Estabeleça a relaçào da autonomia dos Estados Brasileiros e o modelo republicano.
  2. R. Pelo modelo republicano e federalista , os Estados puderam tomar para si uma série de decisões que em uma forma de governo centralista isso não ocorreria, como por exemplo a criação de imposto e a negociação com países estrangeiros sobre exportaçoes
  3. - Como ficou nosso modelo político a partir da proclamaçào de nossa república em 1891?
R . República Federalista Presidencialista

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial