sábado, 23 de junho de 2012

8 ANO - REVISAO PARA TESTE 2 TRIMESTRE

Questionário – Valor 3 pontos – REVISAO PARA O TESTE 2 TRIMESTRE
1 – Sobre o grande evento que ocorreu na França no final do século XVIII, responda:
  1. Qual o evento que é considerado o marco da Revolução Francesa?
  2. R – A Queda da Bastilha. Era uma prisão utilizada pela monarquia para aprisionar os descontentes com o regime monárquico
  3. Que classe comandou este movimento?
  4. R – A Burguesia pois desejava Ter seus direito garantidos, porém foram os camponeses e operários mais simples que pegaram em armas para lutar contra o poder constituído.
  5. O que os participantes desejavam?
  6. R. Desejavam mais direitos e igualdade. Desejos estes expressos na Declaração elaborada logo após o início da Revolução
  7. O que foi a Declaração dos direitos do Cidadão e do homem?
R: Foi uma declaração escrita na Assembléia constituinte em agosto de 1789 que tinha como base os princípios iluministas de liberdade e igualdade perante a lei, desejada pelos participantes da Revolução Francesa. Este documento serviu de modelo para muitos documentos que tratam dos direitos do homem e do cidadãoComo era a situação economica, social e política da França antes da Revolução?
R. A França estava atravessando uma grave crise econômica gerada por uma grande seca que acarretou falta de alimentos na mesa da população e principalmente o pão, o principal alimento das camadas pobres. Juntando-se a isso , a França havia participado ao lado das Treze Colônias na guerra contra a Inglaterra lutando pela liberdade. Nesta campanha havia gasto muito, o que justifica a intenção do primeiro e segundo Estados desejarem o aumento dos impostos pagos somente pelo terceiro Estado, o motivo do início do conflito.2 – Após a derrubada da monarquia na França, podemos dizer que alguns pontos das ideias iluministas sairam vitoriosas. Descreva quais:
Na economia – O Estado passou a não intervir tanto, dando espaço para o liberalismo econômicoNa Política – Apesar de Napoleão Bonaparte Ter assumido como Imperador e com poderes totais, o modelo absolutista tão criticado pelos iluministas não mais existia. Modelos de governos submetidos a uma Constituiçào passaram a ser impostos não somente na França mais em muitos países europeus.No meio social – As pessoas passaram a Ter mais direitos, não prevalecendo a lei de nascimento, como a dos modelos anteriores. A figura do cidadão surge em oposição ao súdito, que era submetido ao desejo do rei sem nenhum direito3 – Quem foi Napoleão Bonaparte?
R- Napoleão Bonaparte foi um militar que fez uma brilhante carreira no exército chegando ao posto de general. Participou de inúmeras batalhas conseguindo um número fabuloso de vitorias, expande o território francês e sendo muito respeitado e querido pela população. Foi convocado pela burguesia para comandar a França que passava por uma grande crise financeira e política após dez anos de conflitos causados pela Revolução Francesa. Foi coroado como Imperador por escolha da população francesa e foi um grande defensor dos interesses burgueses. Conseguiu levar a França a um grande desenvolvimento educacional, econômico. Criou um conjunto de leis que são utilizadas em grande parte dos países ocidentais. Porém sua grande ambição o levou a perda de batalhas que acabaram comprometendo todo o grande desenvolvimento alcançado pela França durante seus 15 anos de governo
4 – Qual foi pretexto que Napoleão utilizou para conquistar os países vizinhos á França?
R- Apesar de um ardoroso defensor dos ideais liberais econômicos, Napoleão utizava-se de poder ilimitado como os utilizados pelos reis absolutistas por ele criticado. E com um maior interesse econômico e de expandir os limites territoriais da França, Napoleão invadiu diversos países europeus levando o lema de libertá-los do domínio absolutista.5- O que ele desejava realmente?
R – Dominar territórios para expandir os domínios territoriais franceses6- O que os países fizeram para impedir Napoleão de invadir seus países?
R – Os países para se protegerem começaram a fazer alianças de ajuda mútua e declararam guerra á França7- Que país incomodava realmente Napoleão e por que?
R – A Inglaterra era o país que mais incomodava Napoleão pois na época era a maior potência marítima e econômica. Desta forma era sua maior rival de mercados consumidores e fornecedores de matéria prima, por isso era necessário destruí-la ou neutralizá-la8 – O que foi o Bloqueio Continental?
R – O bloqueio Continental foi uma declaração imposta pela França aos países europeus impedido-os a comercializarem com a Inglaterra. Eles não poderiam receber em seus portos navios ingleses.9 – Que país/ses da Península Ibérica foi invadido por Napoleão?
R- Espanha, onde foi deposto o rei e nomeado o irmão de Napoleão como rei e Portugual, porém lá a Família real já havia abandonado o país para impedir a prisão e deposição do monarca10 – Que território era chamado de América Espanhola?
R – Todos os países da América Latina, exceto o Brasil11 – Os países que conhecemos hoje como Argentina, Peru, Bolívia, entre outros já existiam quando o territorio americano era colônia da Espanha?
R – Não estes países passaram a existir após diversos conflitos que aconteceram no início do século XIX e que deram origem a estes países. Antes o território era uma colônia da Espanha divido por regiòes administrativas chamadas de vice reinos 12 – Por em determinado momento as colônias espanholas começaram a lutar por sua independência?
R- Os colonos espanhóis contestavam os impostos cobrados pela coroa como também o pacto colonial, porém um dos maiores motivos para os movimentos emancipatórios foram justificados pela grande diferença de direitos entre os chapetones e os criollos. Estes últimos apesar de nascer na terra não possuiam direitos políticos por não serem espanhóis. Os ideiais iluminista, a Revolução Francesa e a Guerra de Independênciada das Treze Colônias ’alimentarem’’ estes movimentos. Com a invasão da Espanha feita por Napoleão a Espanha passa a ser comandado pelo Irmão deste que é defensor dos ideários iluministas não interviu nos movimentos emancipatórios. 
13 – O que podemos entender como formação dos Estados latino-americanos?
R – O momento que esta região passa por movimentos de independência e surgem os países que são os Estados. 
Localize no mapa, os países onde ocorreram os eventos estudados no capítulo 5, criando uma legenda
  1. Europa – França – Revoluçao Francesa
  2. Europa – Revolução Gloriosa - Inglaterra
  3. Europa – Revolução Industrial – Inglaterra
  4. América – Guerra de Independência das Treze Colônias

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