segunda-feira, 26 de agosto de 2013

9 ANO - REVISÃO PROVA COM GABARITO

9 ANO – REVISÃO TRIMESTRAL 1 – Explique o que foi a Revolução Constitucionalista, onde, quando e por quê ocorreu R. A chamada Revolução Constitucionalista, ocorreu em São Paulo em 1932 . No Estado de São Paulo, era grande a insatisfação com o governo provisório de Vargas. Os paulistas esperavam a convocação de eleições , mas dois anos se passaram e o governo provisório se mantinha. Os fazendeiros paulistas, que tinham perdido o poder após a revolução de 1930, eram os mais insatisfeitos, encabeçaram uma forte oposição ao governo Vargas.Houve também grande participação de estudantes universitários, comerciários e profissionais liberais. As principais reinvindicações eram: elaboração de uma nova Constituição, convocação de eleiçoes para presidente, a saída do interventor imposto por Getúlio que desagradava aos paulistas e a nomeação de um novo interventor paulista. A insatisfação paulista foi resolvida após o governo central vencer com suas tropas a batalha paulista, convocar a data para o início da elaboração da Constituição e nomear um novo interventor. 2 – O que denominamos como Era Vargas R A Era Vargas é o nome que se dá ao período em no qual Getúlio Vargas governou o país durante 15 anos – 1930 a 1945, dividido em governo provisório, Governo Constitucional, Estado Novo. O Estado Novo, foi o período mais autoritário de seu governo, e podemos marcar como principais acontecimentos deste período, o fechamento do Congresso, a imposição de uma nova Constituição de tendência fascista, o reforço da propaganda anti comunista, a aproximação com países como Itália e Alemanha, repressào a atividade política e censura aos meios de comunicação. Também é deste período a criação da CLT, o Ministério do Trabalho. Em todo o seu governo, Vargas adotou políticas econômica de carater nacionalista. 3 – Cite as principais características do chamado Estado Novo e por quê consideramos um período autoritário? R. O Estado Novo foi implantado por Vargas sob a justificativa de conter uma ameaça de golpe comunista no Brasil.Para dar ao regime uma aparencia legal, Getúlio redigiu uma nova Constituição inspirada por itens das constituiçoes facistas italianas e polonesas. Criou mecanismos de controle como o DIP responsável por controlar os meios de comunicação e propagandear uma imagem positiva do governo,controle dos sindicatos, perseguição aos comunistas e proibição de partidos de esquerda, criou um conjunto de leis paternalistas. Podemos assim resumir, como autoritário/ditatorial, populista. 4 – Como podemos relacionar a crise de 1929 com o surgimento de governos totalitários na Europa? R. A crise de 1929 iniciada nos EUA com a quebra da bolsa de Nova Iorque e que se espalhou pelo mundo inteiro, foi uma crise da economia liberal. Houve a partir daí uma desconfiança principalmente onde a crise se fez mais aguda e que o povo já sofria devido as consequências da primeira guerra mundial, na resolução dessas crises pelos mecanismo democráticos até então existentes. Discursos reacionários de carater ultranacionalistas, racistas e anti comunistas ganharam força em alguns países europeus nos quais representantes destas ideias conseguiram chegar ao poder e implantar governos de carater totalitários. Podemos assim relacionar a descrença na resolução dos problemas de ordem social como causa na crença da resolução dos problemas em governos que se fizessem mais presente na intervenção da economia principalmente. 5 – Podemos considerar como sinômimos governos autoritário e totalitários? Quais as principais características dos governos totalitários surgidos na Eurpoa? R. Não podemos considerar estes conceitos como sinômimos. Podemos classificar como países que adotaram sistemas totalitários, a Itália, Alemanha, Rússia e autoritários, muitos países da América Latina, inclusive o Brasil. Um sistema totalitário se diferencia por uma centralização rígida de poder, enquanto um sistema autoritário ainda assegura certo pluralismo, mesmo que limitado; um sistema totalitário tem por base uma ideologia exclusiva, enquanto um sistema autoritário se fundamenta numa postura tradicional não-conformada rigidamente; o um sistema totalitário força a mobilização das massas através de mecanismos de integração e de persuasão, um sistema autoritário renuncia a uma participação dirigida das massas, satisfazendo-se com a apatia política geral. As principais características dos sistemas autoritários surgidos na Europa são: Culto a figura do governante, um ultra nacionalismo, racismo, anti comunismo, a instituição da política secreta, controle de todas as atividades pelo Estado, negação da pluralidade de pensamento, partido único, expansionismo, censura aos meios de comunicação, ênfase no poder militar. 6 – A política de segregação racional nos EUA durou até a metade da década de 60. Como podemos afirmar que os EUA no combate ao solicialismo, utilizava um discurso contraditório? R. Era contraditório pois uma das principais críticas dos EUA aos países socialistas/comunistas era a falta de democracia, existente nestes países. A questão é que a Democracia deve ocorrer em todos os campos da vida humana e não somente na questão econômica. E nos EUA, o primordial direito, que é o direito a igualdade não existia já que segregava a população negra aos direitos de trabalho, bem estar, entre outros. 7 – Explique o que foi o Plano Marshall R. O Plano Marshall, foi um plano desenvolvido nos EUA a fim de ajudar a reconstrução dos países europeus que sofreram com os bombardeios ocorridos na durante a 2a guerra mundial. Este plano deve ser entendido dentro do contexto da guerra Fria, pois tinha como objetivo a hegemonia dos EUA, logo, o modelo capitalista. Assim conseguiria neutralizar a influência socialista na Europa exercida pela URSS. Esse plano foi responsável pela recuperação de muitos paíes europeus e assegurou assim o fortalecimento do capitalismo 8 – Explique o que foi a Doutrina Truman R . A Doutrina Trumam foi o nome dado a política externa americana implantada no governo de Truman, que tinha como intenção impedir a expansão do socialismo. O plano Marshall faz parte dessa doutrina. 9 – Explique o que foi o Macarthismo R Nome dado às ações de perseguição, julgamento e prisão de pessoas adeptas ou simpatizantes do comunismo, promovidas pelo Comitê de Atividades Antiamericanas, criado em 1945 pelo Congresso dos EUA. 10- Explique o que foi a OTAN R . Aliança militar de países capitalistas criada em 1949 11- Por que em determinado momento da chamada Guerra Fria, a URSS resolveu construir um muro dividindo a cidade de Berlim ? R. Devido ao grande número de profissionais especializados que fugiam para a parte capitalista, como também para demarcar a real divisão das ideologias existentes. 12 – Explique o que foi na história do Brasil os termos em destaque e em que governo os mesmos prevaleceram: - plano de metas – Programa de industrialização e modernização levado ao cabo pelo presidente Juscelino Kubstschek tinha como objetivo desenvolver o país em áreas que ele considerava prioritárias. Era uma meta ambiciosa cujo lema era 50 anos em 5 - reforma de base – Nome dado por Joao Goulart às reformas propostas por sua equipe que incluiam os setores da educação, fiscal, político e agrário - nacionalismo - Ideologia política que orientava o desenvolvimento econômico com a forte intervenção do Estado na economia, pela defesa do capital nacional e restrições ao capital estrangeiro. Foi adotado no Governo Getúlio Vargas - populismo - Estilo de política em que a força eleitoral e o poder político se concentravam mais na pessoa do líder carismático e menos no partido político. Exemplos, os governos do período chamado democrático, como também o primeiro governo Vargas. 13 – Como os EUA na década de 50/60 se posicionou em relação aos governos nacionalistas da América do Sul que tentaram adotar programas de reformas sociais de carater popular ? R. Houve uma forte intervenção na América Latina a fim de ‘’evitar o perigo vermelho’’. Desta forma, em todos os governos que tendiam a um modelo mais populista e nacionalistas houve pressão e até mesmo ajudas financeiras e ‘’técnicas/operacionais’’ a fim de derrubá-los, exemplo o governo Goulart. 14 – Explique por quê em determinado momento de nossa história 46/64 , o chamado período democrático, foi adotado o regime parlamentarista. Este regime permaneceu ? Caso contrario, como isso foi resolvido? R. O regime Parlamentarismo adotado no chamado período democrático em 1961, teve como intenção neutralizar o poder do presidente João Goulart que assumiu a presidência após a renuncia de Janio Quadros. Acusado de Ter tendências comunistas e que por isso iria dar um golpe de Estado, fações militares com algumas alas congressistas impuserem este modelo de governo que chegou ao fim a partir de um plebiscito popular, no qual venceu o regime presidencialista, quando foi restituído o poder a Joao Goulart. 15- Cite os principais fatos ocorridos nos seguintes governos: - Janio Quadros - Renunciou o governo após alguns meses de mandato, proibiu o biquini, briga de galo e teve uma aproximação maior com Cuba e URSS através da política diplomática - Eurico Gaspar Dutra - Primeiro presidente após o governo ditatorial de de Getúlio Vargas. Proibiu o PCB, proibiu greves - Juscelino Kubstchek - Durante seu governo conseguiu desenvolver nossa industria de bens duráveis: automóveis, eletrodomésticos. Conseguimos modernizar em parte nosso país - João Goulart - Não completou seu mandato, houve um golpe que o depôs de seu cargo, quis implantar as reformas de base - Getúlio Vargas (2 mandato período democrático) Reponsável pela criação da Petrobrás em 1953

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial