sábado, 26 de outubro de 2013

6 ANO – GABARITO REVISÃO PARA O TESTE TRIMESTRAL

6 ANO – REVISÃO PARA O TESTE TRIMESTRAL

1 – Descreva as fases por que passou a relação do cristianismo no Império romano até tornar-se a religião oficial

R. Devemos lembrar que a civilização romana era uma civilização que cultuava vários deuses, nos moldes de todas as civilizações da antiguidade (exceto o judaísmo a partir de determinado momento), inclusive seus deuses possuíam diversas características dos deuses gregos. Ao surgir os primeiros seguidores das palavras de Cristo, os cristãos, houve uma imensa perseguição aos seus cultos e reuniões, principalmente por parte dos imperadores romanos. Em determinado momento, 325, portanto século IV, o Imperador Constantino resolveu intervir nesta situação, permitindo o culto cristão dentro do império. Assim, era tolerada a prática dessa religião juntamente com o paganismo( para os cristãos o culto de outros deuses).

Porém, no final do século IV o Imperador Bizantino Teodósio, resolveu adotar a religião cristã como a religião oficial do império e passando então a perseguir as pessoas que adotavam outras religiões, que passaram a serem conhecido como pagãos.

Podemos então resumir as fases da maneira simplificada: Perseguido – Tolerado – Religião oficial do Império.

Desta forma, de perseguidos, passaram então os cristãos a serem os perseguidores.De cordeiros a leões.

 

2 – Explique o que significa dizer que o Cristianismo tornou-se a religião oficial

R. Significada que o Estado sendo representado na figura do Imperador Romano escolheu a religião cristã como a única a ser permitida no território romano. Assim, Os praticantes de outras fés passaram então a ser atormentados com a mesma intensidade com que o eram antes cristãos e judeus. A prática de cultos pagãos passou a ser tratada como alta traição. Templos e relíquias foram destruídos, da mesma forma que o Oráculo de Delfos, lendário local de profecia da Grécia antiga


 

3 – Que tipo de religião o Império Romano adotava antes do cristianismo?

R. Antes da escolha da religião cristã como religião oficial do império romano, o povo romano adorava/cultuava/fazia oferendas, para diversos deuses , daí afirmamos que eles eram politeístas pois não acreditavam em um deus somente como os cristãos que são monoteístas. Os deuses romanos eram os mesmos que os gregos cultuavam porém eram chamados por outros nomes.

4 – Explique os termos pagão e cristão

R. O pagão para os cristãos eram aqueles que acreditavam em muitos deuses ou em outros deuses que não o deus cristão. Na verdade a palavra se referia a ‘’habitantes do campo’’ , que normalmente cultuavam elementos da natureza. Hoje estamos acostumados a chamar a criança que ainda não se batizou com pagã, aquela que não conheceu o batismo cristão

R. Cristão é aquele que segue os ensinamentos de cristão em relação a Igreja católica.



5 – Descreva Constantinopla durante sua ocupação como capital do importante império

R. Constantinopla – atual Turquia, foi uma importante cidade que fazia parte do território romano e que foi escolhida como a capitial do Império Romano do Oriente. – também conhecido como Império Bizantino. Apesar de existiram importantes cidades neste território romano como , Alexandria, Antióquia, Tessolônica, Constantinopla era considerada a mais importante em razão de sua intensa vida urbana. Foi uma cidade de grande  população de todas as partes do mundo, lá o comércio era intenso, o luxo e as ostentação serviam de convites para outros povos que via nesta capital todo o esplender do que fora o império romano num tempo passado. O império Bizantino durou mil anos com grande esplendor e só veio a ruina no final do século XV.

6 – Como ficou sendo chamado os territórios romanos quando da sua divisão a partir do século IV?

R. Os território foram chamados de Império romano do Ocidente, cuja a capital era Roma e O império romano do Oriente (Bizâncio) cuja capital era Constantinopla.

7 – O tempo de duração do Império romano quando dividido foi o mesmo?

R. Não, o império romano do Ocidente chegou ao fim no século IV com a invasão de outros povos (os chamado bárbaros) e o império romano do Oriente conseguiu se manter com todo seu esplender até o final do século XV, portanto quase mais 1000 anos que aquele.

8 – Que tipo de modelo administrativo a Igreja Católica adotou como modelo a fim de se organizar quando passa a ser a religião oficial do império?

R. A fim de organizar o funcionamento da Igreja católica ao ocupar o lugar como religião oficial do império romano no século IV, a Igreja católica adotou o modelo administrativo do império romano. Com isso queremos dizer que havia uma hierarquia nesta Instituição que lembrava o modelo do império. Enquanto  vemos no império os cargos de imperador no topo da pirâmede política, seguindo os cargos de menor prestígio, na Igreja católica temos o Paga, seguindo outros cargos de menor poder.

9 – O que é um Concílio?

R. Concílio é o mesmo que uma reunião de pessoas que fazem parte da Igreja Católica a fim de discutir assuntos que estão relacionados ao modo de funcionamento desta Instituição e tudo o que diz respeito a ela.

10 – O que foi o Concílio de Niceia?

R. O Concílio de Niceia foi a primeira reunião deste tipo realizada entre os membros da Igreja e tinha como objetivo discutir quais relatos da vida de cristo seriam considerados a fim de compor os evangelhos. Quem presidiu esta ‘’reunião ‘’ foi o Imperador Constantino

11- Quem era considerada a figura mais importante na administração hierárquica católica?

R. A figura mais importante na Igreja Católica, foi e é o Papa

12 – E na Igreja católica do Oriente era a mesma figura?

R. Na Igreja católica do Oriente o Imperador reivindica para ele esta posição Isto trouxe muito problema entre o Imperador do Império Bizantino e o Papa que não aceitava esta intervenção do Imperador nos assuntos da Igreja.

13 – Qual as diferenças fundamentais adotadas pela Igreja do Oriente que causou o chamado Cisma do Oriente?

R. O Cisma (separação) do Oriente foi um grande conflito ocorrido entre o Império do Oriente e o Papa que trouxe como consequência a divisão da Igreja católica em duas Igrejas – Igreja apostólica Romana de lingua latina e Igreja Ortoxa de lingua grega. A principal diferença entre estas duas igreja é lugar que o papa ocupa nestas Instituições .Enquanto na do Ocidente o papa tem o poder de liderença sobre qualquer assunto religioso, na do Oriente o Imperador era esta figura. Portanto, lá não havia o reconhecimento do papa como a única figura capaz de decidir sobre os assuntos referentes a fé católica.

14 –Qual o nome do sistema de governo no qual o imperador além de possuir o poder político e militar, também possui o supremo poder religioso?

R. O nome de sistema de governo é Teocracia.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial