sexta-feira, 15 de novembro de 2013

6 ANO QUESTIONÁRIO REVISÃO PROVA –

QUESTIONÁRIO REVISÃO PROVA – 6 ANO


Obs : Responda as questões utilizando o livro didático referente aos capítulos selecionados para a prova : 1,2,3 e 4 apostila 4
 
  1. Defina os conceitos:





a) Clero Regular –atualmente denominado mais comumente de Clero religioso, é constituído por todos os cléricos consagrados da Igreja Católica, que seguem uma regra de uma determinada ordem religiosa, que tem a sua própria hierarquia e títulos específicos. O termo regular provém do fato de que cada ordem religiosa estabelecia suas próprias regras de vida (do latim, regula) ex. monge dos mosteiros. Monge – um, aquele que vive só
    b) Clero Secular – Aqueles homens da Igreja católica que trabalham diretamente junto aos fiéis em missão apostólica, por exemplo o padre que realiza a missa e recebe pessoas em confissão.

        c) Concílio -) Um concílio é uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes (moral

          d) Edito de Milão - Concedeu liberdade de culto aos católicos nos territórios do Império Romano


              2 - Defina o que foi o Cisma do Oriente

              R. Cisma = separação, foi o que ocorreu entre a Igreja católica do Império romano do Ocidente em relação a Igreja católica do Império romano do Oriente que não reconhecia a autoridade absoluta do Papa sobre qualquer tema religioso. Isso ocorreu em 1054 dando origem a Igreja Católica apostólica romana do Ocidente como chefe supremo o Papa e a Igreja Ortodoxa como chefe supremo naquele tempo o patriarca - imperador
              3 - Sobre a religião surgida na Península Arábica no século VII responda




              1. Quem foi seu criador – Pelo profeta Maomé

              2. Que relação esta religião tem como o Cristianismo e Judaísmo?

              Podemos estabelecer a relação desta religiào com as duas outras em razão da influência que esta sofreu em seu fundamento, tanto do ponto de vista de valores e crenças – um Deus único, a vida eterna após a morte, quanto das personagens citadas – Como o caso de Abraão, o grande patriarca hebreu que se tronou construtor da Caaba, ou o anjo Gabriel, o mensageiro que seria o último profeta. Estas pontos em comum indicam que Maomé teve contato com as comunidades judaicas e cristàs que viviam na Arábia a ponto de conhecer suas crenças e extrair dela alguns elementos para o islamismo/

              4 – Sobre a Idade Média responda : Quem foi Carlos Magno e o nome do império por ele formado?

              R – Carlos Magno foi o mais importante rei da dinastia carolíngia e recuperou o desejo de formar um grande império no Ocidente. Conquistou muitos territórios que haviam sido tomados por tribos germânicas e colocou estas populações sobre seu domínio. Foi coroado pelo Papa Leao III como imperador do Sacro Império Romano. Seu vasto domínio recebeu o nome de Império Carolíngio.

              5 - Descreva os seguintes conceitos relacionados à religião islâmica:

              1. Alcorão – é o Livro sagrado dos muçulmanos.
              2. Hégira - Fuga de Maomé para a cidade de Medina, em que ele termina os escritos com que funda o islamismo
              C Arábia – Região localizada no chamado Oriente Médio em que o islamismo se formou.
              D Xiitas – corrente de seguidores que acreditavam apenas no Corão e que o poder deveria permanecer nas mãos dos descendentes do profeta.

              E - Sunitas - corrente formada após a morte do profeta Maomé cujo seguidores acreditavam que qualper pessoa poderia governar desde que mantivesse o compromisso de zelar pela religiao.

               

              6 – Sobre o Império Bizantino responda:

              1. Localizaçao – No lado oriental do território Romano

              2. sua relação com o comércio e Igreja Católica – Desenvolveram intensamente o comércio com povos do Oriente, África e estabeleceram uma série de modificações na forma de expressar sua crença o que provocou a separação do culta Ocidental cristão.

              3. A forma dos seus governantes se relacionarem com a religião – Não reconheciam o Papa com poder absoluto para poderem deliberaram sobre assuntos relativos a fé cristã. Cultuavam imagens

              4. Sua importância para sua época – Foi uma das maiores civilizações da antiguidade e conseguiu se manter até o início da Idade moderna deixando grandes legados arquitetônicos, literários, culturais.

              7 - Qual o nome das duas dinastias relacionadas à história do reino dos francos e sua grande influência na formação da Idade Média europeia?

              R. as duas maiores dinastias são Merovíngia e Carovíngia

              8 – Descreva os conceitos?

              a)Heresia - Algo ou alguém que professa uma heresia ou pratica doutrinas contrárias aos dogmas concebidos pela igreja católica. Diz-se de ou cristão que pratica o catolicismo, mas, que de forma velada, se contradiz ao questionar certas verdades estabelecidas pela doutrina católica.

              b)Patriarcado - Dignidade, funções de patriarca, na Igreja do Oriente. Território submetido à jurisdição de um patriarca.

              c)Iconoclastia - quebrador de imagem - foi um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino que começou no início século VIII e perdurou até o século IX Os iconoclastas acreditavam que as imagens sacras seriam ídolos, e a veneração e o culto de ícones por conseqüência, - idólatra.
               

              0 Comentários:

              Postar um comentário

              Assinar Postar comentários [Atom]

              << Página inicial