segunda-feira, 8 de outubro de 2012

9 ano - RESUMO CAP 8

Capítulo 8 – A nova Ordem Mundial e o início do século XXI
 
  • A queda do Muro de Berlim em 1989
  • A queda da Uniao Soviética em 1991
  • A fome na Somália em 1992
  • O ataque as Torres Gêmeas em 2001
O século XXI marca para o mundo e coloca em destaque diversas transformações ocorridas nos últimos 20 anos de 1985 a 2005, quando antigos e tradicionais sistemas sucumbiram diante de uma ordem mundial. Novos conceitos como globalização, exclusão, inclusão, internet, internauta, livraria virtual, CD, CD ROM, DVD, TV a cabo, shopping center, telefone celular , fibra optica, entre outros, forma incorporados às linguagens e práticas sociais e culturais no cotidiano de muitos pessoas do mundo.
No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental),seguindosistemasocialista,pró-soviético.

Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidentaldacidade.

O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de300torresde vigilância com soldados preparados para atirar.

Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha. Filme :Adeus Lenin
O fim da União soviética
União Soviética foi um dos países mais importantes para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, também foi um dos países mais abalados economicamente. Mesmo assim, o governo de Joseph Stálin foi capaz de realizar um eficiente planejamento, colocar a URSS nos trilhos do desenvolvimento e transformá-la em uma das grandes potências mundiais, ao lado dos Estados Unidos.
Após ter governado a URSS por 29 anos, Stálin morreu em 1953, sendo sucedido por Nikita Krushev. O governo de Stálin, embora tenha transformado a União Soviética em uma potência, foi marcado pelo autoritarismo, ditadura, falta de liberdade e corrupção. Krushev, quando assumiu o poder, decidiu acabar gradativamente com a política autoritária do governo anterior e procurou adotar uma política de paz com os países capitalistas.
No entanto, em 1964, Krushev foi deposto, sob a acusação de abuso de poder. Em seu lugar assumiu Leonid Brejnev, o qual governou até 1982. Foi justamente nessa época (por volta de década de 70) que os problemas econômicos e sociais se acentuaram. Em razão da URSS se manter isolada economicamente da maior parte do mundo, sua indústria se tornou atrasada. Se há alguns anos o país fora um grande exportador de alimentos, passou a ser importador. Com o declínio da atividade industrial e agrícola, surgiram inúmeros problemas sociais, principalmente o aumento do desemprego.
Após a morte de Brejnev, em 1982, Andropov e Constantin Tchernenko assumiram o governo. No entanto, foi em 1985, com a entrada de Mikhail Gorbatchev, que a União Soviética passou por bruscas mudanças políticas, econômicas e sociais. Ciente dos problemas que o país passava, Gorbatchev propôs dois planos: a perestroika (reestruturação) e a glasnost (transparência).
A perestroika nada mais era do que um conjunto de medidas que propunha modernizar e dinamizar a economia do país. Assim, o plano autorizava a existência de empresas privadas, a entrada gradual de multinacionais e estimulava a concorrência entre as empresas. Já a glasnost previa a diminuição da atuação do Estado na vida do cidadão, ou seja, nas questões civis. Por meio da glasnost, foi dada liberdade de expressão, os presos políticos foram soltos, entre outras medidas.
Com estas profundas mudanças, tornou-se claro que a União Soviética estava com seus dias contados. Temendo o quadro político que estava instalado na Rússia, as outras repúblicas começaram a exigir autonomia. Em 1991, quase todos os países já eram independentes. O fim definitivo da URSS foi oficializado em 21 de dezembro de 1991, com a criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), organização supranacional formada por Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão.
Ver pág 202 – Novos paíse europeus criados a partir da década de 1980
 
 
A nova Ordem MundialUnião Européia – Bloco economico, político e social formado por 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Objetivos – Unir as economias dos países participantes formando o Mercado Comum Europeu e alcançar unidade política. Esse objetivo remonta do final do 2a guerra Mundial, quando os Estados europeus passaram a defender a unidade européia para enfrentar os desastres da guerra e a poderosa concorrencia dos estadunienses no mercado mundial com mais segurança
As Instituições básicas das UE são : O Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça . Todos os órgaos contam com representantes de todos os países membros. Suas metas são :
  • Promover a unidade política e economica da Europa
  • Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus
  • Melhorar condiçoes de livre comércio entre os países membros’
  • Fomentar o desenvolvimento economico dos países em fase de crescimento
  • Proporcionar equilibrio e paz para a Europa
  • A moeda da Uniao européia é o Euro, moeda oficial de vários países – Ver mapa pag 205
A GlobalizaçãoCom a queda do Muro de Berlim, a crise dos regimes comunistas no Leste Europeu, a consolidação da União Européia, a incorporação da China ao mercado internacional – eram os obstáculos que separaravam o mercado internacional dos investimentos nacionais, assim criou-se as condições para que os fluxos globais de mercadoria , capitais e informação pudessem ocorrer livremente. O mundo passa a viver globalizado, imperando a ordem capitalista nas relações comerciais, sendo uma nova etapa deste sistema, onde a integração de mercados supera e incorpora as antigas economias nacionais, originando um capital global, responsável pelo enfraquecimento dos Estados Nacionais .
Como consequência de uma total supremacia do modelo capitalista, com intenção de lucros máximo assistimos na década de 80 grandes reformas economicas nos Estados que passaram a dar prioridade às exportações, secundarizando o mercado interno. O objetivo era a acumulação de capitais e não o atendimento ás necessidades da população. Assim, nas décadas de 80 e 90 houve um aumento do desemprego. O chamado neoliberalismo é um conjunto de políticas que visam à desestatizaçao de empresas públicas, à desregulação das atividades economicas, à flexibilização das leis trabalhistas, retirando os direitos dos trabalhadores, à precarização do trabalho, à aceleração do processo de parivatização, levando à marginalização centenas de milhares de trabalhadores, o que fragiliza os Estados Nacionais
A Àfrica e Àsia na nova Ordem MundialOs séculos de exploração colonialista e neocolonialistas segundo o interesses das potências estrangeiras, fizeram com que a Àfrica, no século XXI seja vista como um continente empobrecido, dividido, com povos considerados poucos evoluídos. A Àfrica hoje é Continente mais pobre do mundo, vítima de seu passado histórico e da expoliação sofrida. Porém , alguns países do continente como a Àfrica do Sul, vêm conseguindo uma relativa estabilidade política e economica.
A Àsia,foi como a Àfrica e a América Latina exploradas sistematicamente. A India, país até bem pouco tempo considerado muito pobre e atrasado, também tem previsto um crescimento que possibilitará dobrar sua participação no PIB. Em 2005, especialistas em economia pressupunham o nascimento do planeta Chíndia, vendo China e India com uma único bloco economico, um fenomeno capaz de mudar o equilibrio de poder e as regras do jogo da economia mundial


PROBLEMAS DA ÁFRICA, PROBLEMAS DO MUNDO
A exceção da saliência das questões étnicas, grande parte dos problemas que afetam a África são também comuns a maioria dos países do chamado "Terceiro Mundo" - Emergentes. São problemas com raízes estruturais que só serão resolvidos no marco de uma nova ordem internacional capaz de eliminar as contradições entre o mundo econômica e tecnologicamente desenvolvido e o mundo subdesenvolvido e marginalizado, condenado a esta situação pelo próprio processo histórico de dominação política e pilhagem econômica do primeiro.
A internacionalização das atividades econômicas, tecnológica e políticas de um lado, e a particularização cada vez maior das questões sociais por outro, constitui a principal contradição da realidade mundial deste final de século. Seu ponto principal está, sem dúvida, na repartição desigual das riquezas criadas e acumuladas a nível global. Democratizar essa repartição - requisito número um para uma tentativa séria de resolução dos problemas globais - exige uma total restruturação da atual ordem política e econômica internacional, coisa que o atual modelo neoliberal mundializado e seu Deus mercado não querem nem ouvir falar.


O Oriente Médio e sua importância na nova ordem mundial
Região de antigas civilizações, o Oriente médio é hoje palco de grandes conflitos étnicos, religiosos e territoriais. O maior deles é a Questao Palestina x Israel – pag 218
Ler pag 229 a 234 – A América Latina na Nova Ordem Mundial

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial