quinta-feira, 15 de novembro de 2012

8 ANO - RESPOSTAS QUESTIONARIO REVISAO PROVA


8 ANO - QUESTIONARIO REVISAO PROVA
 
1 – O que foi a Comuna de Paris ? Como ela está relacionada aos ideais socialistas que disputavam um modelo de mundo?
R. A comuna de Paris foi o acontecimento do primeiro governo operário em toda a história, fundado em 1871. A primeira experiência da ditadura do operariado na história, governo revolucionário da classe operariada. Estes são os possíveis sinônimos para descrever esta singular experiência vivida na França no século XIX, que colocou em cena a disputa do projeto de sociedade que já vinha sendo discutido, entre o capitalismo liberal e o socialismo científico de Karl Marx.
2 – O que foi a guerra de secessão ?
R. A guerra de secessão foi uma guerra ocorrida nos EUA entre a parte Norte e a parte Sul que desejava se separar devidos as irremediáveis diferenças de uma parte e outra.
3 – Os motivos do que justificavam os Estados do Sul se separarem do restante dos EUA
R. Como a economia da parte sul era agrária, tinha sua mão de obra escrava, não desejava ser governado por um presidente que tinha ideiais abolicionistas. Já o Norte desejava a abolição para inserir os EUA na era industrial, utilizando recursos existentes na parte sul.
4 – Por que não era interessante esta separaçao ?
R. Pois com a separação, os estados tornariam suas economias mais frágeis no enfrentamento de concorrências entre outras nações . Como também a própria Constituição americana não permitia essa dissociação dos estados que formavam uma federação
5 – Como era a economia de cada estado, norte e sul ?
R. Norte, mais industrializado de mão de obra assalariada. Sul agrícola de mão de obra escrava, consumidor de produtos industrializados ingleses
6 – Quem foi a rainha Vitória e qual sua importancia na história européia?
R. A Rainha Vitória, foi uma governante inglesa do século XIX e durante seu reinado, a Inglaterra viveu um período de grande prosperidade econômica e estabilidade. A Inglaterra também ampliou muito seu território, formando um dos maiores impérios com colônias por quase todo o planeta
7 – O que foi o neo colonialismo?
R. O neocolonialismo foi processo de ocupação do Continente africano e asiático por parte dos países europeus no século XIX em busca de mercados consumidores e matérias primas, subjugando a população daqueles países e os condenando a pobreza e atraso cultural ainda em novos dias.
8 – Como os europeus justificaram suas práticas imperialistas no século XIX?
R. A justificativa se dava a partir do convencimento da opinião pública que a população destes continentes eram atrasadas culturalmente e que eles então seriam os responsáveis por levar a cultura, a religião e a modernidade a estes continenes.
9 – O que a Conferencia de Berlim e o que foi decidido nesta conferencia?
R. A Conferência de Berlim foi uma reunião realizada pelos representantes dos países europeus na Cidade de Berlim a fim de estabeleceram a divisão da África entre os países participantes e que possuíam grandes interesses comerciais naquela parte do mundo.
10 – Como foi o domínio britanico na India ?
R. O domínio britâncio na India se deu a partir de protetorados. A Inglaterra colocando-se como árbitro de disputas internas naquele país. Aos poucos foi introduzindo sua economia, principalmente a venda de tecido, prejudicando seriamente a produção indiana que já havia se firmado no mundo inteiro. Depois de alguns anos, a Inglaterra se estabeleceu no país subjugando o povo indiano ao seu poder colonial.
11- O que foi a Lei do ventre livre?
R. A lei do Ventre livre foi uma lei criada no Brasil Império em 1871
, e determinava que os filhos de mulher escrava que nascessem no Império desde a data desta lei, seriam considerados de condição livre.
Os ditos filhos menores ficariam em poder e sob a autoridade dos senhores e de suas mães, os quais teriam obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos.

12 – O que foi a proclamação da República brasileira?R. A proclamação da República foi o evento ocorrido no Brasil no ano de 1889 que colocou fim ao sistema de governo monárquico e escolheu como forma de governo a república.
13 – Que classes participaram deste movimento?
R. A classe média, os proprietários de terras ( elite agrária) e a alta ala do exército brasileiro.
14 – Como foi a particpação do povo nesse episódio?
R. Ao povo não foi feito participação do ocorrido, por isso é dito que ele ‘’assistiu de fora’’ e estava surpreso com o ocorrido
15 – Por que a imigração européia foi estimulada pelo governo brasileiro a partir de 1870?
R. Pois como já começava a faltar mão de obra, optou-se por trazer os imigrantes para o trabalho livre uma vez que acreditava-se que a qualidade desta mão de obra era melhor que a do negro.
16 – como os negros participaram do processo de suas libertações?
R. A participação dos negros se fez através de rebeliões, assassinatos de proprietários, suícidios, fugas individuais e coletivas.
17 – Quais os motivos que justificaram o fim do império brasileiro?
R. Foi um conjunto de fatores os quais podemos destacar: A perda do apoio da Igreja, do exército, da elite agrária em razão da abolição da escravatura.
18 – Como ficou a situação dos negros após a abolição da escravatura ?
R. A situação foi a de total penúria, uma vez que perderam assim a moradia e alimentação e o trabalho livre era oferecido ao homem branco principalmente o europeu. A consequência da abolição sem um planejamento a fim de ajudar este homem a se recolocar na sociedade, é sentida ainda hoje pela diferença social que o homem negro tem em relação ao branco. Situação esta que as políticas públicas de reparação vem tentando dar conta a fim de diminuir esse fosso social

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial