domingo, 10 de junho de 2012

9 ano 2 Grande Guerra

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Contexto Europeu na década de 1930
A Primeira Guerra Mundial foi justificada por seus mentores como o conflito que traria a paz definitiva. No entanto, não foi o que ocorreu, sobretudo por dois motivos: alguns países, como a Alemanha e a Itália saíram da guerra com graves prejuízos econômicos e viram na militarização do Estado a possibilidade de superar a crise. Além disso, as disputas imperialistas não haviam sido resolvidas e as potências industrializadas continuavam querendo ampliar suas áreas de dominação
No período entreguerras, a tese da necessidade de garantir o espaço vital, que fazia parate do ideário nazifascista, apontava a expansão territorial como a saída para a crise econômica e a garantia de crescimento econômico e político. O mesmo projeto embalava os vencedores de 1918, como a Inglaterra, a França e os EUA, que pretendiam expandir suas áreas de influência ou pelo menos garantir as já conquistadas. A União Soviética e o Japão também se armavam, visando igualmente á expansão de saus fronteiras. Em resumo, essas nações ensaiavam o segundo Conflito mundial.
Nos primeiros anos da década de 1930, formaram-se três blocos de identidades ideológicas próprias:
  • Inglaterra, França e Estados Unidos, os chamados países democráticos
  • A Comunista União das Repúblicas Socialistas (URSS)
  • Os nazifascistas, grupo em que se destacavam Alemanha e Itália
De acordo com o Tratado de Versalhes, firmado ao final do primeiro conflito mundial, a Alemanha não poderia reorganizar seu aparato militar, mas o silêncio do mundo livre em relação ás ações de Hitler o deixou á vontade para agir. Em 1936, mandou invadir a Renânia, área desmilitarizada localizada entre a França e a Alemanha, e assinou com o Japão o Pacto AntiKomintern de ajuda mútua no combate ao comunismo internacional. Em 1938, anexou a Áustria ao III Reich – episódio conhecido como Anschuluss. Em 1939, conquistou a Tchecolslováquia e assinou como o líder soviético Stalin o Pacto Germano-Soviético de Não Agressão, por meio do qual os alemães anexarram a provincia polonesa de Dantizig, e os soviéticos passaram a exercer controle sobre a Letônia, a Lituânia, a Estônia e parte da Polônia.
A política expansionista iltaliana foi responsável pela invasão da Etiópia, em 1935, e pela ocupação da Albânia em 1939.
Garantida a paz temporária com a União Soviética, em 1 de setembro de 1939 as tropas nazistas entraram na Polônia, inciando o que diziam ser a marcha de conquista sobre a Europa
O DESENROLAR DA GUERRA
Dois dias após a invasão da Polônia, a França e a Inglaterra declararam guerra á Alemanha, a Itália declarou-se não beligerante, isto é, ficaria fora do conflito. Em 30 de novembro, a União Soviética invadiu a prate oriental da Polônia e da Finlândia. O conflito estava em curso. Os finlandeses resitiram bravamente, mas sucumbiram diante da força militar soviética. Em março de 1940, Stalin exigiu que a Finlândia entregasse parte de seu território em troca de sua independência.
A eclosão da guerra levou á formação de dois blocos adversários: o EIXO, que englobava Alemanha, Italia e Japão e o ALIADO, do qual inicialmente participaram a Inglaterra e a França, e que depois recebeu adesão da União Soviética, Estados Unidos, Brasil e outras nações. Em 1941, a Bulgária, Romênia e Hungria aliaram-se aos países do Eixo
Os primeiros passos da marcha expansionista da Alemanha foram vitoriosos. A estratégia de ataques rápidos apoioados pelos veículos motorizados e pela aviação de guerra, mostrou-se eficaz. Graças a essa estratégia, foi possível dominar a parte ocidental da Polônia, a Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e parte da França.
A França depois de invadida ficou divida, parte dominada pelos nazistas, parte pela resistência francesa.
A Inglaterra resistiu praticamente sozinha aos ataques nazistas na frente européia. A guerra se estendeu para o norte da África, na tentativa alemã de tirar os ingleses do Canal de Suez e do Egito. Também no Mediterrâneo e nos Balcãs, as forças do Eixo conquistaram expressivas vitórias. Em 1941, as tropas nazistas ocuparam a Iugoslávia e a Grécia.
No Atlântico, os conflitos começaram por causa dos ataques contra navios norte americanos que levavam supreimentos aos ingleses. Finalmente, os nazistas avançaram na parte orienteal da Europa, conquistando a Lituânia, a Estônia, a Letônia, a Romênia e parte da Finlândia. Em junho de 1941, rompendo o acordo de 1939, entraram em território soviético, o que levou Stalin a entrar na guerra ao lado dos Aliados
Susttentar um conflito armado em tantas frentes era difícil, e os alemães começaram a sofrer derrotas. No início de 1943 as tropas soviéticas que defendiam Leningrado, Stalingrado e Moscou barraram o avanço nazista.
Em dezembro de 1942, o Japão, que travava uma disputa imperialista com os EUA, bombardeou a base militar norte americana de Pearl Harbor, no Pacífico. O ataque determinou a entrada dos EUA na guerra ao lado dos aliados, proporcionando á Inglaterra importante reforço militar para restabelecer o equilíbrio de forças.
O ano de 1942, foi marcado pelo equilíbrio de forças, o que já era uam espécie de vitória dos aliados, que até 1941 só tinham conhecido derrotas
DESFECHO DA GUERRA
A Alemanha começou a perder a guerra na Batalha de Stalingrado, em 1943. Por um erro de estratégia, as tropas nazistas avaçaram sobre o solo russo durante o verão e o outono, quando chegou o inverno, encontravam-se em meio a estepes congeladas, onde as temperaturas caem 40 ou 50 graus abaixo de zero. Despreparados para um clima tão desfavorável, os alemães começaram a morrer de frio e de fome, uma vez que os suprimentos não chegavam até eles . Sem o poderio bélico dos nazistas, mas acostumado ás baixas temperaturas, o exército soviético derrotou os invasores. Esse episódio lembra a derrota do exército de Napoleão, no século XIX, que sucumbiu pelos mesmo motivos.
A vitória em Stalingrado e o reforço representado pelas armas notre americanas levaram a guerra á sua fase final, que foi a do avanço aliado: Saindo da Inglaterra e do Norte da África, os exércitos alaidaos avançaram sobre as posiçoes antes conquistadas pelos alemães, fazendo as tropas nazistas recuarem. Essa movimentaçõ começou em maio de 1945, quanod Berlim foi ocupada pelas tropas soviéticas, quer precederam os demias exércitos alidados.
Uma das mais importantes estapas do avanço aliado foi do Desembarque na Normandia, ocorrido em 6 de junho de 1944, o chamado dia D, expressão que no vocabulário militar significa o dia de um ataque importante. Naquela data, nas praias da Normandia, norte da França, 132 mil soldados canadenses, ingleses e norte americanos, transportados da Grã Bretanha por 2 mil barcos, desembarcaram e avançaram para o interior, a fim de atacar as posições nazistas na base ocidental. O êxito na operação permitiu que as tropas alidadas retomassem Paris, que estava sob controle alemão desde o início da guerra.
Nesse meio tempo, a Itália viveu um processo de rebelião: revoltada com as derrotas de seu país no conflito, a população exigiu a renúncia de Mussolini: As forças democráticas aproveitaram a ocasião para capturar e matar o Duce. A FEB, força expedicionária Brasileira, grupo de combatentes do exército brasileiro que se juntou aos aliados, participou da conquista da Itália ao lado das tropas norte americanas.
No dia 2 de maio de 1945, tropas soviéticas tomaram Berlim e decretaram a derrota alemã. Os nazistas informaram que Hitler não tivera coragem para ficar ao lado do povo alemão na hora da derrota e suicidara-se em 30 de abril, dias antes da tomada de Berlim.
A guerra já estava encerrada no Ocidente, mas no Oriente o conflito se prolongou até agosto, quando os EUA lançaram as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.
Final da guerra
Embora tivessem vencido a guerra, a Inglaterra e a França estavam economicamente arruinadas, a guerra provocou uma destruição material muito séria. As perdas humanas também foram imensas, principalmente da União Soviética, que pedeu mais e vinte milhões de pessoas e teve grande parte de seu parque industrial destruído.
O Império britânico, que havia dominado o mundo por quase 200 anos, estava liquidado. Da Alemanha, apenas ficou de pé a coragem dos sobreviventes, a maior pate mulheres que tentaram limpar o território dos escombros e reeguer os prédios. As duas antigas potências quase não tinham forças para juntar os seus destroços.
Em julho de 1945, foi assinado o ACORDO DE POTSDAM, que definiu a divisão da Alemanha em duas áreas, um controlada pelos soviéticos, outra por ingleses, franceses e norte americanos. A cidade de Berlim, situada em território de ocupação soviética, também foi divida. Os países vencedores mantiveram a ocupação militar da Alemanha. Em 1949, foram criadas a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental de influência capitalista, e a República Democrática ou Alemanha Oriental, de influência comunista. Com o enfraquecimento da União Soviética no final da década de 1980, a Alemanha foi reunificada

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial