sábado, 29 de setembro de 2012

7 ano - QUESTIONÁRIO REVISAO TESTE - gabarito

7 ANO - QUESTIONÁRIO REVISÃO TESTE 03/10
1 – O que era capitania hereditária e como eram chamados seus ‘’proprietários"
R. A capitania hereditária foi como foi chamado a divisão do território brasileiro feito pela metrópole portuguesa em 13 grandes extensões de terras com o objetivo de ocupar e colonizar este território a fim de evitar a ocupação por estrangeiros. Os propritários que não eram bem propritários pois Portugal continuava sendo o dono das terras, que as concedia para ocupação e distribuição aos capitães donatários ou simplesmente donatários
2 – Que sistema de governo foi implantado após as capitanias hereditárias e por quê?
R. O sistema implantado foi o Governo Geral, porque o projeto das capitanias hereditárias não deu certo.
3 – Quem foi o primeiro governador geral e em que ano ele chegou no Brasil?
R. O primeiro governador geral foi Tomé de Sousa e ele chegou ao Brasil em 1549
4 – Que cargos foram criados chamados burocráticos para ajudar o governador a administrar a colônia?
R. Foram criados cargos burocráticos a fim de auxiliar o governador a administrar a colônia com uma maior centralização, foram eles: ouvidor-mor (justiça), provedor-mor(responsável pelos negócios da fazenda),capitão-mor(funções defensivas), alcaide-mor(chefe de milícias)
5 – Cite as instalações existentes em um engenho
R. As instações eram: a moenda, a caldeira, casa de purgar, estrebaria, forja, a senzala, a casa grande, a capela, o canavial, a horta.
6 – Como era a sociedade patriarcal na época do Brasil colônia?
R. A sociedade patriarcal estava sob o comando do senhor de engenho, autoridade máxima, á qual se submetiam a esposa, os filhos, os genros, noras, irmãos, parentes pobre e afilhados. O senhor do engenho era a autoridade máxima as vezes não somente da sua fazenda como também da região em torno do engenho.
7 – Quais eram as bases jurídicas do sistema de capitanias hereditárias ? ( os documentos que legitimavam a administração do donatário)
R. A carta de doação e a carta de foral, concedidas ao donátario pelo rei português quando este era escolhido pelo mesmo para vir ao Brasil ocupar sua capitania. Nestes documentos constavam toda a obrigação e direitos que os donátarios possuiam sobre a terra e seus subordinados.
8 – Descreva a forma como eram chamados os escravos, considerando seu conhecimento e utilidade ao seu senhor
R. Os escravos eram denominados de: Boçal – quando não conheciam a língua local logo que chegavam da África, Ladino – aquele já adaptado e conhecedor do idioma e costumes, escravo de ganho – aquele que após o dia de trabalho poderia exercer seu ofício na rua e ganhar com isso um dinheiro que guardava para comprar sua alforria, escravo de alguel – que era alugado para um outro senhor para exercer algum ofício, trazendo lucro para o proprietário
9 - O que foi o absolutismo real e como o poder do rei foi justificado ?
R. O absolutismo real foi um forma de governar dos reis a partir do século XVI, na qual o rei exercia um poder ilimitado . Este poder foi justificado através de teorias que foram criadas chamadas contratualistas e divinas. A contratualista justificava a necessidade do governo do rei para poder intervir nas relações conflituosas súditos e a do direito divino justificava o poder do rei recebido diretamente por Deus por ser este um representante de seu poder na terra.
10 – Cite as principais formas de resistências dos escravos no período colonial
R. As principais formas de resistências foram: o aborto, a fuga, e até mesmo o assassinato do senhor por seu escravo.
 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial