segunda-feira, 18 de novembro de 2013

9 ANO - GABARITO APOSTILA CAP 3 E 4

PG 44 - SESSÃO EXTRA

2 - A frase do presidente do Egito chamou a atenção para o fato de que a invasão do Iraque pelos EUA, contrariando a ONU e a opinião pública mundial, deveria alimentar novos focos de terrorismo

3 - a) Nesta região prevalecem sempre os interesses de grandes empresários e corporações ligadas ao petróleo e a indústria de armas e não propriamente o interesse da população em geral.

B) Sim. Ele indica que se o povo palestino e o povo israelense fizerem a paz entre si, eles podem desencadear um luta contra os governos e empresas que controlam o Oriente MédiO

Exercícios extra capítulo 3 - DESESTRUTURAÇÃO DO MUNDO SOCIALISTA

1 - D

2 - C

3 - C

4 - A política adotada foi a de promover a destruição de arsenais nucleares dos EUA e da URSS, bem como de desarmamento progressivo, assumindo por meio de importantes tratados.

5 - O governo da URSS, chefiado por Mikhail Gorbachev, retirou o apoio e , deixou de ajudar os governos do Afeganistão, Vietnã, Coreia do Norte, Moçambique, Angola e Cuba.

6 - A derrubada do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, marcou a reunificação da Alemanha, bem como o fim da Guerra Fria.

7 D

8 - VVVV

Capítulo 4 - ORIENTE MÉDIO E A NOVA ORDEM MUNDIAL

1 -D

2 - D

3- F V V V

4 - Após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a apoio dos EUA E DA URSS, foi decidida pela ONU, em 1947, a criação de dois Estados independentes na região da Palestina, o Estado de Israel e o Estado da Palestina. Essa decisão provocou a reação da Liga Arabe, que não foi consultada   sobre a dio da região . O Estado de Israel foi proclamado em maio de 1948. A reação árabe provocou a primeira guerra árabe-israelense, que levou à vitória de Israel, em 1949, à conquista dos territórios de Gaza E Cisjodânia, à extinção do Estado Palestino e à expulsão dos palestinos das regiões conquistadas.

5 - Em setembro de 1993, foi realizado o Acordo de Oslo na Noruega, entre o governo de Israel e o presidente da OLP, Yasser Arafat, mediado pelo presidente dos EUA, Bill Clinton e o governo da Noruega. Pelo acordo, Israel desocuparia as regiões da faixa de Gaza e da Cisjordânia para a criação de um Estado palestino, a Autoridade Nacional da Palestina,que passou a ser reconhecida internacionalmente desde sua formação entre 1993 e 1995.


6 - A Doutrina Truman refletiu a Guerra Fria num contexto geopolítico da bipolaridade mundial entre capitalismo e socialismo: o capitalismo, liderado pelos EUA, e o socialismo, liderado pela URSS. A queda dos regimes socialistas, desde o fim da URSS acabou com a Guerra Fria, e o foco da política internacional dos EUA deixou de ser a Doutrina Truman. A chamada doutrina Bush reflete um contexto geopolítico de unipolaridade geopolítica. No governo Bush, os  EUA passaram a ser o centro dessa unipolaridade, em que os conflitos a ter um conteúdo não apenas político, mas também religioso. No governo Bush, os EUA, passaram a ser o líder mundial de uma nova' '' cruzada'': o Ocidente democrático (e cristão) contra o terrorismo árabe (Islâmico)

7 - D

8 A

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial