segunda-feira, 12 de novembro de 2012

9 ano GABARITO EXERCICIO CAP 9

EXERCÍCIO FIXAÇÃO CAP 9 – A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA.
1 - A crise que levou ao impeachment de Collor tem características e significados inteiramente diversos dos da crise de 1968. Na crise do impeachment os militares não foram protagonistas, nem se colocou em questão nenhuma norma do regime político em vigor. Fato inédito em nossa história republicana, essa crise reafirmou o ordenamento jurídico estabelecido pela Constituição de 1988, através de dispositivos como a Comissão Parlamentar de Inquérito e o impeachment. (Adaptado de Sebastião Velasco e Cruz. "O impeachment: uma crise singular". O presente como história: economia e política no Brasil pós 64. Campinas: UNICAMP. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997, p. 402-403.)
a) De acordo com o texto, que características da crise política do impeachment de Collor a diferenciam das crises anteriores? Pois nela foram utilizados dispositivos democráticos a fim de resolver o impasse, respeitando a Constituição.  Algumas crises que ocorreram em nosso país foram tratadas de maneira autoritária criando mecanismo anticonstitucionais como o Ato Constitucional número 5 que entre outras coisas dava poder ao presidente da República para intervir em municípios, estados, suspendar os direitos políticos. 

b) Quais os resultados políticos da crise de 1968?
R. Reforçou o autoritarismo do governo militar ao criar o AI 5
c) O que é impeachment?

O impedimento da continuação do mandato do Presidente da República por parte do poder Judiciário

2 - O movimento Diretas Já foi responsável pela mobilização da opinião pública brasileira sobre o retorno da democracia no Brasil. Após 20 anos de ditadura militar, o Brasil elegeu:
A - por voto direto, Tancredo Neves, presidente do Brasil;
B - por voto direto, José Sarney, presidente do Brasil;
C - por voto direto, José Sarney, vice-presidente do Brasil;
D - por voto indireto, José Sarney, presidente do Brasil;
X E - por voto indireto, Tancredo Neves, presidente do Brasil;

3 - Eleito em 1989 por meio do voto direto de 35 milhões de brasileiros, Fernando Collor de Mello chegou à presidência da República com base num plano de governo fundamentado, entre outras propostas, no combate à inflação, na moralização da vida pública e na gestão voltada para a melhoria das condições de vida da população mais pobre – os "descamisados". Portador de um estilo populista, Fernando Collor procuraria governar através de medidas de impacto. A primeira delas pretendia fulminar a inflação, segundo as palavras do novo presidente, "com um só tiro". Era o Plano Collor, anunciado no dia seguinte da posse, em 15 de março de 1990. Sobre as medidas econômicas, previstas pelo Plano Collor, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 - Reforma monetária, com a substituição do Cruzeiro Novo pelo Cruzado, sem cortes de zeros.
2 - Reforma monetária, com a substituição do Cruzeiro pelo Real, acompanhada pelo congelamento de preços e pela introdução de um "gatilho" salarial.
X- 4 - Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
X8 - Congelamento de preços e salários com reajustes pré-fixados mensalmente.
16 - Reforma monetária, com a substituição do Cruzado Novo pela Unidade Real de Valor (URV), destinada a corrigir diariamente preços, salários e serviços; abertura da economia para o mercado externo e privatização das empresas estatais.
SOMATÓRIA (_12____)

4 - Cruzeiro, cruzado, real. O Brasil, em sua história recente passou por diversas reformas monetárias e terríveis crises econômicas. As tentativas para reverter esse quadro nem sempre obtiveram sucesso. No governo Sarney, o Plano Cruzado foi um dos mais expressivos planos de estabilização que fracassou . Sobre esse governo e essa realidade econômica, todas as alternativas estão corretas, exceto:A - Sarney terminou seu governo com uma inflação gigantesca em seus últimos meses de mandato.
B - Dilson Funaro, Ministro da Fazenda de Sarney, foi o principal articulador do Plano Cruzado.
C - Com o congelamento de preços e salários, Sarney convidou os brasileiros e brasileiras a fiscalizar a atuação de empresários que escondiam mercadorias e cobravam ágio para vender seus produtos.
D - Com o sucesso inicial do plano, o PMDB, principal partido do governo, obteve uma vitória expressiva nas eleições de 1986, ganhando quase todas as eleições para o governo dos Estados. Após as eleições, o plano começou a ruir.
X E - O Plano Cruzado foi uma das primeiras medidas que Sarney tomou logo após ser eleito. Confiscou a poupança, estabilizou preços e salários e acabou com a inflação. No terceiro ano de seu mandato, o plano fracassou pela falta de liquidez no mercado acionista.

5 - Em 1989, a campanha eleitoral para presidência da República revelou Fernando Collor de Mello como um candidato que expressava a expectativa de um tempo novo para o Brasil. Com base nesse tempo político, assinale a alternativa correta:
A - Collor procurou encarnar a modernidade e a justiça social e, apresentando-se como "caçador de marajás", estatizou as comunicações e implantou o populismo como estilo de governar o país.
XB - Assim como Getúlio Vargas e Jânio Quadros, Fernando Collor se produziu como político personalista que ganhou simpatia do eleitorado, graças à desconfiança da população em relação aos políticos identificados com partidos tradicionais.
C - Um dos pontos positivos do governo Collor foi o sistema de controle das importações e valorização da moeda brasileira pelo "confisco da poupança", que tinha em vista estimular a produção de riqueza interna para o equilíbrio da balança comercial.
D - O que mais seduziu os eleitores em 1989 foi a propaganda eleitoral de Fernando Collor, denominada de Reformas de Base, que defendiam as reformas agrária, educacional, tributária, administrativa, bancária e eleitoral.


6 - As mudanças decorrentes da globalização nas últimas duas décadas foram significativas para definir as relações políticas entre as nações. Estas mudanças contribuíram para alterar a economia brasileira que:
A - só então se tornou uma economia moderna e industrializada, competindo com as grandes potências da atualidade;
B - teve a ajuda dos Estados Unidos para atualizar seu parque industrial, e rompeu sua dependência dos países europeus;
C - conseguiu aumentar suas exportações, garantindo seu desenvolvimento industrial, sem os empréstimos do FMI;
D - adotou uma política econômica intervencionista, procurando atender às necessidades sociais das regiões mais pobres;
XE - cresceu e se modernizou, embora persistam a dependência de empréstimos internacionais e as dificuldades para resolver suas desigualdades sociais.

7- No âmbito da economia nacional, o Plano Real:
A - foi criado e executado durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, com amplo apoio da população;
B - beneficiou os trabalhadores assalariados, que, pela primeira vez na história do Brasil, tiveram seu poder de compra valorizado;
XC - além de ter uma expressiva aceitação popular, contribuiu para a estabilidade política do governo de Fernando Henrique Cardoso;
D - foi uma criação de Delfim Neto, quando era ministro de Itamar Franco, o que lhe garantiu a eleição como deputado federal;
E - não guarda relações com o neoliberalismo, pois tem como princípio a intervenção do Estado na gestão da economia.

8 - A constituição de 1988, escrita pelos membros do Congresso Nacional, que recebera poder constituinte, consagrou numerosos direitos trabalhistas no seu artigo 7.Assim sendo, complete as lacunas:
Estabeleceu que a jornada normal de trabalho é de _______ horas semanais e que o pagamento por horas extras será no mínimo de _______% a mais que a hora normal. A licença à gestante será de _______ dias, concedendo-se ao pai a licença paternidade de _______ dias. Prevê direito a férias de _______ dias por ano trabalhado (sem faltas injustificadas). A alternativa que completa corretamente o texto é:
A - 40 – 20 – 140 – 7 – 20
XB - 44 – 50 – 120 – 5 – 30
C - 44 – 50 – 110 – 5 – 30
D - 40 – 60 – 120 – 3 – 30
E - 48 – 40 – 150 – 9 – 31

9 - Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (FHC) governaram o Brasil entre 1990 e 2002. Sobre esses governos, suas características e contextos, todas as alternativas estão corretas, exceto:A - Itamar Franco completou o mandato de Collor que sofreu processo de impeachment, acusado de diversas irregularidades em seu governo.
B - FHC reelegeu-se no 1.o turno, em 1998, para seu segundo mandato, amparado, em grande parte, pela estabilização monetária do Plano Real.
XC - Itamar Franco destacou-se pelos processos de privatização em seu governo, em especial da Companhia Vale do Rio Doce (mineradora estatal) e da Petrobras.
D - O Plano Real, projeto econômico que transformou a economia brasileira nos anos 90, foi implantado em 1994, no final do governo de Itamar Franco e sob a direção de FHC, que era o Ministro da Fazenda, nessa época.
E - Primeiro presidente eleito pelo voto direto desde a década de 60, Collor tomou posse defendendo, entre outras coisas, a privatização de empresas estatais e a abertura do Brasil ao mercado internacional

10 - Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo, sobre o período da história brasileira conhecido como "Nova República":
(__) Representou o retorno dos civis ao poder, com a eleição de Tancredo Neves, em 1985. Porém, com sua morte antes da posse, quem assumiu foi seu vice, José Sarney, um antigo membro da Arena, partido que apoiava o governo militar. Ao assumir, Sarney comprometeu-se em convocar uma Assembléia Constituinte e implementar as reformas necessárias à retomada do crescimento econômico.
(__) José Sarney e todos os presidentes civis que o sucederam tiveram como principal tarefa debelar a inflação. Planos econômicos foram concebidos e implantados sem sucesso até a criação do Plano Real, durante o governo de Itamar Franco. O responsável pelo plano era o então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que, posteriormente, se elegeu para presidência da República, por duas vezes consecutivas.
(__) No cenário internacional, os regimes socialistas desmoronavam, pondo em xeque as esquerdas em todo o mundo: o muro de Berlim caiu em 1989 e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi dissolvida em 1991. Desde o início dos anos 80, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos lideravam um processo de desregulamentação da economia, conhecido como neoliberalismo, adotado por vários países, entre eles o Brasil.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
XA - V – V – V
B - V – V – F
C - F – V – F
D - F – V – V


11 - Em 1985, tomou posse na Presidência da República do Brasil o político civil José Sarney, encerrando a fase do regime militar brasileiro, que havia começado com o golpe de 1964. Uma das primeiras tarefas do regime democrático recém-instalado foi elaborar uma nova Constituição. Depois de longos debates na Assembléia Nacional Constituinte, a nova Constituição é aprovada e promulgada em 1988. Sobre essa Constituição de 1988, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
X1 - Conhecida como Constituição-Cidadã, essa nova carta constitucional garantiu uma série de novos direitos aos trabalhadores, tais como: ampliação do direito de greve, jornada de trabalho de 44 horas semanais, décimo terceiro salário para aposentados, etc.
X2 - Com essa Constituição, instituiu-se uma descentralização política, administrativa e financeira, dando mais autonomia para Estados e municípios.
4 - Essa Constituição manteve o sistema de eleição indireta para Presidente da República. De acordo com esse sistema, o sucessor do Presidente José Sarney seria eleito, em 1989, por um colégio eleitoral composto por militares, senadores e deputados.
X8 - Essa Constituição já sofreu várias reformas desde sua promulgação. Uma delas, a reforma previdenciária, foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.
16 - Com ela se introduziu o regime republicano parlamentarista no Brasil, no qual o poder executivo de fato é exercido pelo Primeiro Ministro e não pelo Presidente da República.
SOMATÓRIA (_11____)

12 - Após implantar o Plano Real, Fernando Henrique Cardoso renunciou ao cargo de Ministro da Fazenda para candidatar-se a Presidente da República, nas eleições de 3 de outubro de 1994. Nessas eleições, concorreram, além de Fernando Henrique, pelo PSDB:Assinale as corretas.
XA - o presidente do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva;
B - Leonel Brizola, pelo PDT;
C - Esperidião Amin, pelo PPS;
D - Orestes Quércia, pelo PMDB;
E - Esperidião Amin, pelo PPR.


13 - Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) referente(s) a acontecimentos históricos relevantes ocorridos no Brasil nos primeiros anos do século XXI.
X1 - No Brasil, um cidadão nordestino e metalúrgico foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores, aliado a outros partidos, para ocupar o cargo de Presidente da República.
2 - Com a eleição de um presidente filiado ao Partido dos Trabalhadores, as mulheres passaram a ter seus salários equiparados aos dos homens quando no exercício da mesma profissão. E os estudantes negros passaram a ter o direito a cotas nas universidades públicas.
X4 - Os servidores públicos descontentes com a proposta de reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestaram publicamente o seu descontentamento.
X8 - Mesmo pertencendo aos quadros do Partido dos Trabalhadores Luiz Inácio Lula da Silva, já no exercício da presidência, não conseguiu impedir que as lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, descontentes com o ritmo da reforma agrária, promovessem invasões de propriedades rurais.
16 - Os trabalhadores, empresários e o movimento dos Trabalhadores Sem-Terra demonstraram publicamente seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evitando críticas, greves e invasões de propriedades rurais após sua posse.
SOMATÓRIA (_13____)

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial