domingo, 20 de outubro de 2013

7 ANO - REVISÀO TESTE TRIMESTRAL - GABARITO

REVISAO 7 ANO TESTE - 3 TRIMESTRE

1 – Descreva o tipo de relacinamento desenvolvido entre portugueses e a população nativa do território americano entre 1500 e 1530 e pós este período. O que mudou?

R. Podemos descrever o período de 1500 a 1530 - como o período Pré colonial – Nele o relacionamento entre Portugal e o território ‘’ descoberto’’ se deu através de ‘’trocas’’ de produtos, chamadas escambo ( pau brasil x produtos de interesses dos nativos – armas, pequenos utensílios . A coroa portuguesa não se interessou em investir nessas terras descobertas devido as mesmas não possuirem metais preciosos. O período foi de relativa paz e cooperaçào de alguns grupos nativos. A partir de 1530, quando Portugal resolveu então ocupar e explorar estas terras – colonizar – as relações já não foram mais tão amigáveis pois, os nativos percebendo a intenção de ocupação de suas terras, começam a se impor ao explorador, principalmente quando este resolveu aprisioná-los a fim de utilizá-los como mão de obra escrava.

2 – Descreva o que o foi o sistema de Capitanias Hereditárias e o Governo Geral. O primeiro sistema substituiu o segundo, por quê motivo isso ocorreu?

R. O sistema de capitanias hereditárias foi o modo pelo qual, a coroa portuguesa resolveu ocupar suas terras existentes no Continente americano a partir de 1530. Tratava-se da doação de 14 grandes lotes de terras para portugues escolhidos pelo rei, que deveriam vir para o território, ocupá-lo, defende-lo, organizar engenhos para o plantio de açúcar, com isso, gerar lucros para a coroa. Esta decisão foi tomada pelo rei português percebendo o risco que suas terras corriam pela ocupação de alguns países interessados na riqueza do território como também a crise financeira por que passava o reino, devido as grandes concorrencias de suas colonias na Ásia. Porém este sistema não deu muito certo, devido as brigas constantes entre donatários e nativos, a distância na qual as capitanias ficavam de Portugal, a falta de recursos de alguns donatários para investir em suas terras, como também o desinteresse de alguns donatários que nem vieram ocupa-las. Devido a tudo isso, o rei decidiu trocar a forma de administrar suas terras por um governo mais centralizado no qual poderia cobrar direto as responsabilidades de qualquer fracasso. Assim, em 1549 enviou para a colônia o primeiro governador Geral, inaugurando o sistema de Governo Geral.

3 – Descreva como os engenhos de açúcar proporcionavam lucro aos seus proprietários.

R. Os engenhos de açúcar proporciovam ao seu proprietário uma série de privilégios em relação ao modo de vida da sociedade colonial. Podemos descrever esta sociedade como patriarcal, onde o chefe da família tinha o poder de decisão sobre as vidas não só dos membros diretos como também de alguns agregados, como afilhados, genros, noras, escravos, capatazes. Também ele exercia o poder político sendo reconhecido como ‘’homens bons’’. O lucro era grande pois além da venda o açúcar, o preço do escravo era alto e os mesmos eram considerados bens do mesmo. Também conseguiam grande lucro na venda de aguardente e fumo.

4 – Descreva o tipo de trabalhador que era utilizado no plantio e colheita da cana de açucar e como era conseguido este trabalhador no Brasil colônia

R. O tipo de trabalho utilizado para o plantio e colheita da cana de açúcar era o trabalho escravo, realizado por negros traficados diretamente de países da África que chegavam no território americano, vindos de navios em viagens que duravam meses nas piores condições possíveis, não humanas. Os traficantes de escravos geralmente os compravam nos portos litoriais africanos. A compra nem sempre era feita em dinheiro, era comum a troca por produtos como aguardente, fumo.

5 – Por que afirmamos que até 1530 vivemos um período pré colonial? Como este período se diferencia do período vivido a partir desta data denominado período colonial?

R. Pois até 1530, a coroa portuguesa não se preocupou em ocupar e explorar efetivamente o território. As viagens que eram feitas para cá tinham a única intenção de transportar o produto de interesse do comércio na época, o pau brasil. A partir de 1530 houve um projeto com a finalidade de colonizar.

6 – O que foram as banderias no Brasil?

R. As bandeiras eram expedições organizadas por colonos paulistas com a finalidade de procurar metais preciosos ou aprisionar indios a fim de vendê-los para donos de engenhos que não tinham recursos para comprar o negro da África. Estas expedições eram feitas normalmente para regiões mais afastadas do litoral, para o sertão como chamavam na época o interior do território pertencente a Portugal.

7 – Como podemos relacionar a figura do bandeirante com a expansão territorial de nosso país?

R. a figura do bandeirantes é relacionada a exploradores do território brasileiro pois em ração de suas atividades, muitas e grandes áreas do território que antes pertencentes e inexploradas da Espanha foram anexadas ao território portugues . A cada nova expedição que muitas vezes demoravam anos ou meses, novas áreas eram desbravadas e ao longo do tempo foram sendo ocupadas por colonos brasileiros. A figura do bandeirantes é vista principalmente pelos paulistas, região de origem destes colonos, como um herói nacional assim, em sua homenagem foi construído um grandioso monumento em importante local da cidade.

 

8 – Quais eram as atividades dos bandeirantes durante o período colonial?

R. As atividades dos bandeirantes durante o período colonial eram: exploração do território em busca de metais preciosos, aprisionamento de índios a fim de vendê-los para colonos donos de engenhos, como também a captura de escravos fugitivos e destruição de quilombos.

9- Esclareça os seguintes conceitos:

  • Casa de Fundição – A casa de fundição em locais onde deveria ser levado todo o outro encontrado a fim de que fosse transformado em barras de ouro e recebessem o selo real que comprovava o pagamento do tributo à coroa portuguesa
  • Quinto real – Imposto cobrado pela coroa portuguesa sobre todo o ouro encontrado. Era uma parte do ouro, um quinto
  • Intendencia das Minas- Abrigava administradores exclusivos para os negócios da mineração, como fiscais


10 Como os conceitos acima estão relacionado com a atividade econômica da mineração?

R. Os conceitos acima estão relacionados com a atividade da mineração pois todos foram criados a fim de fiscalizar a atividade da mineração e garantir a coroa portuguesa que não haveria contrabando deste minério e que seria pago os impostos devido à ela.

11 – Descreva as características dos senhores de engenho durante o período colonial
R ) A condição de proprietário de terras, de homens e bens, fez dos senhores de engenho a elite dominante da sociedade colonial. Eram poderosos por possuírem escravos e decidiam sobre o destino de suas vidas e de sua família e agregados. Ocupavam cargos políticos na colonia o que ajudava a consolidar ainda mais seu poder.


12 – Explique que eram quilombos e como os mesmos estão relacionados com o período escravista e a atividade dos bandeirantes

R. Os quilombos eram lugares afastados para os quais os escravos fugiam a fim de conseguirem suas liberdades. Nestas regiões conseguiam reproduzir seu modo de vida na África, podendo vivenciar suas tradições e crenças. Formavam grandes comunidades onde plantavam e caçavam, estabelecendo regras com deveres e direitos. Estes locais eram desconhecidos da maioria da população a fim de preservar suas segurança. Por conhecer muito bem o território colonial, os bandeirantes passaram a ser contratados pelos senhores de engenhos a fim de destruir estes quilombos e capturar os escravos fugitivos.

13 – O que foi a União Ibérica e como este fato está relacionado com a Invasão holandesa no Nordeste em 1630.

R. A União Ibéria foi uma união da coroa de Portugal e Espanha durante o período de 1580 a 1640 devido a morte do rei de Portugal que não deixou herdeiros direito. O rei da Espanha sendo o mais próximo na linha sucessória ocupar o trono portugues. Uma das deciões tomadas por Felipe II foi proibir o comércio entre Portugal e Holanda, fato que trouxe prejuízo aos negócios holandeses. Inconformados por esta atitude, os comerciantes holandeses criaram uma companhia – Companhia das Indias que teve por objetivo tomar o centro da produçao de açúcar na América Portuguesa, o Nordeste. Desta forma, a Holanda invadiu esta parte do território e permaneceu durante o período de 1630 a 1654, hegemônica neste negócio, trazendo grandes transformações, benefícios, e desenvolvimento principalmente para a cidade de Recife.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial