sábado, 27 de outubro de 2012

9 ANO - Gabarito EXERCICIO REVISÃO TESTE 3 TRIMESTRE

9 - ANO – EXERCICIO REVISAO TESTE 3 TRIMESTRE

1 – Quem foi Mikail Gorbachev?
R. Mikail Gorbachev foi o dirigente do partido comunista na URSS a partir de 1985 e foi responsável pela implantação de uma série de reformas economicas e políticas que precipitaram uma grande crise que culminou com a desagregação das repúblicas socialistas soviéticas . É importante lembrar que a URSS já passava por uma série de dificuldades no plano econômico e político, principalmente pelo gasto pesado em investimento em armamentos, a questão da burocracia estatal como também a alta incidência de corrupção no aparelho de Estado. A falta de liberdade de expressão nas repúblicas também pode ser apontada como um dos elementos que constituiaram a crise.
2- Como ocorreu o fim da União Soviética?
R . Podemos apontar como o fim da Uniao sovíetica uma série de fatores. As reformas introduzidas por Gorbachev foi o início desse fim. O ano de 1989 foi decisivo uma vez que ocorreram no leste europeu uma serie de movimentos das populações das repúblicas associadas solicitando mudanças em seus países. A queda do muro de Berlim também foi um grande marco, apontando o total enfraquecimento do regime em se manter atuante.As repúblicas participantes foi gradativamente proclamando suas independencias e o ano de 1991 somente marcou o que na prática já havia acontecido, o fim da Uniao Soviética como forma de governo e política.
3 – O que fizeram os países que compunham a União Soviética antes de seu declararem suas independênicas?
  1. Uma corrente de movimentos com reivindicações de origem etnica, religiosa, buscando serem reconhecidas em suas particularidas.Para isso reiivindicavam suas independencias em relação ao conjuntos das repúblicas sob a liderança da URSS
4- O que pode ser apontado como os motivos que favoreceram o fim da União soviética?
R. Os movimento são vários , porém sintetizando-os podemos apontar a crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev
5 – Cite os objetivos da União Européia
R. A União Européia tem como objetivo, promover a unidade política e econômica da Europa, melhorar as condições de vida e trabalho dos cidadãos europeus, melhorar as condições de livre comércio entre os países membros, reduzir as desigualdades socias e economicas entre as regiões, fomentar o desenvolvimento economico dos paises em fase de crescimento, proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa,integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre a importação e exportação e ás leis de asilo político
6 – O que é a União Européia?
R. A União européia foi iniciada em 1950 com a formação de países europeus que hoje contam com 27 membros, que tem como projeto a integração política e econômica dos países pertecentes ao continente europeu. Os objetivos dessa uniao é unir as economias, formando o mercado comum europeu e alcançar uma unidade política a fim de fazer frente aos demais países do mundo.
7 – O que foi a queda do Muro de Berlim?
R. A Queda do Muro de Berlim foi movimento realizado pela população alemã em 1989 que culminou com a derrubada de um muro que separava de fato Berlim em dois países, capitalista e solicialista.
8- O que isso significou para a União Soviética?
R. O muro de Berlim era um símbolo do poder soviético na Europa. Esta queda demonstrou de fato a fragilidade do sistema socialista naquele momento e a impossibilidade da Uniao Soviética impedir aquele fato.
9 – E para a disputa da guerra Fria?
R. Este fato significou o fim da Guerra Fria. Uma vez que a União Soviética deixava de ser a potência que fora até então.
10 – O que chamamos de nova ordem mundial?
R. A nova Ordem mundial pode ser expressa pela total hegemonia do capitalismo enquanto sistema econômico no mundo após a queda da União Soviética.
Como consequencia deste fato o mundo passa a ser organizado de uma nova forma, nele vemos a ascensão da China e Japão como as grandes economias do continente asiático, a adoção de políticas neoliberais, diminuindo os gastos públicos com gastos sociais e educacionais, a criação de grandes blocos economicos como a Nafta, Mercosul e Uniao européia, a hegomia do capital e consequentemente sua fragilidade frente as grandes crises.
11 – O que foi a Perestróika e a Glasnot?
  1. A perestroika e a glasnot fizeram parte de um conjunto de reformas políticas e economicas que Mikail Gorbachev implantou na Uniao Soviética em 1985 e que tinham como objetivo solucionar a grande crise que passava o regime naquela época. A perestroika tratava da reestruturação do sistema economico e político da URSS. A Glasnot propunha a abertura política e a transparencia nos vários niveis da vida soviética, liberdade de expressao e informação e o combate a corrupção e a ineficiencia administrativa.
Esta abertura trouxe uma série de consequências principalmente no plano politco pois a partir daí as pessoas sentiam-se mais seguras para expressar suas insatisfações com o regime, culminando numa série de movimentos revolucionários.
12 – O que significa a questão Palestina?
R. A questão palestina pode ser resumida no conflito travado desde 1947 entre árabes e judeus em disputa do território que compreende o que chamamos de Palestina. Neste território já estavam instalados os árabes e também era reinvidicado pelos judeus por tratar de um local onde os mesmos foram expulsos por duas vezes na antiguidade. A ONU reconhecendo seus direitos concedeu, parte do território aos judeus o que desagradou os árabes que lutam para expulsá-los até hoje.
13 – Por que a globalização acentuou ainda mais a pobreza no mundo atual?
R. Podemos apontar diversos motivos, mais o maior dentre eles pode ser apontado pela mudança que o capital passou na chamada 3a revolução industrial. Antes para se acumular capital era necessários produzir bens, abrir empresas, construir bens, o que necessariamente gerava empregos para a população. Na era da globalização já nào é necessário produzir nada pois ganha-se muito dinheiro somente em investimentos sem se criar nada. Daí a redução dos postos de trabalho foi drástica. Tivemos também o fechamento de pequenas e médias empresas por causa da concorrencia de produtos industrializados em empresas transnacionais, os avanços tecnológicos impulsionados pela comunica
Ção e transportes globalizados ajudam a potencializar a crise do emprego.
14 – Como foi criado o Estado Judeu?
R. O Estado judeu foi criado em 1947 pela ONU sem consulta prévia ao povo árabe. Apesar dos palestinos serem em maior número receberam um território de 11.500 km enquanto os judeus, com apenas 700 mil habitantes, ficaram com 14.500 km do território palestino. Essa divisão daria início ao primeiro conflito árabe-israelense.
15 – Como a Glasnot e Perestróika estão diretamente associadas ao término da União soviética?
R. Estas medidas tomadas por Gorbachev permitiram trazer a público a crise que já ocorria de fato na Uniao soviética desde 1953.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial