sábado, 22 de setembro de 2012

9 ano - Gabarito regime militar

Questionário – período militar
1 – Descreva ou explique o episódio que ocorreu em abril de 1964 no Brasil que chamamos de Gole Militar
R. Em abril de 1964, a força armada brasileira no desvio de suas funções invadiu o Congresso e se autoproclamou defensora da Constituição brasileira, impedindo o presidente eleito a continuar o seu mandato presidencial. A isto chamamos de golpe . Golpe Ataque destinado a provocar um efeito sobre um adversário ou simplesmente para causar dano a um oponente. No plano Estado, consiste numa derrubada ilegal de um governo constitucionalmente legítimo .
Os golpes de estado podem ser violentos ou não, e podem corresponder aos interesses da maioria ou de uma minoria, embora este tipo de ação normalmente só triunfe quando tem apoio popular (embora muitos golpes tenham triunfado graças à aquiescência política da maioria da populaçãoA expressão Golpe de Estado foi criada para designar a tomada de poder por vias excepcionais, à força, geralmente com apoio militar ou de forças de segurança.
2 – Por que ele ocorreu?
R. O golpe ocorreu pois o acreditava-se que o governo de João Goulart, devido as reformas que desejava realizar no plano econômico e social desejava adotar como regime de governo o comunismo no Brasil. As forças armadas tomaram o poder com o discurso de estarem defendendo a Constituição brasileira e a democracia.
3 – Qual foi a primeira medida tomada pelos representantes do poder logo após o golpe?
R. A primeira medida foi a edição do primeiro Ato Institucional, o primeiro de muitos, que suspendeu as garantias constitucionais , estabeleceu eleições indiretas e atribuiu ao executivo o direito de cassar mandatos políticos e decretar estado de sítido sem consultar o Congresso Nacional
4- O que foram os Atos Institucionais e por que eles foram criados?
R. Os Atos Instituicionais foram decretos criados durante o regime militar de 64, validados sem a aprovação do órgão legislativo, ou seja, o presidente determinava a validação de uma lei que não era discutida por deputados e senadores que pudessem vetá-la ou reformá-la. Assim, os Atos Institucionais eram criados para legimitar a atuação do regime militar aos olhos da nação como uma forma democrática, mascarando de fato o que estava acontecendo.
5- Como a sociedade se posicionou em relação ao golpe a partir de 1967?
R. A sociedade civil passou a contestar de forma mais expressiva através de passeatas o descontentamento da permanência dos militares no poder. Grupos paramilitares, surgindo organizações de revolucinários no qual participavam em sua grande maioria estudantes da classe média, militares descontentes com o regime. Estes grupos realizavam ações chamadas terroristas, como o rapto de autoridades visando a troca de prisioneiros das forças armadas, assaltos a bancos a fim de financiar suas ações. O Ato Instituicional de 1968 incentivou a muitos descontentes com o regime a tomarem parte nesses movimentos.
6- Como o governo de Costa e Silva respondeu as reinvindicações da sociedade em 67?
R. Decretou o Ato Institucional número 5
7 – O que determinava o AI 5?
R. Este Ato ficou conhecido como o golpe dentro do golpe, pois permitia o presidente estabelecer o recesso do Congresso Nacional de qualquer outro órgão legislativo em esfera estadual e municipal, cassar mandatos e suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos. Podia também ser realizado o confisco dos bens daqueles que fossem incriminados por corrupção, suspendia as garantias individuais ao permitir que o Habeas corpus perdesse sua aplicação legal.
8 – Que presidente do período militar foi considerado o mais repressivo e por quê?
R. O presidente do período militar considerado o mais repressivo foi o governo de Emílio Médici pois foi no seu governo intensificou a repressão à luta armada como também a censura aos jornais, revistas, teatro, cinema
9 – O que ficou considerado como o milagre econômico durante o governo militar?
R. O milagre econômico foi um período de prosperidade econômica brasileira ocorrida durante o governo militar na década de 70, também conhecido como anos de chumbo. Paradoxalmente houve neste período uma grande concentração de renda e aumento da pobreza. Tivemos grandes obras realizadas no pais e por isso instaurou-se um pensamento ufanista de ‘’Brasil potência’’. No futebol fomos campeão, o que ajudou consolidar este pensamento.
10 – Qual a diferença entre os governos pré 64 e pós 64?
R. A principal diferenças entre estes governos está no plano político. Nos governos pré 64 todos eram constitucionais, ou seja, defenderam os princípios existentes na nossa última Constituição a de 1946, respeitando o tempo de mandato e a forma da escolha do representante do povo. No pós 64 até 1985, eles não foram escolhidos pelo povo, mais sim impostos pois eram eleitos entre si por votação indireta não respeitando nossa Constituição.
11 – Em qual governo iniciou-se a chamada abertura lenta e gradual e o que isso queria dizer?
R. No Governo do General Ernesto Geisel. Isso quer dizer que começou a se organizar o país para voltar a constitucionalidade, ou seja Ter o presidente escolhido numa eleição disputando entre vários candidatos de diversos partidos políticos com ideias e programas diversos entre si.
12 – Qual foi o primeiro presidente civil pós 64 e como chegou ao poder, por votação direta?
R. O primeiro presidente pós 64 foi José Sarney que foi vice presidente de Tancredo Neves que não pode assumir o poder por Ter falecido em decorrência de uma infecção generalizada. Tancredo foi escolhido por voto indireto no Congresso

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial