segunda-feira, 12 de novembro de 2012

7 ano - Questionario com gabarito cap 11

Cap 11 – questionário

1 – Qual foi o país no século XVII onde o absolutismo atingiu seu ápice ?
R. O país onde o absolutismo atingiu seu ápice foi a França


2 – Explique o que quer dizer a frase, ``o absolutismo atingiu seu ápice .
R. Esta frase refere-se ao momento em que o absolutismo atingiu seu maior momento, ou seja, quando o rei concentrou um maior poder em sua pessoa, este momento está relacionado com o reinado de Elizabeth I na Inglaterra, e com Luiz XIV na França.

3- Qual foi o rei que representou a concentração total do poder na França no século XVII?
R . O rei foi Luiz XIV após a morte de seu tutor o Cardeal Mazzarino

4 – Que tipo de estratégia o rei na França no século XVII utilizou para manter seu domínio sobre a nobreza ?
R. O rei concedia os altos cargos à nobreza, desta maneira mantinha os nobres sob seu domínio.

5 – O que fo i a insurreição Pernambucana ? Em que ano isso ocorreu ?
R. A insurreição Pernambucana foi um movimento de revolta dos pernambucanos contra os invasores holandeses. Esta rebelião ocorreu no ano de 1645 e dela participaram indios, escravos e alguns senhores de engenho.

6 – Relacione a ocupação holandesa em Pernambuco e o surgimento dos quilombos naquela província
R. A invasão holandesa não foi a responsável pelo surgimento dos quilombos, porém durante a invasão, como também durante a guerra para expulsão dos ocupantes, muitos escravos fugiram das fazendas dos senhores indo para quilombos já existentes, ou até mesmo formando novos quilombos.

7 – O que era um quilombo?
R. Quilombo eram lugares de difícil acesso onde os negros escravizados fugiam de seus senhores e acabavam formando uma comunidade com organização economica e política própria em que se plantava, pescava e eram criados animais de pequeno porte, sempre pensando na autossuficiência.

8 – Entre os vários quilombos construídos, qual foi considerado o mais famoso e por que ?
R. Foi o da Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas, que recebeu o nome de Palmares

9 – Relacione as bandeiras e os quilombos
R. A relação existente entre bandeiras e quilombos é pelo fato dos bandeirantes terem sido utilizados pelos fazendeiros para a captura de negros fugitivos como também a destruição dos quilombos.

10- Quem foi Zumbi dos Palmares ?
R. Zumbi dos Palmeiras foi um lider negro que assumiu a liderança de Palmares e era muito respeitado devido o nivel de organização que conseguiu durante sua liderança, bem como o quanto resistiu a investida de invasão a Palmares. Ele é cultuado até hoje como exemplo de luta e resistência do povo negro.

11 -O que a Petição dos Direitos em 1628 impôs ao rei Carlos I?
R. A petição dos Direitos impôs uma limitação ao poder do rei, uma vez que proibiu que Carlo I criasse tributos, convocasse o exército ou prendesse pessoas sem a prévia autorização do Parlamento. Ou seja, o rei ficaria submetido ao poder do Parlamento Inglês.

12 – O que o Parlamento inglês desejava com a criação Petição dos Direitos ?
R . Limitar o poder do rei

13 – O que foi os Atos de Navegação ?
R . os atos de navegação foi uma lei criada no governo de Oliver Cromwell que determinava que somente entraria nos portos ingleses navios da Inglaterra, ou pertencentes a países com os quais ela comercializasse diretamente. Esta lei protegia a marinha mercante inglesa e trazia um grande lucro para a burguesia mercante.

14 – Com que intenção estes Atos foram criados ?
R. A intenção da criação destes atos era criar um monópolio mercante para a Inglaterra com também neutralizar o poderio de outros países como a Holanda por exemplo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial