sábado, 6 de outubro de 2012

8 ano - resumo capítulo 11

Capítulo 11 – Imperialismo europeu e o neocolonialismo  - Filmes para o conteúdo - Hotel Ruanda/ A guerra do ópio

África e Ásia
Império – Território geográfico extenso sob o poder de uma nação
Neocolonialismo – Processo de dominação política e econômica estabelecido pelas potências européias capitalistas emergentes do século XIX que culminou com a partilha do Continente africano e Asiático Este colonialismo é diferente do ocorrido no século XVI nas Américas, pois enquanto naquele, as colonias consumiam os produtos vindos de sua metröpole para evitar uma liberdade econômica e também quase não tinham consumidores (lembrar do tipo de mão de obra), neste, as colonias se tornam importantes mercados consumidores também.
  • Motivos para este neocolonialismo – As nações européias industrializadas iniciam uma corrida em busca de colônias que fossem mercados consumidores, fornecedores de matéria prima, lugar onde conseguissem mão de obra barata, como também lugares onde pudessem enviar seus excedentes populacionais, pois devido as melhorias do século em relação a alimentação, controle de doenças etc, o número de habitantes destes países aumentou muito.
  • Lembrar que a principal razão é econômica pois o capitalismo que outrora se refazia com a indústria, agora se transformou no capitalismo financeiro com necessidade de se expandir em negócios para gerar mais e mais capital
Como começa a ocupação da África e Ásia?

O século XIX foi um século rico em teorias de ordem evolucionista. Estas teorias defendiam a superioridade da raça braca européia em relação á raça negra e amarela que viam como mais atrasadas. Desta maneira os europeus se viam como responsáveis por levar a civilização e a religião, a estes povos atrasados. Assim começa o processo de ocupação nestes continentes. Missionários, aventureiros e cientistas, finaciados pelos governos das nações européias ou por particulares interessados nas riquezas destes continentes.
Assim o Continente africano foi sendo mapeado apresentando suas riquezas minerais e suas fraquezas – guerras tribais, por onde estas nações conseguiram fazer acordos com chefes tribais, dominando aos poucos até que submeteram todo o continente.
A primeira nação a ocupar a África foi a Bélgica na Bacia do Congo. As demais nações sentiram-se ameaçadas ao equilíbrio firmado anteriormente no Congresso de Viena. Assim o Chanceler Alemão Otto Biismark e o primeiro ministro francês convocaram uma conferência para discutir a questão da Africa. A conferência que aconteceu na cidade de Berlim entre os anos 1885 a 1887 recebeu o nome de Conferência de Berlim. Nesta conferência foi estabelecido:
  • Garantia as vantagens de livre navegação e comércio entre o Niger e o Congo
  • Regulamentação da exploração dos territórios africanos
  • A Àfrica seria repartida entre as naçoes européias : Inglaterra, Bélgica, Alemanha, França, Holanda. Portugal e Espanha já possuíam domínios desde o século XVI
Nesta repartição as nações africanas foram divididas sem que se fosse levado em conta a grande diversidade social deste povo, como também a questão política, econômica, religiosa e étnica.
Esta desconsideração deixará marcas no Continente africano até os nossos dias, quando ainda vemos uma série de guerras sendo travadas entre países lutando por defesas de suas diversidades. Sem contar no legado de subdesenvolvimento e pobreza que ainda é grande no continente fruto de séculos de exploração européia
O filme Hotel Ruanda – Baseado em uma história real, é um entre muitos que trata das consequências deste período. Nele, é apresentado uma guerra, desencadeada a partir de um conflito político. O conflito em 1994 levou á morte quase um milhao de ruandenses, em apenas cem dias . Trata-se do conflito entre a etnia Hutu x Tutsi de uma mesma regiao


A Penetração européia na Ásia.

Até o século XIX, a Ásia era um continente isolado. A partir deste século, a situação do continente asiático mudou completamente. Os países do Ocidente começaram a ocupar os territórios asiáticos e a realizar a partilha.
O mercado asiático abriu-se para os produtos ocidentais graças aos investimentos em ferrovias.
A Rússia tinha grande interesse pela expansão territorial da Ásia, pois era um continente bem próximo de suas terras. Entrou em conflito com a Inglaterra na Ásia Central, e com o Japão na Manchúria.
Em 1763, houve a ocupação inglesa na Índia, que até então estava sob o domínio da França.
Em 1858, os soldados indianos, chamados cipaios, recrutados pela Companhia das Índias Orientais, se revoltaram contra os ingleses. Os cipaios, formavam um exército bem mais numeroso que os oficiais britânicos presentes na Índia. A revolução resultou no extermínio de muitos britânicos.
Rapidamente, os ingleses armaram uma perseguição violenta contra os cipaios, com o apoio dos príncipes locais. Assim, os britânicos conseguiram acabar com a Companhia Britânica das Índias Orientais, e integrar a Índia no Império Britânico.
A conquista de Hong Kong, Xangai e Nanquim, na China, ocorreram a partir da guerra do Ópio (1840 – 1842), motivada pelo fato da China proibir a importação de ópio, além de apreender e destruir mais de 20 mil caixas do produto, pertencentes à súditos ingleses.
A invasão da China provocou uma revolta por parte de uma associação secreta, conhecida como Sociedade dos Boxers, presente no norte do país, promovendo rebeliões e atentados contra estrangeiros residentes na China.
As potencias européias organizaram uma expedição em conjunto para combater o movimento, dando início à Guerra dos Boxers, que resultou na dominação da China pelas potências ocidentais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial