domingo, 24 de fevereiro de 2013

7 ANO - EXERCICIO VALENDO PONTO UNID 1 CAP 1

A Europa Feudal


A Idade Média é o período histórico compreendido entre os séculos V e XV. Este período da história ocidental é marcado pelo fim do poder do Império romano, quando o território pertencente a cultura romana, é invadido por uma série de povos vindos do Norte da Europa, geralmente denominados de bárbaros que trouxeram uma cultura bastante diferente da romana e que tinha como base das relações pessoais. Durante este período a sociedade passa a se organizar de uma forma política, social e econômica que receberá o nome de sociedade feudal, pois nela, a unidade territorial do feudo e as relações pessoais de suserania e vassalagem será preponderante. Nesta sociedade, a terra será o bem mais importante e definirá o poder e a riqueza dos homens. O poder político passará para o poder dos donos destas terras que receberá o nome de senhor feudal que irá ‘’reinar’’ com total poder em seus territórios. Desta forma, dizemos que o poder político passa a ser dividido por eles. A Igreja também será muito importante durante este período. As relações sociais serão muito imóveis, o que quer dizer que é difícil mudar de classe social durante estes séculos.
 
 
 
 EXERCICIO FIXAÇÃO

1 – O que justificou a  grande maioria das pessoas que habitavam as cidades romanas, a morar nos campos a partir do século IV  ?
2- Por quê a moeda que antes era muito utilizada no comércio romano, foi gradativamente deixando de ser usada na Europa do século IV em diante?
3- O que significa dizer que os chamados feudos eram autossuficientes?
4- Explique o que significava ser um suserano na Idade Média feudal
5 – E um vassalo?
6- Por que somente os nobres se tornavam vassalos?
7- Um vassalo poderia também ser suserano? Explique
8 – O que era o Feudo na Idade Media européia?
9 – Quem eram os servos nesse período?
10 –Explique o que significa:
Manso senhorial
Manso servil
Manso de reserva ou manso comum
11 – Quem eram os vilãos nesta sociedade feudal?
12 – Quais eram as principais obrigações dos servos?
13- Por quê eles tinham que cumprí-las?

1 Comentários:

Às 12 de março de 2013 às 13:45 , Blogger Unknown disse...

Prof. é pra levar os questionários na Quarta-Feira ?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial