sexta-feira, 15 de novembro de 2013

7 ANO – QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA PROVA

7 ANO – QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA PROVA


Obs : Responda as questões utilizando o livro didático referente aos capítulos selecionados para a prova : 1,2,3 e 4 apostila 4
 

 

1 - Sobre o período Pré colonial brasileiro responda:

  1. a relação dos estrangeiros com a população nativa
  2. R. Da chegada dos estrangeiros ao território em 1500 a 1530, a relação era amistosa com a prática do escambo troca de produtos entre a população nativa e os estrangeiros. Esta relação se modificou a partir de 1530 quando os portugueses começaram o projeto da colonização, começaram a se fixar no território e aprisionar a população nativa como mão de obra disponível.
  3. O produto que os interessava
  4. R. até 1530 o produto que os interessava era o pau Brasil
  5. Qual era a principal utilização desse produto na Europa
  6. R. Ao longo do tempo este produto foi sendo utilizado para diversas finalidade, porém o principal interesse era para o tingimento de tecidos.
  7. Qual era o nome da relação feita entre os estrangeiros e a população nativa em relação ao sistema de troca que eles estabeleciam?

R. Esta relação recebeu o nome de escambo. Nela os nativos colhiam e forneciam o pau brasil e os estrangeiros em troca os ofereciam produtos como ferramentas, bijuterias, espelhos etc...

  1. Sabemos a relação do homem branco com o índio foi responsável por quase o seu desaparecimento na América. Que nome foi dado a violenta relação entre brancos e índios que provocou o quase extermínio da população indígina?
  2. R- O nome dado foi genocídio. O genocídio foi, na época da colonizaçào européia na América Latina e na África, largamente utilizado para que com o extermínio dos povos indígenas, se tornasse mais fácil para a Europa a escravização daqueles que lá habitavam
     
  3. Qual foi a Ordem religiosa, conhecida como "soldados de Cristo", que criou um grande número de missões para a catequização dos indígenas no Brasil?
  4. R. Foi a ordem Jesuítica. Os Jesuítas foi uma ordem religiosa criada a partir da reação da Igreja Católica à Reforma protestante e tinha como objetivo aumentar o número de fiéis da religião católica, principalmente no novo continente que era habitado por população pagã, como era designado aqueles que não professavam a fé católica.
  5. Que forma de administração a coroa portuguesa escolheu para iniciar a colonização de suas terras descobertas na América? Ela deu certo? Como o índio foi usado nesse projeto?
  6. R- A forma escolhida foi o projeto das Capitanias Hereditárias que acabou não dando certo devido a uma série de fatores como, grande distância da metrôpole para solicitar ajuda, o descaso de alguns capitães donatários que nem vieram ocupar as terras, os constantes ataques indígenas, a falta de recursos financeiros por parte de alguns donatários. Em substituição a este sistema foi criado o Governo Geral que tinha a função de centralizar melhor a administração, e assim foi enviado para cá o primeiro governador Geral. O índio foi utilizado como mão de obra escrava, porém em razão do grande número de fugas e mortes foi sendo aos poucos substituido pela mão de obra escrava negra africana.
    5 - O que foi o Governo geral, quando e por quê ele foi criado?
    R. O governo geral foi a forma de governo escolhida pela coroa portuguesa a fim de governar a colônia portuguesa após 1530. Este governo foi escolhido devido o fracasso do projeto das capitanias hereditárias.
  7. Qual o produto escolhido por Portugal a fim de trazer lucros aos seus cofres, que seria produzido em sua colônia americana enfim colonizada em 1530?
  8. R- O produto escolhido foi o cultivo da cana de açúcar a fim de produzir açúcar. Este produto era muito cobiçada na Europa e portanto seu preço era elevado e trazia muito lucro ao produtor.
  9. O que foram os Quilombos e por que eles foram criados? Como era o tipo de vida naqueles lugares?
  10. R – Quilombos eram comunidades criadas por escravos fugitivos das fazendas. Normalmente localizavam em lugares de difícil acesso. Lá seus moradores praticavam a agricultura familiar, reviviam cultos originários da África e faziam um pequeno comércio de troca com alguns moradores próximos a estes locais.
  11. Sobre as 13 colônias responda?:

  1. que país era sua metrópole
  2. R. A Inglaterra era a metrópole das Treze colônias.
  3. Em que lugar elas se situavam?
  4. R – As treze colônias se localizavam na América do Norte na faixa costeira do oceano Atlântico
  5. Qual a principal diferença destas colônias em relação as colonias portuguesas e espanholas
  6. R – A principal diferença destas colônias em relação as espanholas e portuguesas pode ser marcada no fato de terem sido colônias de povoamento principalmente as da parte norte. A da parte sul com o tempo produziu alguns produtos que interessavam a sua metrópole. Não havia uma intervenção muito rígida nessa colônias por parte de sua metrópole, principalmente por nelas num primeiro momento não existir produtos que trouxesse muita cobiça áquela.
  7. A diferença entre as colonias do norte e do sul
  8. R- O clima foi o fator de principal diferença entre estas colônias pois determinou o tipo de produção econômica de ambas. Enquanto as colonias da parte norte possuia clima parecido com o de sua metrópole, bastante frio, as do sul possuía um clima sub tropical possibilitante o cultivo de produtos que interessava ao mercado europeu. As coolônias da parte norte desenvolveram uma economia mais ligada ao comércio com a utilização de trabalhadores assalariados e muitas vezes membros da mesma família, as do sul desenvolveram uma agricultura voltada para o mercado externo, produzindo algodão, fumo, açúcar, utilizando a mão de obra escrava e não desenvolvendo o mercado interno
  9. A diferença entre a relação da metropole destas colonias e as demais metropoles européias

R – A relação com a Metrópole foi bastante diferente. Nelas praticamente não existia o pacto colonial, a obrigatoriedade de comercializar somente com sua metrópole, daí podemos marcar uma relação de maior liberdade e subjugaçào.

8 - Que nova atividade econômica se desenvolveu durante o século XVIII na colônia portuguesa que justificou uma total fiscalização no território e que trouxe uma relativa mudança na sociedade?

R = A descoberta do ouro em Minas Gerais. Despertou na Metrópole portuguesa uma total cobiça daí a criação de inumeros impostos e forma de fiscalização, o que foi responsável por uma série de revoltas por parte dos colonos brasileiros. Esta atividade também foi responsável por inumeras mudanças na forma da população se relacionar entre si, um contato maior entre as regiões até entào muito isoladas, uma relativa mudança na escala social, bem como o surgimento de novos núcleos urbanos.

9 – Sobre os principais produtos desenvolvidos no Brasil durante o período colonial identifique-os relacionando as regiões onde foi maior sua produção

10 – Sabemos que a população que deu início a ocupação das primeiras colonias na América Inglesa fugiam de perseguições religiosas e que por isso buscavam fundar um novo lar onde pudessem expressar livremente sua fé. Que religião eles seguiam? Como eram chamados?

R – Estas pessoas faziam parte do movimento reformador que teve início na Alemanha com Lutero que culminou no surgimento das religiões chamadas protestantes. Muitos deles eram chamados de calvinistas, huguenotes na França, puritanos, entre outras denominações que

Chegam hoje em dia a centenas

11- Conceitue:

  1. colonia de exploração
  2. R. Foram designados colônias de exploração os territórios pertencentes a países europeus chamados metrópoles, onde eram desenvolvidas atividades agrícolas, mineradoras etc, cujo o destino era abastecer sua metrópole e trazer lucro a esta
  3. colonia de povoamento

R. Territórios descoberto na américa que foram ocupados por pessoas que tinham a intenção de se estabelecer como moradia.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial