domingo, 20 de outubro de 2013

8 ANO - REVISÃO TESTE TRIMESTRAL - GABARITO

REVISÃO TESTE 8 ANO

1 - Sobre a Guarda Nacional responda:

Quando e por quê foi criada?

R. A Guarda Nacional , criada em 1831, era uma milícia composta por indivíduos que possuíam uma renda relativamente alta. Foi criada a fim de defender os interesses dos latifundiários e donos de escravos contra qualquer agitação social que pusesse em risco seus interesses

Como podemos afirmar que a composição da Guarda Nacional refletia a estrutura da sociedade da época?

R. Refletia a estrutura social da época, pois para participar da mesma era necesssário a comprovação de uma renda relativamente alta, principalmente os postos mais altos e tinha como interesse proteger a elite colonial

2- Sobre as Rebeliões ocorridas durante o Período Regencial responda:

As regiòes do País onde ocorreram.

R. Durante o período colonial tivemos as seguintes rebeliões: Cabanagem no Pará, Balaiada Maranhão, Sabinada na Bahia, e Revolta dos Malês na Bahia, Farroupilha – Rio Grande do Sul e Santa Catarina- Regiões - Norte, Nordeste e Sul

O que seus participantes reivindicavam

R. Maior autonomia nas províncias, diminuição dos impostos, direito a liberdade ( especialmente a dos Males.)

Qual o risco destas rebeliões para o Brasil?

R. O maior risco em relação as rebeliões era desintegraçào do território brasileiro como ocorreu com a américa espanhola.

Como o golpe da maioridade está relacionada a estas rebeliões

R. Devido a intensa crítica dos governantes provinciais/ população, o golpe foi realizada na intenção de que o governo de D. Pedro pudesse representar de fato a legitimidade do governo que acabava sendo contestado pelos brasileiros em relação ao governo regencial

O nome que estas rebeliões receberam

R. Revoltas regenciais

Que classes sociais compunham estes movimentos ?

R. Várias classes sociais participaram desses movimentos, como grandes proprietários no sul – Farroupilha e Sabina, porém um grande número de pessoas pobres e escravos, como o caso dos Males e Balaiada.

 

 

3 – Por que houve um grande movimento a fim de que D. Pedro assumisse o trono antes do ‘’tempo previsto’’? Como foi chamado a ‘’estratégia’’ utlizada a fim de que D. Pedro assumisse o governo?

R. Pois havia por parte dos partidos políticos um grande temor de que o governo perdesse completamente o controle da situação política e o domínio territorial da nação, que vinha sendo ameçado pelas diversas rebeliões que eclodiam em diversas partes do território, algumas com reinvindicações republicanas e abolicionistas. Sendo seus membros pertencentes a classe social que dependia da estrutura monárquica que havia mantido a escravatura no país, o maior risco era deles. Por isso, foi resolvido que D. Pedro assumiria o poder mesmo sem a idade prevista pela Constituição de 1824 – Assim esta estratégia recebeu o nome de Golpe da Maioridade.

4 – Como funcionava o Parlamentarismo durante o 2 reinado?

R. Inaugura do em 1847, esta forma de governo ficou conhecido como parlamentarismo às avessas, pois, ao contrário do que ocorria em outros lugares, aqui era o imperador quem nomeava o primeiro-ministro e não o Parlamento. Sendo assim quem governava de fato era o imperador utilizando o Poder Moderador a fim de legitimar sua atuação.

5 – Quais as revoltas ocorridas durante o 2 reinado e como D. Pedro tratou-as?

R. D. Pedro ao assumir negociar com os revoltosos principalmente os participantes da Farroupilha concedendo uma série reinvindicações feitas pelos revoltosos como também teve que interceder na Revolução Praeira, ocorrida na Provincía de Pernambuco – que trouxe como principais reinvindicações a abolição da escravatura ou voto universal. Este movimento foi duramente sufocado.

6 – Como D. Pedro tratava as oposições surgidas no Congresso durante o seu governo?

R. Era comum trocar os integrantes dos gabinetes, porém tornou-se um hábito comum deixar que os dois partidos políticos – liberal e conservador- participassem de seu governo assim podendo governar sem real oposição. Era clarro que de diferente entre os dois partidos não havia nada exceto o nome. Ambos tinham os mesmos interesses. Manter o país escravista e a maioria da população longe da possibilidade de intervenção no governo.

7 – Qual o grupo político que organizou e levou a frente o chamado golpe da maioridade?

R. O grupo político foi o Liberal que pretendia entre outras coisas ocupar o poder que naquele momento estava nas mãos do partido conservador, assim terminar o governo das regências

8 – Qual o ponto comum existentes nas revoltas ocorridas durante o período Regencial e 2 reinado?

R. Maior autonomia provincial, menores impostos, como também pediam o governo de D. Pedro – sua emancipação da maioridade.

9 – Qual o principal motivo que justifica o início das revoltas provindiciais principalmente durante o governo da regência?
R. ) Disputas políticas entre as elites e as condições de pobreza da maior parte dos brasileiros.



10 – Sobre a Gurerra do Paraguai responda:
Por que ocorreu . R A guerra ocorreu devido a interesses de alguns países a região do Prata. Seu início se deu quando o Paraguai, interessado em conseguir uma saída pelo mar Atlântico para realizar seus negócios comerciais, invadiu território do Brasil e Argentina.


Os países que participaram do conflito – Os países participantes do conflito foram: Paraguai x Brasil, Argentina e Uruguai

11- O que foi a lei de terras

R. A lei de terras foi um lei criada no Brasil em 1850 e que estabeleceu que a terra só poderia a partir de então, ser obtida por meio da compra, em leilão público e com pagamento a vista. Como o o preço mínimo era alto, tornava assim difícil a compra por pessoas de poucas posses, como imigrantes e ex-escravos. Assim, sem poderem se tornar proprietários, esses trabalhadores se converteriam em mão de obra barata nas grandes fazendas.
 
12 – O que foi a Lei Eusébio de Queiroz e como podemos associá-la ao movimento emigratório brasileiro?


R. A Lei Eusébio de Queiroz foi uma lei criada em 1850 que proíbiu o tráfico de escravos para o Brasil. Esta lei foi criada devido a inumeras pressões exercidas pelo governo Britânico a fim de que a escravidão fosse extinta no Brasil. O Brasil já havia assinado junto a Inglaterra um compromisso de extinguir aos poucos a escravidão, fato que não estava cumprindo. Em represália a Inglaterra passou a interceptar os navios brasileiros que vinham da África com este tipo de carga. A carga era libertada e os navios apreendidos. Assim o prejuízo já estava grande e o Brasil viu-se obrigada a criar esta lei. A proibição está diretamente relacionada com o movimento imigratório, pois prevendo a futura falta dessa mão de obra, muitos donos de engenhos começaram a contratar imigrantes para trabalhar em suas fazendas por acreditavam que estes trabalhadores seriam melhores que ex escravos









 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial