segunda-feira, 12 de novembro de 2012

8 ano - Gabarito questionário cap 12

Questões:

1 - Cite os fatores que contribuíram para o final da monarquia no Brasil
R. O fim da monarquia no Brasil se deu a partir da soma de diversos fatores. Podemos apontar como o seu principal o fim da escravidão no Brasil, fato que marca o fim da apoio dado ao governo de D. Pedro II a seu governo. Mas também temos a crise do exército brasileiro em contestação a seu chefe, a Guerra do Paraguai, a crise entre o Imperador e a Igreja.

2- O que foi o final da monarquia no Brasil e quando isso ocorreu?
R. O final da monarquia foi o momento no qual o exército tomou o poder, expulsou a família real do Brasil e proclamou como regime de governo para o nosso país a República. Isso aconteceu em novembro de 1889

3 – Qual o modelo de governo que foi adotado após a proclamação da republica?
R. O modelo de governo foi a República Federativa

4 – Em termos de escolha de governante, o que este novo modelo propunha que marcava uma real
diferença do modelo anterior ?
R. A maioria do povo passava a exercer o poder da escolha de seu representante para governar o país, o que não ocorria numa monarquia uma vez que a sucessão do governante se dava pelo parentesco sanguíneo. O tempo também para governar passava a ser limitado a 4 anos, enquanto na monarquia era enquanto o monarca vivesse, no caso de D. Pedro II foi de 69 anos.

5 – Cite os setores que deixaram de apoiar Dom Pedro II no final de seu governo
R. O exército, a Igreja, os fazendeiros.

6 – Qual o motivo principal da perda de apoio do governo de D. Pedro II, pela/o
Igreja – A partir de um impasse entre o imperador bispos em relação a questão da manifestaçào maçônica em território brasileiro. O estava em questão era a autoridade do Papa x imperador. Ao imperador, por exemplo, era facultado o direito ao padroado (prerrogativa de preencher os cargos eclesiásticos mais importantes) e ao beneplácito (aprovação das ordens e bulas papais para que fossem cumpridas, ou não, em território nacional). Os próprios sacerdotes eram tratados como funcionários públicos, recebendo salários da Coroa. Ao prender um bispo do Pará e Olinda, o Imperador trouxe para seu governo uma questão bastante delicada perdendo o apoio da Igreja mesmo depois de mandar libertar os bispos.
Exército – Ë chamada a questão militar. O descontentamento de oficiais devido ao pouco reconhecimento do imperador , somadas a efervescencia das ideias republicanas, mais o grande valor que os militares conquistaram ao vencer o conflito no Paraguai podem ser somados ao epsódio que irá culminar com a proclamação da república em 1889. Não devemos também esquecer que na linha sucessória estava previsto o trono ser ocupado por uma mulher, a Princesa Isabel, sendo a sociedade machista como a da época, por mais que os militares respeitassem a figura de D. Pedro e que pudessem aguardar até sua morte, este risco também pode ser adicionado a precipitação dos acontecimentos naquela data.
Elite agrária - A questão da elite agrária pode ser respondida pela gradativa perda que aquela classe vinha sofrendo ao longo os anos com as inumeras leis de libertação dos escravos. O que culminou foi a assinatura da Lei Áurea sem pagamento das indenizações de seus prejuízos.
7 – Qual foi o conflito armado ocorrido durante o governo de D. Pedro II que influenciou na crise de seu governo?
R. A guerra do Paraguai devido as inumeras perdas humanas, a crise econômica e ao não pagamento das indenizações aos fazendeiros devido a libertação de inúmeros escravos que participaram do conflito.

8 – Qual o tipo de trabalho que foi adotado no Brasil a partir de 1850? Por quê?
R. O trabalho assalariado. Devido a proibição do tráfico negreiro e a dificuldade e carestia que os fazendeiros encontravam em comprar novos escravos.

9- Como o povo reagiu a proclamação da República?
R. O povo agiu indiferente uma vez que não foi consultado em relação a adoção do novo regime. Havia em muitos lugares do interior do país que muitos habitantes ficaram muito tempo sem saber sobre o ocorrido.

10 – O que foi a Proclamação da República?
R. A Proclamação da República foi o momento no qual o nosso modelo de sistema de governo foi mudado. Passamos de uma monarquia para uma república.

11- Que tipo de regime de governo o Brasil adotou após a proclamação da República?
R. O modelo Republicano de forma federativa

12 – Numa monarquia quem governa é ____rei/Imperador____________ e numa república o presidente ou o parlamento_________________

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial