domingo, 17 de março de 2013

8 ANO - QUESTIONÁRIO FILMES

QUESTIONÁRIO OLIVER TWIST
  1. Na época em que se passava o filme já existia luz elétrica? Cite momentos no filme nos quais podemos verificar isso. R Não a luz elétrica foi inventada em 1879 por Thomas Edison. No tempo em que se passa a história de Oliver utilizava-se somente velas e iluminação a óleo. Podemos verificar isso nos ambientes onde se passa a história, o orfanato, a casa onde Oliver ficou, na Cidade por onde Oliver circulava...

  1. Como eram alimentadas as crianças do orfanato no qual Oliver ficou? E os diretores?
  2. Para onde Oliver é enviado após chorar para não trabalhar com o limpador de chaminés?
  3. Após fugir deste local, Oliver caminha por dias a fim de chegar em algum lugar. Que. lugar era esse?
  4. Quem o ajudou antes de chegar ao seu destino?
  5. Descreva a cidade onde Oliver chega após a sua dura caminhada
  6. Quem o ajuda ao chegar a esta cidade e por quê?
  7. Como viviam os pobres nessa cidade?
  8. No caso do suposto furto do livro, Oliver teria sido duramente punido o livreiro não chegasse a tempo de inocentá-lo. Que. tipo de punição ele receberia? Caso o Que. Oliver foi acusado de Ter feito tivesse acontecido hoje, a punição seria a mesma?
  9. Na casa em que Oliver mora com os meninos, durante o tempo em que é mantido como prisioneiro, ele olhando pela vidraça, nas chaminês de alguns imóveis saem fumaças. Como podemos relacionar este episódio com algum dos assuntos que estudamos neste trimestre?
 
QUESTIONÁRIO O PATRIOTA

1 - O filme sobre que assunto?
R. O filme o Patriota trata sobre a guerra de Independência travada entre as Treze colônias americanas contra a sua Metrópole A Inglaterra

2 – Onde e quando ocorreu este conflito?
R. No território que é chamado hoje de EUA em 1776

3 – O filme gira em torno da familia de Benjamim um antigo militar que participou de antigas guerras ao lado de sua metrópole. Sua familia reside em uma fazenda na qual, os trabalhos são feitos pelos proprietários e também pelos escravos. que parte deste território adotava o trabalho escravo?
R. Na época o território era dividido em 13 colônias, mas somente as colônias que localizavam-se no Sul adotavam o trabalho escravo, as demais utilizavam mão de obra livre e geralmente os trabalhos eram feitos por membros da própria família.

4 – Por Que. os filhos de Benjamim desejavam tanto receber as correspondências?
R. Por que desejavam receber informações sobre a guerra para poderem se alistarem. Eles eram a favor de que ocorresse a guerra.

5 – Uma das correspondências os convidavam para para participarem de uma reunião em uma cidade próxima. Sobre o que as pessoas que participavam dessa reunião discutiam?
R. Nesta assembléia estava sendo discutido o futuro das Treze Colônias, se anunciavam o desejo de tornarem-se independentes ou não da Inglaterra, daí seriam obrigados a declarar a guerra já que a Inglaterra não aceitaria simplesmente perder sua colônia assim pacificamente.

6 – Quais eram suas reclamações em relação a sua metrópole?
R. Os constantes aumentos de impostos estabelecidos pela Inglaterra a fim de conseguirem sanar suas dívidas. Como também a intervenção que a Inglaterra começou a fazer em relação ao comércio das colônias com os demais países.

7 – Qual era a solução do Capitão Benjamim para Que. não houvesse a guerra?
R. A solução para Benjamim que não desejava que a guerra ocorresse pois sabia que caso ocorresse seria no solo americano atingindo diversas familias como atingiu, seria tentar novamente acordos com a metrópole, o que na verdade já havia sido tentado sem resultado.

8 – Durante a guerra havia os militares de uniforme azul e uniforme vermelho. Quem eram os de azul e os de vermelho?
R. Os de uniforme azul os americanos e os de vermelho os ingleses

9 – Em que território aconteceu a guerra?
R. No território americano, a parte que compreendia as treze colônias

10 – Que exército foi o vencedor?
R. O exército vencedor foi o americano com a ajuda do exército Francês. A França por ser um país inimigo da Inglaterra, aproveitou para apoiar o movimento de emanicipação da colônia americana.

11 – O que aconteceu após a vitória?
R. Ao final da guerra foi produzido um texto que tratava sobre a declaração da Independência influenciada pelas ideias de John Locke,que tratava sobre a igualdade dos homens e dos direitos inalienáveis - vida, liberdade e felicidade. A forma de governo escolhida foi o republicano

QUESTIONÁRIO - Tempos modernos
1 – O filme está relacionado com que. assunto que estudamos nesse trimestre?
R. Trata-se da nova forma de produção adotada pelos capitalistas. A relação é com o assunto da revolução industrial

2 – Por quê?
R. Por Que. o filme passa a maior parte dentro de uma fábrica mostrando a rotina dos funcionários. Apesar de se tratar de produção industrial, dá para perceber que é num tempo posterior ao que estamos estudando pois o material da fábrica é mais moderno, a fábrica é clara e limpa e tem muitos equipamentos que parecem serem eletrônicos.


3 – Voce acha que este filme é somente uma comédia ou apresenta uma crítica ?
R. O filme apresenta uma crítica em relação aquela sociedade, os valores, o modo de produzir não levando em consideração as necessidades humanas, tentando transformar o homem em máquina produtora

4 – Sendo uma crítica é sobre o quê?
R. A crítica é sobre o desejo de lucro desmedido do capitalista que quer transformar o homem em máquina para lucrar mais e mais.

5 – E como podemos perceber esta crítica durante o filme ( em que cenas?)
R. Principalmente quando o proprietário dá ordens ao chefe do setor Que. aumente a velocidade das esteiras das máquinas fazendo com Que. os homens trabalhem como peças também automáticas. Ou quando oferecem uma nova forma de almoçar e continuar fazendo suas atividades. Ou quando os empregados estão sendo observados no banheiro...

6 – O que o chefe desejava ao dar ordens ao rapaz fortão sem camisa?
R. aumentar a velocidade da máquina para Que. as atividades pudessem serem realizadas com mais velocidade

7 – O que produzia aquela fábrica?
R. Provavelmente carros e também outras máquinas.

8 – Em razão do que. a fábrica produz, o tipo de energia utilizada, os transportes que existem nas ruas, podemos associar que trata-se do mesmo momento que estudamos no capítulo de nossa apostila?
R. Não, provavelmente trata-se do século XX no filme. No capítulo de nosso livro estamos estudando o início da revolução industrial quando a energia das máquinas era o carvão para produzir o vapor, ainda não tínhamos computador, energia elétrica, veículos o que. vemos nas ruas do filme, provavelmente Inglaterra

9 – O que acontece com Chaplin que não consegue se adaptar ao trabalho?
R. Ele enloquece e torna-se uma espécie de marginal, a margem da sociedade trabalhadora


10 – O que o dono da fábrica pretende ao introduzir o aparelho para o almoço dos funcionários?
R. Ganhar tempo. Fazer com que os empregados não parem de trabalhar em nenhum momento, assim aumentar seus lucros

11 – Após Chaplin passar um tempo internado, ele encontra diversas pessoas na rua. O que eles faziam?
R. Protestavam. Provavelmente por direitos trabalhista




MORTE AO REI

1 – Quais eram os dois grupos que se enfrentaram na guerra que durou os 3 anos a qual Oliver e o general participaram? R. Os dois grupos que se enfrentavam eram o exército do rei e o exército do Parlamento. Ou ainda anglicanos x puritanos, ou alta nobreza e pequena nobreza rural. Ou ainda, Cabeças redondas e Cavaleiros


2 – Lutavam contra o que.?
R. lutavam contra o poder ilimitado do rei. Mas o que estava em jogo era o poder político

3 – O que pretendia o grupo de Oliver?
R. Fazer com que o rei passasse a obedecer a Carta Magna. Nao poderia criar novos impostos ou convocar seu exército sem a aprovação do Parlamento. Em resumo, o rei deveria ter seus poder limitado em relação ao Parlmento.

4 – Quem era Oliver?
R. Oliver foi um militar e parlamentar - deputado que mais tarde ocupou o cargo de Lord Protector , fundando a República Inglesa. Criou os atos de navegação que trouxe um grande desenvolvimento econômico a Inglaterra. Participou da decapitação do Rei Carlos X e governou de forma despótica a Inglaterra durante 5 anos.  Pertencia a uma família simples, provavelmente de origem camponesa

5 – Por que seus hábitos eram tão rígidos, isso tinha algo a ver com sua religião?
R. Sim. Oliver era um puritano, por isso, acreditava na predestinação feito por Deus aos homens. Era um homem de hábitos simples e rigidos que observamos no filme pela sua casa simples, a família trabalhando no campo, a comida servida também simples


6 – Em que ano se passa o filme?
R. O ano é de 1645 e a guerra se encerra em 1647

7 – O constava no Tratado que queriam que o rei asssinasse?
R. O tratado tratava sobre os assuntos os quais o rei deveria respeitar. A limitação de seu poder, o respeito a Magna Carta.

8 – Por que o rei não queria assiná-lo?
R. Por que assim ele estaria submetido ao Parlamento e ele queria governar de forma despótica

9- Que poder tinha o Parlamento naquele momento?

R. O poder do Parlamento era o de limitar o Poder do rei desde que os membros que compunham estivessem de acordo. A questão é que havia interesses bastantes diversos lá dentro.

10 – Por que o pai da esposa do general Thomas critica seu genro?
R. Ele critica o genro pois ele fazia parte da nobreza que era beneficiada pela rei. Portanto, uma vez que o rei perdesse o poder, sua classe seria prejudicada. Ele criticava principalmente o genro estar associado a Oliver que não era de sua classe social
  1. Por que decidiram decapitar o rei?
R. Decapitaram pois além do rei nao concordar em assinar o tratado que limitava seu poder, foi descoberto um acordo entreo rei e alguns membros comprados do Parlamento. Houve uma espécie de desfalque no tesouro do reino.
  1. O que Oliver tornou-se após a morte do rei?
Um Lorde Protector, porém na prática um tirano.
 

10 Comentários:

Às 6 de abril de 2017 às 15:44 , Blogger Unknown disse...

onde estão as respostas do questionario ?

 
Às 15 de maio de 2017 às 13:05 , Blogger Unknown disse...

Cade as respostas do filme de Oliver ?

 
Às 22 de junho de 2017 às 12:13 , Blogger Unknown disse...

só falto as respostas do OLIVER TWIST

 
Às 31 de agosto de 2017 às 10:18 , Blogger Unknown disse...

Alguem sabe as resposta

 
Às 18 de setembro de 2017 às 05:24 , Blogger Unknown disse...

cade a resposta ?

 
Às 7 de junho de 2018 às 10:30 , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 20 de agosto de 2018 às 14:21 , Blogger Unknown disse...

Cade as respostas?

 
Às 28 de maio de 2019 às 08:58 , Blogger Unknown disse...

Cadê as respostas pô

 
Às 30 de maio de 2019 às 21:26 , Blogger Unknown disse...

Pfv passa as respostas ;-;

 
Às 18 de abril de 2022 às 15:16 , Blogger Unknown disse...

Simm mani

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial