domingo, 20 de outubro de 2013

9 ANO - REVISAO TESTE TRIMESTRE - gabarito

REVISÃO 9 ANO

1 – Que medidas foram tomadas pelos militares brasileiros quando assumiram o poder em 1964 a fim de impedir questionamenos às suas decisões?

R. Ao assumirem o poder em 1964, os militares revogaram a Constituiçào de 1946 e limitaram as ações do Congresso Nacional para impedir qualquer questionamento às suas decisões.

2 – Quais os dois únicos partidos políticos que foram permitidos a existência após o golpe militar no país e quais suas características? Por que foi permitido a existência de 2 partidos e não somente a de um ?

R. Os únicos partidos políticos permitidos após o golpe militar foram Arena (partido do Governo) e MDB ( ‘’oposição’’) . Havia uma preocupação por parte dos militares em mostrar para o povo que o regime era legítimo e que tudo corria dentro de uma normalidade, inclusive democrática, por isso a existência de dois partidos passava a falsa crença de que o regime no poder sofria uma oposição pelo partido que não era o partido do governo. O que não era real pois apesar do MDB em tese ser um Partido de esquerda, na prática, os políticos mais radicais haviam tido seus mandatos cassados e foram afastados , e os que permaneceram não faziam oposição ao governo.

3 - O que foi o AI 5 ?

R . O AI5 , foi o 5 Decreto criado durante a ditadura militar, e entre todos os outros criados este foi o mais autoritário e limitador. Este dava pleno poder ao órgão excecutivo federal para cassar mandatos e direitos individuais, fechar o Congresso e prender qualquer pessoa, mesmo sem decisão judicial.

4 – Descreva as características dos líderes populistas. Em que continente/s este tipo de liderença mais comum?

R. Os lideres populistas tinham como características comuns a forma de governo centralizada, reformistas, carismáticos e autoritários. Este tipo de liderança foi comum em alguns países da América Latina, principalmente a partir dos anos 30.

5 – O que foi a Política do ‘’big stick’’ , como e por que foi utizada?

R. A política do Big Stikc, está relacionada ao projeto estaduniense de expansao de suas áreas de influência na América Latina no pós guerra/guerra fria. Esta política estava apoiada na ideia do Destino Manifesto (Pensamento que expressa a crença de que o povo dos EUA é eleito por Deus para civilizar a América, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade divina) e a Doutrina Mooroe ( A América para o americanos). Este política foi utlizada a fim de expandir a influência poderosa dos EUA aos países latinos americanos durante a guerra fria, intervindo na escolha de governantes e ajudando a vários golpes militares que colocaram governos militares no poder que compactuavam com os interesses  econômicos daquele país.

6 - Desecreva as principais características dos governos existentes no Brasil no período de 64/85 e no período de 85 até nossos dias atuais. Qual a momenclatura que a historiografia costuma dar a estes dois períodos da História brasileira?

R. Os governos existentes no Brasil no Período de 64/85 foram governos militares, governando a partir de um golpe de estado, desrespeitando a Constituição, direitos civis, negando a liberdade de imprensa, expressão de pensamento e o direito de ir e vir.

O período de 85 é o período no qual a democracia foi restabelecida. Passamos a Ter o direito de escolha de nossos representantes políticos, a liberdade de imprensa e pensamento,  de crítica e reinvindicação, como também a certeza do direito de buscarmos reparações a atos de tortura. Chamamos o primeiro período de Ditadura militar e o segundo período de Nova República.

7 – O que foi o ‘’Movimento das Diretas já? Em que periodo da história do nosso país ele ocorreu e qual foi sua importância para tipo de ‘’experiência política’’que temos hoje?

R. O movimento Diretas Já foi um dos maiores movimentos populares ocorridos no Brasil. Em 1983 a populaçào teve a coragem de sair às ruas de todo o Brasil, clamando pelo direito as eleições diretas para presidente da República. Este movimento aconteceu ainda durante a passagem do regime militar para o civil e foi de grande importância a fim de demonstrar a insatisfação com o estado de coisas. Desta maneira, em 1985 tivemos nossa primeira eleição, mesmo que indireta, elegeu-se um candidato civil de escolha do partido da oposiçào.

8 – Explique o slogan ‘’ Brasil, Ame-o ou deixe-o’’. Em que período ocorreu e com que intenção foi criado

R. O slogan acima retrata um dos períodos mais autoritários de nossa história, o regime militar, no perído chamado anos de chumbo. Como os governantes deste período queriam demonstrar a normalidade em nosso país, estes slogans eram criados a fim de mandar um recado para os opositores do regime. Também foi nesse período que vivemos o chamado milagre econômico brasileiro- que só favoreceu a classe já sempre tão favorecida- os que criticavam o regime eram marcado como ‘’traídores do país’’ por isso, deveriam deixá-lo por bem ou por mal, como foi o caso de centenas de pessoas exíladas em inumeros países.

9 – Explieque o que foi o ‘’Milagre econômico brasileiro’’ relacionando-o com a frase acima

R. O milagre econômico brasileiro, foi o período na nossa história, durante o regime militar, a partir de 1968 a 75 mais ou menos, que em decorrência de empréstimos estrangeiros, criação de grandes obras, estabelecimento de industrias multinacionais em nosso território, como também conseguindo ganharmos a copa de 70, acreditamos que vivíamos anos de glória. Infelizmente isso não durou muito tempo, depois da chamada crise do petróleo, entramos num brutal recessão, com inflaçào alta e um enorme desemprego e só saímos nos finais dos anos 90.



10 – Descreva a experiência socialista vivida por um país da América Latina na década de 70 e terminada por um golpe militar

R. O país em questão foi o Chile, no governo de Salvador Allende que foi retirado do poder a partir de um brutal golpe de Estado, subvencionado pelos EUA.

11 - Quem foi o primeiro presidente civil brasileiro que marcou o fim da ditadura militar ? Como foi eleito e que importante fato ocorreu em seu governo?

R. O primeiro presidente eleito por voto indireto em 1985 foi Tancredo Neves, porém não conseguiu tomar posse pois veio a falecer em decorrência de doença. Jose Sarney tomou posse em seu lugar e foi responsável por convocar a Constituinte que formulou a Constituição que está em vigor até hoje e que é nomeada como A Constituição Cidadà pois ampliou o direito de voto ao analfabeto entre outras importantes determinações e direitos sociais.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial