domingo, 10 de março de 2013

8 ano questionario VALENDO PONTO cap 2 e video

Questionário cap. 2
 
Questionário cap. 2
 
1 – O Que. chamamos de Revolução industrial?
  1. Chamamos de revolução industrial a grande mudança na forma de produzir produtos ocorrida no século XVII a partir da invenção da máquina a vapor, trazendo sérias consequências no regime de trabalho. O que antes era feito à mão, de maneira artesanal passou a ser fabricado com o auxilio de máquinas movidas a energia a vapor. Ou ainda, um conjunto de inovações tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.
2- Qual o país onde isso ocorreu pela primeira vez?
R. O país foi a Inglaterra

3- O que explica esse país Ter sido o primeiro a adotar esta forma de produçào?
R. O que explica o fato de ter sido a Inglaterra o primeiro país a passar a produzir através de máquinas, foram um conjunto de fatores tais como: a acumulação de riquezas pela burguesia ao longo dos séculos conseguida pelo comércio que pode investir nas pesquisas de novas formas de produção culminando com a invenção da máquina a vapor , o fato do solo Inglês ser rico em carvão mineral que era o combustível necessários para mover as máquinas a vapor, um grande número de mão de obra barata proveninte dos cercamentos dos campos que expulsou os camponeses para as cidades em busca de emprego para garantir sua sobrevivência, grande quantidade de lã proveniente da criação de ovelhas pelos grandes donos de terras.

4- Qual a consequencia desta revolução para os trabalhadores?
R. Os trabalhadores expulsos dos campos onde antes trabalhavam foram obrigados a migrarem para as cidades em busca de trabalho. Assim se submetiam a trabalhar ganhando pouco e com cargas horárias imensas. As condições de trabalho nas fábricas também eram péssimas infuenciando na saúde de homens, mulheres e crianças, que obrigados a trabalharem a fim de tentarem conseguir um melhor salários para pagar suas péssimas moradias e alimentação se submetiam a ganhar o que o dono da fábrica estava disposto a pagar, que era sempre pouco. Foi um tempo de muita luta social para melhorar estas condições de trabalho.

5- E para os donos das fábricas?
R. Foi um tempo de grandes lucros. Pagavam pouco aos trabalhadores e produziam em maiores quantidades que antes com o trabalho artesanal, vendendo depois a mercadoria por preço alto.

6- Que. produto era produzido nas fábricas no início desse novo processo?
R. Principalmente tecidos de lã, mineração e fundição. Por isso a Inglatera

7- Como eram estruturalmente as fábricas?
R. Sem ventilação e escuros,por quase não possuirem janelas, assim doenças como tuberculose, pneumonia era comum. Os trabalhadores trabalhavam em pé sem horários para descanso.

8- Quantas horas normalmente as pessoas trabalhavam lá?
R. Normalmente de 12 a 16 horas diárias.

9- Como era a vida dos trabalhadores, como moradia, alimentação?
R. Péssimas, pois acabavam tendo que morar em casas de cômodos sem saneamento ou aquecimento. Em relação a alimentação também era bastante dura, uma vez que ganhavam pouco e os alimentos eram caros.

10 – Por que nas fábricas era feito a divisão do trabalho?
R. A partir de uma determinada época, o dono da fábrica que era chamado capitalista, foi influenciado por pesquisadores e administradores que desenvolveram pesquisas nas quais chegavam a conclusão que se um funcionário fizesse somente uma determinada atividade ele com o tempo a varia de forma mais eficiente. Dessa forma começou a ser criado a divisão das funções , cada um era responsável por somente uma parte do trabalho. Assim o capitalista lucraria com a velocidade e eficiência na produção e teria um lucro maior garantido.


11- Como o trabalhador começou a ser chamado e por quê?
R. Em determinado momento começou a ser conhecido como o proletário.Palavra Que. vem do latim proles, que significa filhos. Em Roma o nome identificava aquele que tinha prole numerosa, ou seja muitos filhos para trabalhar para o Estado. Na Europa do século XIX, identifica os trabalhadores que não têm propriedade alguma, mas apenas a sua força de trabalho para vender ao industrial.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial