sexta-feira, 15 de novembro de 2013

8 ANO – REVISÃO PROVA 3 TRIMESTRE

  1. ANO – REVISÃO PROVA 3 TRIMESTRE


Obs : Responda as questões utilizando o livro didático referente aos capítulos selecionados para a prova : 1,2,3 e 4 apostila 4

 

1 – Responda:

  1. Com a proclamação de nossa independência em 1822 nos tornamos  independentes de que país?
  2. R. Nos tornamos independentes de Portugal que era nossa metrópole até 1822.
  3. Que sistema de governo foi escolhido?
  4. R. O sistema de governo escolhido foi a monarquia
  5. Quem era seu represente e que cargo ocupava?
  6. R. O represente era D. Pedro I que recebeu o título de Imperador
     
  7. Como dividimos o período monárquico de nosso país?

R. Nosso período monárquico começou em 1822 com a proclamação da Independência e foi até 1889 com a Proclamação da República. A divisão é feita da seguinte forma:

-Primeiro reinado – 1822 a 1831

  • Governo Regencial – 1831 – 1840
  • Segundo reinado – 1840 a 1889

2 – Quais foram as rebeliões ocorridas no território brasileiro durante o governo regencial e que carcaterísticas elas tinham em comum?

R. O período regencial foi um dos períodos de mais conturbados da história do Brasil. Durante este período tivemos as seguintes rebeliões : Revolta dos malês na Bahia – Sabinada – Bahia, Balaiada Maranhão e Farroupilha – Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A característica comum que estas rebeliões tinham entre si era a insatisfação com o governo regencial relegar as províncias do norte/nordeste e sul a um estado de pobreza e altos impostos em detrimento a um privilégio das províncias do sudeste, principalmente Rio e São Paulo. Desejavam autonomia e independência em relação ao restante do território.

3 – Descreva o que foi a Revolta dos Malês? Por que os revoltosos eram chamados assim?

R. Malês era o termo usado para identificar os escravos africanos de religião muçulmana. Esses escravos tramaram uma revolta em Salvador que , denunciada em cima da hora, impediu que o movimento se concretizasse. O plano dos Malês era criar um Estado negro-africano na Bahia, com a morte ou expulsão de brancos e mulatos, visto como aliados dos senhores. Apesar de reprimido o levante, sua descoberta teve um impacto profundo na elite brasileira, pois alertava para riscos do ‘’haitianismo’’ no Brasil

 

4 – Descreva as principais leis criadas no Brasil durante o período do 2 império que trataram sobre escravos ou a escravidão. Qual foi a principal delas?

R. As principais leis criadas no Brasil que tratavam da escravidão durante o 2 Império foram:

  • 1850 – Lei Eusébio de Queiroz- Proibição do tráfico negreiro
  • 1871- Lei do Ventre Livre
  • 1885 – Lei Saraiva Cotegipe – Lei dos Sexagenários
  • 1888 – Lei Áurea – Libertação definitiva dos escravos

5 - Através de que mecanismo a defesa da abolição da escratura ‘’ganhou voz’’na Segunda metade do século XIX?

  1. Foram diversas formas que o movimento abolicionista tomou forma como por exemplo, a fuga em massa de escravos, discursos de defensores do movimento, defesa na imprensa. Mas foi a partir do chamado movimento abolicionista que foi possível muitos membros da sociedade brasileira favoráveis a abolição, ganhar voz a fim de pressionar as autoridades na defesa e urgência em relação ao direito da liberdade dessa população.

 

6 – Descreva a importância da agricultura do café para a economia do Brasil no segundo reinado e quais regiões este produto mais se desenvolveu

R. As regiões onde este produto se desenvolveu foi o Oeste Paulista e o Vale do Paraíba. O café foi o principal produto da economia do Brasil durante o 2 reinado até as três primeiras décadas de nossa República. O desenvolvimento de nossa malha ferroviária, o crescimento de cidades como São Paulo são algumas de tantas outras mudanças que este produto trouxe para a economia de nosso país. A região sudeste foi a principal beneficiária da produção do café.

7 – Descreva o que representou a Lei de Terras criada no Brasil em 1850

R. A Lei de terras representou a criação de uma enorme dificuldade para o homem pobre Ter acesso a posse da terra. A partir de sua criação somente poderia permanecer nas terras a pessoa que comprovasse ser o proprietário da mesma. A maioria das terras onde famílias pobres residiam eram ilegais e sem dinheiro estas pessoas não tinham como legalizar aquela situação. Assim diversas pessoas foram expulsas de suas terras sendo o brigadas a oferecer sua força de trabalho por salários irrisórios ou migrar do campo para as cidades onde acabavam passando necessidade. Esta lei beneficiou a elite agrária que passou a concentrar cada vez mais terra em seu poder.

  1. – Descreva a relação do imigrante com os donos de fazenda logo de suas chegada ao Brasil. Eles vinham de onde, para onde, fazer o que, o seu tipo de vida
  2. R – O imigrantes saíam de seus países com o sonho de vir para o Brasil, trabalhar por um tempo e depois comprar um pedaço de terra para plantar com sua família. Porém ao chegarem se deparavam com uma forma de trabalho explorador por parte do fazendeiro que habituado a Ter trabalhador escravizado, resistiam a pagar um salário justo ao imigrante. Assim propunha um acordo que não era possível ao imigrante cumprir, tornando-o sempre devedor. Estes imigrantes vinham normalmente de diversos países da Europa, plantar café e mais tarde foram os primeiros trabalhadores de fábricas.
  3. – Descreva o que foi a Lei que recebeu o Nome de Tarifa Alves Branco e qual sua importância para o início da industrialização brasileira
  4. R – A chamada Tarifa Alves Branco foi criada em 1844 e tinha como finalidade aumentar os impostos dos produtos importados a fim de estimular a compra de produtos nacionais. Ou seja, os produtos que vinham de outros países chegavam aqui mais caros que os produzidos por nossa indústria. Assim aqueles empresários que tinham capital para montar fábricas/indústrias sentiam-se estimulados pois sabiam que não teriam tanta concorrência nas vendas de seus produtos.
  5. – Relacione a lei Eusébio de Queiroz com o início do desenvolvimento de nossas indústrias
  6. R. A relação que a lei tem com o desenvolvimento de nossas indústrias está no fato de que uma vez proibido o tráfico negreiro, muitos donos de escravos passaram a utilizar o capital que antes investiam no comércio negreiro, em outros investimentos rentáveis como por exemplo ser dono de uma indústria.
  7. – O que foi a Era Mauá e como ela representa o momento de ‘’modernização’’ no Brasil
  8. R – A Era Mauá foi nomeada assim em homenagem a Irineu Evangelista que mais tarde recebeu o título de Barão de Mauá. Foi um período de grande modernização e urbanização da cidade do Rio de Janeiro, promovida por este empresário que contrário ao modelo agro exportador e escravista de nosso país, aplicou seus recursos em em construção de estrada de ferro, abertura de bancos, iluminação urbana dentre outros investimentos.
  9. – Identifique as causas que justificam o fim do império no Brasil

R. O fim do império pode ser explicado por um conjunto de acontecimentos que somados trouxeram o fim do apoio que D. Pedro até então recebeu de diversos setores da sociedade. Dentre eles podemos destacar:

  • A questão religiosa
  • O movimento Republicano
  • A luta abolicionista – a perda da elite agrária escravista
  • A insatisfação militar

  1. – Estabeleça diferenças entre a monarquia e a República
  2. R – São várias as diferenças, porém a grosso modo podemos estabelecer as principais:
    Na monarquia não há eleição para escolha do chefe de governo, a sucessão é hereditária
    Na República o chefe de governo é escolhido de forma direta ou indireta
     
  3. – Que sistema de governo foi adotado no Brasil com o fim da monarquia?
  4. R. O sistema de governo adotado foi republicano – Com um presidente escolhido por voto aberto direto universal
  5. – Como era formado o Partido Republicano e como a criação deste partido está relacionado com a Proclamação da República
  6. R – O partido Republicano foi criado em 1870, em São Paulo pela elite paulista cafeicultora. Eram defensores claro, da mudança do sistema de governo e foi através deste partido que foi articulado o golpe com a participação ativa do exército brasileiro a fim de derrubar a monarquia.
  7. – Como o fim da escravidão ocorrida de fato em 1888 está relacionado com o fim do governo monárquico em nosso país?

R. Podemos entender esta relação pensando sobre a classe social que sempre apoiou a monarquia. Esta base era constituída de donos escravos que não desejam que os mesmos conseguissem suas liberdades. Uma vez a abolição tendo ocorrido, não havia mais o por quê apoiar a monarquia, era necessário agora arranjar uma nova forma de garantir o privilégio desta classe social social. A briga agora seria pela construção da República brasileira.

 

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