sábado, 13 de outubro de 2012

7 ANO - GABARITO EXERCICIO REVISAO CAP 10

EXERCICIO REVISÃO CAP 10 – OS MOVIMENTOSDO BRASIL COLÔNIA NO SÉCULO XVII

1 - No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:

a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;
x) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais X
c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;
d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;
e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.


2 - Bandeiras eram:

a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
X) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas X
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.

3 - O Brasil sofreu, ao longo do século XVI, invasões de potências européias, porém foi no século XVII que os holandeses se estabeleceram no nordeste brasileiro. O principal motivo dessa ação foi:

X) dominar a produção e o comércio do açúcar;
b) estabelecer uma zona de livre comércio;
c) criar uma base de ações contra a Espanha;
d) realizar um comércio triangular com as 13 Colônias;
e) desbravar o sertão em busca de prata

4 – O que foi a União Ibérica?
R. A União Ibérica foi a união das Coroas de Portugal e Espanha durante os anos de 1580 a 1640. Isso quer dizer estes países foram governados pelo mesmo rei durante este período tendo seu monarca autonomia em relação a riquezas das duas metrópoles

5 – Por que ela ocorreu ?
R. Isso ocorreu pois no ano de 1578 quando ao participar de uma batalha no norte da Àfrica,  o Rei D. Sebastião morreu sem deixar descendentes diretos para ocupar o trono de Portugal. Seu parente mais próximo, um tio avó cardeal ocupou o trono por 2 anos morrendo também. Dessa forma,Felipe II da Espanha reclamou a descendência e assim passou a ocupar o trono das duas nações.

6 – Por que a Holanda invadiu o nordeste brasileiro?
R. Para entender este fato ocorrido em 1630, é preciso entender a relação que Portugal, Espanha e Holanda estabeleciam antes do acontecido. Holanda foi durante anos um grande parceiro comercial de Portugal na indústria do açúcar. Esta transportava, refinava e comercializava o produto para Portugal na Europa conseguindo muito lucro com esta atividade. 
A Holanda foi  durante muito tempo parte dos domínios espanhóis na Europa. Lutou por sua independência a conseguindo em 1579, fato que muito desagradou a Espanha. Com o domínio da administração de Portugal, a Espanha proibiu a entrada da Holanda em seus domínios e cortou toda a relação comercial deste país com a colônia brasileira, o desagradou a Holanda  pois  trouxe um grande prejuízo financeiro . Assim, Holanda passou a arquitetar a ocupação do território já que a mesma conhecida caminhos, contatos e sabia os pontos fracos da colonia em termos de fiscalização.

7 – Quem foram os bandeirantes?
R. Os bandeirantes eram colonos pobres da capitania de São Vicente que buscavam nas matas do interior do território brasileiro indiginas com a finalidade de trabalhos forçados. Assim os capturava e os vendia para fazendeiros. Procuravam também riquezas minerais como ouro e prata. Os bandeirantes normalmente eram cablocos, mestiços de indios com brancos, tinham um grande conhecimento da mata e por isso conseguiam vencer condições de vida bastante dificies durante longas e demoradas expedições. Também eram  conhecidos com sertanistas por adentrarem aos sertões. Outra atividade dos bandeirantes era a captura dos negros fugitivos para os quilombos

8 – Como os bandeirantes estão relacionados a expansão do território brasileiro?
R. Os bandeirantes contribuiram para a expansão do território brasileiro a medida que adentraram nos ''sertões'' áreas inóspitas e desocupadas, abriam caminhos e ao longo do tempo nestes caminhos iam surgiando povoados. Em suas expedições não eles não respeitavam o que Tratado de Torsilhas, assim a coroa portuguesa conseguiu expandir seu território.

9 - O que foi a restauração Portuguesa?
R. A restauração portuguesa inicia-se com a fim da União Ibérica em 1640. Momento no qual Portugal conseguiu-se libertar do domínio espanhol e organizar novamente seu país sob o comando de um rei Português.

10 -Por que ela ocorreu?
R. O movimento de restauração está ligado diretamente com a necessidade de Portugal voltar a comandar seus domínios a fim de tirar o país da crise financeira que já estava passando devido aos anos de subjugaçõa à Espanha, quando perdeu muitos de seus domínios conquistados

11 - Quais as consequências positivas e negativas para Portugal devido a União Ibérica
As consequências negativas pode ser apontada como: Perda de domínios coloniais na Ásia e África. Ocupação do território brasileiro pelos holandeses, prejuízos financeiros devido a ter que acompanhar a Espanha nas guerras travadas com outras nações.
Consequência positiva - expansão do território brasileiro pois durante os anos de união o Tratado de Tordesilhas nao foi respeitado e o território havia aumentado sensivelmen te

1 Comentários:

Às 17 de março de 2019 às 11:13 , Blogger Unknown disse...

Ótimo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial